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Delphi aumenta portfolio de bobinas

Por: Da redação - 14 de novembro de 2015

Delphi aumenta portfolio de bobinas

Aplicados em qualquer veículo

As novas bobinas possuem a mesma tecnologia aplicada nas bobinas plásticas atuais, porém com uma melhor potência, maior resistência à variação de temperatura, melhor isolação elétrica e maior disponibilidade de centelha, melhorando assim a queima de combustível na câmara de combustão.

Os códigos referentes aos novos produtos são GN10650, GN10651, GN10652 e GN10653. A bobina de ignição é o coração do sistema de ignição automotivo. Trata-se de um transformador que eleva a baixa voltagem da bateria para a alta voltagem necessária para a combustão perfeita.

A Delphi recomenda a correta manutenção dos veículos e inspeção em todo o sistema de ignição, inclusive das bobinas, cabos de vela, quando aplicáveis, e nas velas de ignição em todas as manutenções, sejam preventivas ou corretivas. Este cuidado pode garantir o correto funcionamento do veículo, além de economizar combustível.

Dayco celebra 15 anos de atuação no Brasil oferecendo produtos para a reposição

A Dayco é uma empresa global e tem 110 anos de existência

No último dia primeiro de outubro a Dayco comemorou 15 anos de atuação no Brasil e compartilhou com seus colaboradores, fornecedores e clientes, seu desenvolvimento no país.

A Dayco vem construindo uma trajetória baseada nos mais altos níveis de tecnologia, na qualidade de seus produtos, na excelência em atendimento e atuação sustentável, respeitando o meio ambiente e a sociedade, e rapidamente tornou-se líder de mercado em correias na reposição.

Com a aquisição da Nytron, em 2013 a empresa também passou a ser líder em tensionadores. Atualmente a Dayco conta com mais de 500 colaboradores na América do Sul, distribuídos nas unidades de São Paulo (SP), Itapira (SP), Contagem (MG) e em Córdoba na Argentina, alinhados e com objetivos claros de ser o parceiro preferido de todo o segmento.

“Para a Dayco é fundamental percebermos o trabalho que estamos realizando, através do reconhecimento vindo dos nossos clientes. Queremos constantemente estreitar essa parceria para pensarmos juntos em produtos que gerem valor e possam oferecer soluções cada vez mais completas”. diz João Ramon, Presidente para a América do Sul.

Furacão inaugura mais duas filiais 

A Distribuidora de Autopeças Furacão inaugurou duas novas filiais no estado de São Paulo, uma sendo na Zona Sul da cidade de São Paulo e outra no interior, em Bauru.

No mercado há mais de 26 anos, a distribuidora Furacão fornece mais de 25 mil itens de diversas marcas. Das fabricantes com produtos disponíveis pela distribuidora há marcas  importantes do mercado nacional e internacional.

Uma das líderes no estado de São Paulo, as novas filiais chegam com o propósito de proporcionar um melhor atendimento e rapidez na entrega aos clientes dessas regiões.  

A nova filial da Zona Sul irá permitir um atendimento muito melhor da região sul da cidade de São Paulo e respectivas cidades limites da grande São Paulo.

A abertura da filial de Bauru vai iniciar ação de depósitos menores para o dia a dia dos clientes nas principais cidades do interior de São Paulo.

As duas unidades inauguradas estão localizadas na Rua Augusto Ferreira de Moraes, nº 237 – Socorro SP; e Rua Galvão de Castro, nº 9-40 – Bauru.

A Furacão assegura seu bom atendimento, com preços competitivos e rapidez nas entregas.

Entre em contato pelos telefones. O de televendas é o 0300 788 8115. Já os atendimentos localizados na Zona Sul de São Paulo são: SAC (11) 2199-8831; e em Bauru: SAC (14) 3878-5328.

Peça Peças na Web oferece rapidez e disponibilidade para o reparador

Disponibilidade imediata em peças para aplicações menos populares é a proposta do portal PeçaPeçasnaWeb para atender as necessidades dos reparadores em todo o Brasil, que encontram produtos das marcas líderes de mercado em arrefecimento, elétrica, filtros, iluminação automotiva, mecânica, injeção eletrônica, lubrificantes e acessórios. E tudo isso a preços competitivos e promoções.

“Entendemos que o reparador não pode perder muito tempo para encontrar aquelas peças mais difíceis, pois embreagem do Fiat Palio e pastilha do Volkswagen Gol, por exemplo, todo mundo têm. O que nós oferecemos é o pacote completo das marcas com que trabalhamos” afirma Gilberto Rigonatti, analista de produtos do portal PeçaPeçasnaWeb.

