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Sindirepa-SP e Sebrae-SP lançam cartilha para oficinas mecânicas


Cartilha, desenvolvida pelos órgãos citados, aponta desafios e oportunidades do negócio da reparação de veículos. Funciona como um guia prático para o futuro empreendedor no setor e para empresários que já estão no mercado

Por: Da Redação - 10 de agosto de 2015

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP“Reparação de veículos: um negócio promissor!” é o tema da cartilha que o  Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) acabou de lançar, em parceria com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).  “O setor de reparação mudou muito. Há 20 anos, não era necessário tanto investimento para abrir uma oficina. Hoje, o ponto de equilíbrio é elevado, olhos e ouvidos já não servem mais para identificar algum defeito no veículo”, afirmou AntonioFiola, presidente do Sindirepa-SP. Atualmente, é preciso ter acesso à tecnologia, equipamentos de última geração e equipe capacitada e bem treinada. Segundo Fiola, a cartilha é importante não só para quem está querendo entrar no negócio, mas também para aqueles que já estão no mercado, pois na publicação há alguns indicadores, entre eles, tíquete médio, despesas fixas, salário pago e número de carros reparados por mês e por dia por funcionário, verificando, assim, como está a produtividade na empresa, bem como seu desempenho em relação ao mercado. 

Durante o evento, Fiola também falou sobre o setor de colisão, que tem uma relação estreita com as seguradoras e que o trabalho é baseado nesse relacionamento. “Elaboramos uma cartilha para os reparadores que atuam com colisão, basta editarmos e imprimirmos”, disse Fiola, propondo nova parceria com o Sebrae-SP para este e, futuramente, outros estudos do setor de reparação de veículos. 

Paulo Arruda, gerente da unidade setorial do Sebrae-SP, disse que o estudo, realizado com o Sindirepa-SP, levantou as necessidades, os desafios e as oportunidades do negócio, já que a frota circulante de veículos não para de crescer, com consumidores cada vez mais diversificados. “A profissionalização é fundamental no negócio, com a integração de avançadas tecnologias”, ressaltou. Arruda disse também que o Sebrae-SP está à disposição para trabalhar com a entidade e elaborar novos projetos.