Notícias
Vídeos

KS Kolbenschmidt iniciará produção de pistões de aço


A utilização de pistões de aço nos carros é uma tendência no desenvolvimento de motores, especialmente no segmento de mercado de primeira linha

Por: Da Redação - 20 de fevereiro de 2017

Pistões serão produzidos em 2019A KS Kolbenschmidt, marca mundial no fornecimento de peças de motor que faz parte da divisão Rheinmetall Automotive AG (anteriormente KSPG AG), deve produzir a partir de 2019 pistões de aço em sua unidade na Republica Tcheca, em Ústi nad Labem, para nova geração de motores diesel 6 cilindros. A operação destinada ao segmento OEM Premium envolve valor agregado de mais de 45 milhões de euros e um período de seis anos, sendo o primeiro projeto desta montadora com pistões de aço que oferecem mais economia de combustível e redução de CO2.

A utilização de pistões de aço nos carros é uma tendência no desenvolvimento de motores, especialmente no segmento de mercado de primeira linha. São menores do que modelos de alumínio e com superfície da saia do pistão menor combinada com biela mais longa, o que reduz a fricção durante o funcionamento do motor. O resultado é uma redução de mais de 4% no consumo de combustível e o correspondente em redução de CO2.   Isto se aplica a motores com moderada ou alta densidade e picos de pressão. Desde 2014 a KS Kolbenschmidt tem fornecido pistões de aço com produção em grande escala para outro fabricante premium.

O aço é muito mais forte que alumínio, o que permite aproximadamente 30% de redução geral no peso deste pistão se comparado ao pistão de alumínio. A reduzida condutividade térmica do aço significa maior temperatura da superfície do pistão, resultando em uma combustão mais eficiente e consequente redução de CO2.