E Rigonatti ainda traz mais uma novidade importante do portal: “nos meses de novembro, dezembro e janeiro os leitores do Jornal Oficina Brasil ainda terão um desconto adicional em seus pedidos: 10% para toda a gama de produtos do Peça Peças na Web, bastando usar o código promocional “OFICINABRASIL” (escrito com as duas palavras sem espaço) na hora de fechar o pedido. O que queremos é facilitar o dia-a-dia do reparador, unindo a agilidade da Internet com a disponibilidade de estoque de produtos de primeira linha”.

HR-V é o veículo da marca japonesa mais vendido do Brasil

O preço do HR-V varia de R$ 73.700 a R$ 92.900

Sete meses após o seu lançamento no mercado nacional, o Honda HR-V se consolida como o líder de vendas da Honda Automóveis no País.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o modelo registrou 33.183 unidades vendidas e conquistou a liderança entre os demais modelos comercializados pela marca. Líder nacional também da sua categoria, o Honda HR-V, lançado em 20 de março deste ano, foi concebido para exceder as novas demandas dos consumidores com a integração de sofisticação, performance, tecnologia, versatilidade e robustez, reunindo os pontos fortes de carros de diversos segmentos.

O utilitário esportivo possui motor 1.8, o mesmo utilizado no sedã Civic, com 139 cv com gasolina e 140 cv quando abastecido com etanol. O torque é 17,3 com gasolina e 17,4 com combustível derivado de cana.

O veículo é vendido em três versões, mas com quatro configurações distintas: LX (entrada) por R$ 73.700 com câmbio manual e LX automática por R$ 79.700. Há também a intermediária EX (R$ 84.700) e a top EXL (R$ 92.900).

Vendas de veículos seminovos estão estáveis

A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – FENAUTO – publicou seu relatório mensal com a movimentação do comércio de veículos seminovos e usados no mês de setembro de 2015.  

As vendas permaneceram praticamente no mesmo patamar, apresentando ligeiro crescimento, com um resultado de 1.169.368 veículos comercializados em agosto de 2015, contra 1.169.901 em setembro de 2015. 

No total acumulado entre os meses de janeiro a setembro, comparando os anos 2014e 2015, houve, mesmo com a crise que o país enfrenta, um resultado positivo de 2,8%.

Contudo, o comparativo entre setembro de 2014 e setembro de 2015 apresentou um resultado negativo de 6,4%.

Novamente o segmento de seminovos com até três anos de uso foi o que mais se destacou entre os modelos preferidos pelo consumidor.

Ilídio dos Santos, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, recomenda uma postura de cautela na análise dos resultados, pois “apesar de se apresentarem estáveis neste momento, o cenário da economia brasileira ainda não permite uma previsão mais segura do desempenho futuro do mercado.”

Resta esperar até o final do ano para descobrirmos quem ficou em vantagem em 2015, se foram os novos ou seminovos.

Magneti Marelli anuncia novos códigos de bandejas de suspensão e bieletas para o aftermarket

A empresa também possui uma série de outros produtos voltados ao sistema de amotecedores automotivo da Cofap, como pivôs, molas e coxins

A Magneti Marelli Cofap Autopeças, unidade de negócios do grupo Magneti Marelli focada na reposição de autopeças e também a segunda maior empresa do segmento no mercado nacional, anuncia o lançamento de novos códigos para bandejas de suspensão, ou braços oscilantes, para o sedã médio da Volkswagen, o Jetta.

O componente, que tem em seu conjunto mola e amortecedor, é um dos itens fundamentais da suspensão, sistema extremamente importante para a segurança. Ele tem a função de ligar a roda ao chassi do veículo, mantendo o correto posicionamento das demais peças nos diversos movimentos aos quais o sistema de suspensão é submetido, garantindo o seu alinhamento.

As bandejas, por sua vez,  são utilizadas aos pares, geralmente com um código para cada lado, e devem ser imediatamente substituídas quando apresentarem uma ou mais dessas avarias: empenamento, trincas, folga no pivô (quando este não puder ser substituído) e deformação ou folgas nas buchas ou seu alojamento.

