Notícias
Vídeos

O Fórum Oficina Brasil agora na palma da sua mão!


Criado no primeiro semestre de 2009, o Fórum do portal Oficina Brasil se tornou o ambiente preferido dos reparadores no mundo digital. Hoje reúne mais de 130 mil profissionais que trocam informações envolvendo problemas de difícil solução. Com o crescimento da utilização das plataformas móveis, foi desenvolvido um aplicativo que torna o acesso pelos smartphones 100% prático e intuitivo

Por: Da Redação - 07 de setembro de 2017

 

De acordo com relatórios de ferramentas de mensuração web, mais de 60% dos acessos no portal Oficina Brasil ocorrem via celulares inteligentes. Com essa mudança no comportamento dos usuários (inclusive reparadores) adaptamos nosso site a fim de facilitar a navegação.

Com o Fórum Oficina Brasil não foi diferente e a partir de agora (ainda em caráter experimental), os reparadores poderão acessar e utilizar o sistema por meio de um aplicativo que vai garantir uma navegabilidade 100% compatível com o objetivo e dinâmica da ferramenta.

“Nosso Fórum funciona como um banco de dados técnicos, onde os reparadores registram o passo a passo de problemas cuja solução exige mais conhecimento. Assim como acontece na enciclopédia colaborativa da internet, estes consertos ficam registrados e servem de riquíssima fonte de consulta cada vez que encontram uma pane complicada”, explica Daiane Alves, responsável pelo lançamento da nova ferramenta.

No dia a dia da operação do Fórum, observamos uma tendência à formação de grupos no aplicativo Whatsapp para troca de informações técnicas, porém, esta plataforma possui uma arquitetura de navegação e exibição dos registros, que acaba confundindo seus usuários quando a utilização é para troca de informação técnica em longas etapas, com a necessidade de anexar imagens, diagramas e principalmente o arquivamento para posterior busca e linha do tempo.

“Nosso aplicativo vai funcionar com o dinamismo e a velocidade semelhantes aos do Whatsapp, porém foi desenhado com a função específica de ser um Fórum de mecânica automotiva, no qual será possível realizar pesquisas por modelo, motorização, sistema, etc. Aliás, um dos maiores investimentos foi catalogar todos os 26 mil tópicos e 160 mil posts, que passarão a integrar o acervo da nova ferramenta”, esclarece Tiago Lins encarregado pelo desenvolvimento do aplicativo.

Trabalho minucioso

Não podemos deixar de fazer o registro de um importante investimento: 1.134 horas dedicadas à categorização de todos os tópicos do Fórum por montadoras e modelos de veículos, o que será um facilitador das pesquisas – trabalho que Thiago Luiz, técnico em mecânica automotiva e um dos responsáveis por acompanhar o desempenho do app – tem realizado com muita energia, esperando tornar o aplicativo uma ferramenta eficiente para os reparadores automotivos.

Só para reparadores profissionais

O mundo digital costuma “misturar as tribos”, criando um ambiente onde é difícil realizar uma eficiente segmentação de público, principalmente nos sites e mídias sociais.

Um exemplo disso é o próprio Facebook do Oficina Brasil que hoje reúne mais de 555 mil seguidores. Ocorre que no Brasil existem pouco mais de 300 mil reparadores profissionais dedicados à linha leve e comercial leve. Assim, é natural que as plataformas online misturem públicos o que, em muitos casos, desagradam os reparadores.

Neste sentido o Fórum Oficina Brasil (mesmo na versão desktop) é uma ferramenta de acesso limitado na qual só é permitida a participação de reparadores profissionais (após longo cadastro com prévia aprovação).

“Nosso sistema de cadastramento é muito rígido, e esta é uma exigência dos próprios usuários que não querem a presença de leigos ou curiosos no seu ambiente de trabalho”, explica Daiane e reforça ainda que apesar do Fórum operar com recursos próprios do Grupo Oficina Brasil, com investimentos de um montante considerável em tecnologia e profissionais especializados em sua manutenção técnica e moderação, os verdadeiros “donos” do espaço são seus usuários, que utilizam a ferramenta para o seu desenvolvimento profissional.