Além das bandejas do Volkswagen Jetta, a Magneti Marelli Cofap Autopeças disponibiliza também as bieletas para os modelos Hyundai HB20, Toyota Camry, Renault Master, Honda Fit e City, Ford Ranger, Fusion e Edge, Chevrolet S-10 e Trailblazer, Fiat Freemont e Dodge Journey.

As bieletas são responsáveis pela conexão entre as extremidades da barra estabilizadora e as bandejas ou amortecedores, dependendo do veículo, e sua principal função é transmitir os movimentos da suspensão para a barra estabilizadora, principalmente em curvas, restringindo a inclinação da carroceria e proporcionando maior conforto e segurança na condução do veículo.

Também aplicadas em cada lado da suspensão, devem ser imediatamente substituídas quando apresentarem folga nas fixações ou deformações na haste.

A Magnetti Marelli e sua divisão de negócios para os reparadores independentes conta também com uma série de outros produtos destinados ao sistema de suspensão automotiva, como os amortecedores Cofap, pivôs, molas, buchas e coxins.

Carro organizador com 8 gavetas da Tramontina

Oficinas mecânicas ganham um novo aliado na hora de organizar os espaços: o carro de oito gavetas da Tramontina PRO. Com mais de 2 metros quadrados de área para armazenamento, o lançamento chega para tornar a linha de carros organizadores ainda mais completa. A marca também ampliou as opções de cores: além de laranja, o produto está disponível em vermelho, cinza e azul. 

A linha ainda reúne modelos fechados, abertos e porta cones. Todas as versões possuem estrutura com paredes reforçadas, puxadores ergonômicos, rodas de borracha e sistema especial de travamento de gavetas, o que proporciona mais segurança com o carro parado ou em movimento. Outra facilidade está nas corrediças telescópicas, que permitem a abertura total das gavetas, facilitando o acesso às peças.

Em www.tramontina.com/pro, é possível consultar as opções de organizadores personalizados.

Novo pneu Michelin X Works Z proporciona rendimento até 15% maior na primeira vida

Pneu tem diversas medidas

Para transporte rodoviário de carga e passageiro em uso misto. Média maior foi obtida em comparação ao antecessor com medidas 275/80 de raio de 22,5 polegadas XZY-2

Como contribuir para a redução do custo operacional do transporte? Para responder a esta questão, a Michelin lança o pneu 275/80 R22,5 X Works Z, que contribui para uma operação mais segura e rentável do para quem trabalha com veículos de carga. 

O lançamento é a mais avançada geração de pneus da Michelin, destinado ao uso misto, em trajetos de asfalto, pedra, lama ou terra, no transporte de carga viva e passageiro, coleta de lixo, infraestrutura e construção civil. 

O Michelin X Works Z apresenta desenho da banda  de rodagem mais robusto e composto de borracha de alta  performance, com uma área otimizada de contato com o solo. Estas características resultam em um pneu com um desgaste mais regular da banda de rodagem, que proporciona excelente rendimento quilométrico de 1ª vida em até 15%, e uma carcaça mais resistente, que permite maior recapabilidade e maior rendimento quilométrico da vida total do pneu em até 5%. em relação ao seu antecessor 275/80 R22,5 XZY-2 

“O Michelin X Works Z nasceu da necessidade evidenciada por nossos clientes que buscam constantemente reduzir seu custo operacional. Nosso objetivo é oferecer um pneu misto robusto para uma utilização contínua, já que a parada do veículo leva a perda de produtividade e rentabilidade, além da insatisfação dos usuários”, explica Feliciano Almeida, Diretor de Marketing e Vendas de pneus de ônibus e caminhão da Michelin para América do Sul. 

Segundo o executivo, “como o pneu é um dos três maiores custos de um transportador, torna-se fundamental, para o ganho de produtividade, utilizar todo o seu potencial. Para tanto, a Michelin oferece aos consumidores tecnologias que proporcionam melhorias na resistência e durabilidade da carcaça, que é, para nós, o coração do pneu”. 

O novo pneu conta com um conjunto de tecnologias chamado Michelin X Coretm. Nele, estão incluídos: 

• Novo composto interno de borracha que oferece maior resistência a choque, perfuração e infiltração à carcaça do pneu sem câmara Michelin, proporcionando uma velocidade de propagação da fissura 5 vezes menor. Como resultado, em caso de perfuração do pneu, é possível repará-lo antes da sua perda prematura por oxidação dos cabos.   

• Redução da distância entre os cabos que aumenta a resistência a choques, reduzindo a morte prematura dos pneus por choques e perfurações. 

• Mais economia: redução dos gastos com pneu com maior quilometragem de até +15%* em 1ª vida e maior recapabilidade, que permite a utilização do potencial total da carcaça; 

• Mais segurança: melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo, proporcionando mais segurança para a carga e o passageiro, graças à maior aderência em pisos secos e molhados; 

• Mais resistência: menor necessidade de reparações e maior recapabilidade do pneu, devido a maior proteção contra agressões na banda de rodagem, menor retenção de pedras e maior resistência a choques e perfurações. 

 “Além de todos os benefícios proporcionados pelo novo pneu, a Michelin possui uma rede de revendedores com uma equipe especializada que contribui para a obtenção de melhores resultados na operação, trazendo uma solução completa com pneus, recapagem e serviços. O cliente pode contar com o suporte técnico da equipe Michelin presente em todo o país”, explica Feliciano Almeida.

Novo composto é mais resistente

Encontro de líderes da Reparação Automotiva do Estado de São Paulo



No dia 17 de outubro aconteceu o primeiro encontro com os principais nomes do setor independente, organizado pelo Sebrae em parceria com o Senai

O encontro aconteceu na Escola Senai Mariano Ferraz (Vila Leopoldina) e contou com líderes de grupos, associações e núcleos do estado de São Paulo, com a presença da Equipe do Sebrae, a Sra. Roberta Sodre, o Sr. Ronito Reis e o Sr. José Carlos, e mais de 40 empresários da reparação automotiva do Estado.

O objetivo deste encontro foi de mapear e conhecer as ações feitas em São Paulo, para que novos projetos sejam compartilhados e se tornem mais eficazes, já pensando a nível nacional com uma possível união com outros núcleos oficiais já existentes. A equipe coordenadora apresentou uma palestras e visitação à área automotiva da Escola. Cada líder de grupo pode falar e compartilhar sobre as suas experiências nos seguintes contextos:

-Melhores práticas;

-Necessidades e expectativas do setor;

-Troca de contatos.

Estiveram presentes caravanas de Campinas, Araraquara, Botucatu, São Bernardo, Itapevi, Taboão da Serra, Indaiatuba, Caieiras e da capital. Participaram do evento as empresas Auto Mecânica Conceição, Auto Mais Mecânica, Almeida Racing, Só Freios, Centro Automotivo Mazzaropi, Prime, Bosch OAC, Luizinho, Takushi, Doctor American Car, Auto Mecânica Araujo, Peghasus, Ronito e Roberta Car, A.M Scopino, Dracena Auto Center, AESA, RBS Automobilística, Megacar Auto Elétrico, Sofisticar, Braga Peças, Armap Centro Automotivo, Auto Eletrico Benê, Arvar, Auto Company, Nipobrasileiro e o Sebrae-SP.

No evento ocorreu uma apresentação com o tema “Intangível” com o palestrante Scopino, vice-presidente do Sindirepa-SP, que também respondeu a dúvidas sobre o próprio Sindicato.

O evento teve o apoio da MTE-Thomson, representada pelo sr. João Alberto Torres; Senai Leopoldina e Sebrae-SP. O próximo Encontro já tem previsão para ocorrer em meados de fevereiro de 2016, junto com a Feira do Empreendedor.

Novidades KOLBENSCHMIDT (KS) para os segmentos da linha leve e pesada

A KS disponibilizou novos produtos para o mercado de reposição na linha de anéis de segmento, bronzinas de mancal, buchas, camisas e pistão com anel, que atendem montadoras como Mercedes-Benz, Perkins, Volkswagen e Hyundai. 

Na linha pesada, os lançamentos são de anéis de segmento para a Mercedes-Benz aplicados nos compressores OM904, OM906, OM457, bronzina de mancal para o motor OM 457 Euro 5 utilizado nos modelos Axor 2036, 2041, 2536, 2541, 2544, 2641, 2644, 3341, 3344, 4141, 4144 e onibus chassi 0500, 2836, 3736, 1836, 2436, 2441 e 2741 produzidos a partir de 2012, além de bucha do eixo de freio aplicada nos motores Perkins para todos modelos Massey Ferguson.

Para a Volkswagen, o lançamento é na linha de camisas, para aplicação  no motor a gasolina EA111 1.0L 8V produzidos entre 1994 a 2005, 1.0L 8V flex do Fox e Gol (2004 a 2014), 1.0L 8V álcool utilizado no Gol (2002 a 2005) e no motor AT 1.0L16V gasolina de 1994 a 2005 dos modelos Fox, Gol e Parati, além do motor RSH 1.0L 16V gasolina do Gol, Parati e Polo.