Por outro lado, para que seja garantido um ambiente 100% saudável e com foco exclusivamente em questões técnicas, as regras de acesso e utilização do Fórum são muito rígidas, “O Fórum é uma espaço democrático e de total liberdade, desde que os assuntos sejam 100% técnicos. Não há sentido algum que este espaço abrigue conteúdos não técnicos, que podem desvirtuar a missão “sagrada” deste espaço, que é promover, de forma colaborativa, a solução dos mais desafiadores problemas técnicos gerados pela mecânica moderna”, esclarece Antonio Gaspar, moderador do Fórum Oficina Brasil.

Gaspar ainda reforça que a eletrônica embarcada tem conferido uma complexidade tão grande ao desafio de reparo de panes de difícil solução que, quando há um problema, o desafio do reparador é imenso e aí a solidariedade da comunidade do Fórum, somada à experiência de todo o grupo, forma uma corrente de esclarecimento que acaba por resolver os problemas mais difíceis.

“Chega a ser emocionante acompanhar uma postagem desde o primeiro dia, relatando o problema, que é sempre complexo, depois é uma dica daqui, uma sugestão de teste dali e pronto! O carro está funcionado e o Fórum ganha mais um registro de um passo a passo vitorioso que fica arquivado e pode ser posteriormente acessado. Hoje já são 160 mil casos assim!”, comemora Gaspar.

Integração online e impresso

O conteúdo gerado de forma colaborativa no Fórum Oficina Brasil é tão rico que as informações (passo a passo de consertos) são replicadas tanto na versão impressa da mala-direta Oficina Brasil, que atinge 60 mil exemplares todos os meses, quanto na versão newsletter que é distribuída por e-mail para 130 mil assinantes.

“Nossa seção “Direto do Fórum” da mala direta Oficina Brasil é um exemplo de sucesso de um mecanismo de cross media, em que o papel ganha conteúdo gerado no meio online e que depois retoma ao ambiente online via nossa newsletter que impacta 130 mil assinantes via e-mail”, explica Gaspar.

Atualmente, este mecanismo de geração de conteúdo de forma cooperativa, e que ganha visibilidade em plataforma multicanal, é uma exclusividade do Grupo Oficina Brasil e que, comprovadamente, só envolve profissionais automotivos dedicados à mecânica. “Nossa preocupação no Grupo Oficina Brasil é criar mecanismos específicos para os reparadores e profissionais e nosso Fórum é um exemplo prático de que é possível segmentar com total segurança um público profissional, mesmo no volátil ambiente online. Afinal, o reparador é um público muito distinto e tem um papel único e especializado no processo de formação de demanda de autopeças e precisa ser tratado de forma exclusiva”, conclui Antonio Gaspar.

Saiba como acessar o aplicativo Fórum Oficina Brasil

Para acessar o aplicativo, siga o passo a passo e cadastra-se gratuitamente:

1º Se você ainda não é usuário do Fórum, acesse o portal Oficina Brasil para se cadastrar (www.oficinabrasil.com.br);

2º Na home do portal, acesse “Cadastro Fórum” em seguida, “Cadastro Premium” e preencha o formulário;

3º Suas informações serão validadas e um e-mail de confirmação será enviado;

4º Acesse o seu e-mail e clique no link de ativação de cadastro;

5º Pronto! Agora você pode baixar o aplicativo gratuitamente no Play Store ou Apple Store, em dispositivos com sistemas Android ou iOS;

6º No aplicativo, insira o e-mail e senha cadastrados no portal Oficina Brasil para acessar a ferramenta.

Em caso de dúvidas entre em contato com contato.forum@oficinabrasil.com.br.