Na linha de pistão com anel, os lançamentos atendem a montadora Hyundai para os modelos HR, H100 e H1 fabricados entre os anos de 1994 a 2011 com motor 2.5L diesel.

Os produtos da marca KOLBENSCHMIDT (KS), Pierburg e B.F são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motorservice Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

Magneti Marelli fornece componentes para a Oroch

A Magneti Marelli marca presença em um dos modelos mais aguardados do ano, o Renault Oroch.

Um dos destaques são os faróis, responsáveis pelo visual do carro e que aliam design moderno e tecnologia de ponta, graças ao know how Magneti Marelli, um dos líderes mundiais em tecnologias de iluminação automotiva.

O Oroch é equipado também com os amortecedores dianteiros e traseiros desenvolvidos e produzidos pela Magneti Marelli com a marca Cofap, reconhecidamente a mais confiável do mercado, que proporcionam uma condução segura e confortável nas mais variadas condições de piso, garantia da tecnologia que tem sido desenvolvida para a indústria automotiva brasileira há mais de 50 anos.

Completando a gama de produtos para o Renault Oroch, a Magneti Marelli fornece o conjunto de abafadores desenvolvidos e produzidos pela unidade Sistemas de Exaustão, garantindo os níveis estabelecidos na legislação para emissão de gases e também de ruídos, proporcionando maior conforto acústico aos passageiros.

NGK verifica presença de ferro em combustível comercializado em pelo menos cinco estados

Velas vermelhas

A NGK constatou a presença de óxido de ferro na ponta ignífera das velas de ignição de veículos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

Após análise, foi confirmada que a origem do contaminante avermelhado é do combustível, que, quando acumulado no componente, causa falhas de ignição e perda de potência. Também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo os equipamentos. Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado.

Por meio de pesquisas, a multinacional japonesa constatou que pouco tempo após o início da utilização, as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos, causando dificuldades de partida, falhas de funcionamento em médias e altas rotações, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo de combustível.De acordo com a NGK, durante análise visual de peças também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over.

Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reduzindo a eficiência na queima do combustível. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens. “Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, o Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Segundo a fabricante, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. Nestes casos, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante.

O resultado desta análise reforça a utilização das velas de ignição como meio de diagnóstico de falhas e perda de rendimento do motor do veículo. O fato foi confirmado pela análise contratada pela empresa junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a Falcão Bauer.

Reparador: saiba como distinguir o produto original do falsificado

A ContiTech, marca ligada ao Grupo Continental, orienta varejistas, reparadores e todos os profissionais ligados direta ou indiretamente à comercialização de correias automotivas, sobre o crescente número de ocorrências envolvendo produtos falsificados.

A ContiTech fornece correias para praticamente todas as marcas e modelos de automóveis comercializados no país e, de acordo com a área técnica da empresa, os produtos falsificados representam um grave risco à segurança do consumidor.  

A correia dentada, por exemplo, atua no acionamento do sistema de sincronismo do virabrequim com o comando de válvulas do motor. Há toda uma avançada tecnologia aplicada na peça original, que permite à correia cumprir a sua função nas situações extremas de uso do motor. O produto falsificado não atende aos elevados padrões estabelecidos pelos fabricantes de veículos e a sua quebra, com o carro em movimento, implica em um enorme risco de acidente. Mesmo com pouco tempo de uso, as correias falsas já apresentam trincas.

Além de comprometer a segurança, o produto falsificado é certeza de prejuízo. Sua quebra compromete o funcionamento do motor, podendo chegar a empenar as válvulas, tornando necessária a retifica do cabeçote, um serviço que para um carro popular está cotado em mais de R$ 1.000,00. Isso quando não ocorre a quebra dos pistões, obrigando uma retífica completa do motor e elevando o valor do reparo em pelo menos mais quatro vezes.

A área técnica da ContiTech relaciona alguns cuidados para evitar a aquisição de correias dentadas falsificadas.

A embalagem: as correias dentadas ContiTech são embaladas em caixas lacradas com o padrão ContiTech. Assim, as correias dentadas embaladas em caixa branca, sacos plásticos e/ou embalagens não lacradas devem ser recusadas.

Atenção à etiqueta da embalagem: na etiqueta da embalagem consta a data em que a correia foi embalada. Compare a data da embalagem com a data de fabricação da correia, conforme gravação na parte externa (costas) da correia dentada. Suspeite caso haja uma diferença muito grande entre elas. Já foram registados casos de até dois anos de diferença entre as datas.

Verifique osdetalhes na parte interna das correias: as produzidas pela ContiTech têm aspecto áspero na parte externa (costas) da correia dentada, ao contrário do produto falsificado, que é liso.

As gravações na parte externa do produto original são feitas através de um adesivo aplicado a uma temperatura elevada. Esse processo é substituído no produto falsificado por um carimbo cuja marca em muitos casos apresenta vazamento de tinta e desaparece a uma simples raspada de unha.

Atenção à numeração única do lote (Correias “Made in Brazil”): cada correia dentada ContiTech possui um número de lote sequencial específico, que não se repete de uma correia para outra. Já o produto falsificado apresenta sempre a mesma numeração.

Godzilla invade o Brasil: Nissan confirma a chegada oficial do esportivo GT-R ao país em 2016

 

O cupê obteve a volta mais rápida no circuito de Nürburgring, realizada em 7 minutos 08 segundos em 2013, se tornando o veículo de produção em série mais rápido que já passou pela pista alemã 

Em oito décadas de existência, a Nissan firmou-se como uma das fabricantes líderes da indústria automobilística em inovação, tecnologia e desempenho de seus produtos. Um dos veículos da sua linha que resume bem isso é o Nissan GT-R, um dos superesportivos mais cultuados do mundo e que encantou os brasileiros quando foi exibido no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no fim de 2014. Agora, o esportivo japonês poderá ser visto também nas ruas do país.

“Somos uma das mais inovadoras marcas de automóveis do mundo e queremos levar sempre para os brasileiros o que temos de melhor. Por isso, confirmamos que o nosso maior ícone e o mais rápido carro de produção em série do mundo, o Nissan GT-R, chegará oficialmente ao Brasil em 2016”, anunciou José Luis Valls, Chairman da Nissan América Latina.

Ícone da indústria automobilística mundial, o Nissan GT-R é fabricado exclusivamente na unidade da Nissan de Tochigi (Japão), com produção limitada a mil unidades por mês. Seu motor V6 3.8 biturbo, com 552 cv de potência, é produzido artesanalmente na fábrica de Yokohama (Japão), em uma sala especial livre de poeira, em processo semelhante à construção de um propulsor de competição feito para a Nismo, a divisão de motorsports da Nissan. Cada unidade recebe uma placa personalizada com o nome do engenheiro responsável por sua produção, conhecido como “Takumi” (mestre artesão, em japonês).

“Para criar uma lenda, nos baseamos em uma experiência completa de condução. Como a sigla GT sugere, um dos objetivos nesse processo de criação é oferecer uma condução excitante, mas também confortável, não importando quais as condições do pavimento ou do clima. Ao mesmo tempo o ‘R’ do sobrenome refere-se a outros objetivos, como entregar um desempenho excepcional e elevado, inspirado em um bólido de competição”, explica Hiroshi Tamura, Chefe de Produto Especialista no GT-R.

Desenvolvida especialmente para o Nissan GT-R, a plataforma Premium Midship – com carroceria monobloco – permite o uso de eixo transversal independente na traseira para a tração integral, sistema batizado pela Nissan de Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain (ATTESA). Com ele, a transmissão, a caixa de transferência e a final ficam todas na traseira do veículo, dispensando o uso dos tradicionais eixos de torção. Isso permite à suspensão operar de forma independente e tornar ainda mais eficiente a aderência dos pneus. E o torque pode ser passado totalmente para traseira ou dividido 50% em cada eixo, dependendo dos dados da velocidade, aceleração lateral, deslizamento dos pneus, da superfície da estrada e da curva a ser feita.

Informações sobre o pacote de equipamentos que será disponível no Brasil e preços serão anunciadas em breve.

LENDA QUE NASCEU NOS ANOS 1960

A primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi para batizar a versão de alta performance do sedã Skyline, em fevereiro de 1969. Os engenheiros da Nissan decidiram colocar um motor de alta performance em um modelo da linha – um 2 litros de seis cilindros e 24 válvulas, que desenvolvia 160 cavalos de potência e entregava 18 kgfm de torque – e criaram o Skyline GT2000. Esse propulsor era muito parecido com o GR8 que equipava o R380, carro de competição produzido pela Prince, empresa adquirida pela Nissan nos anos 1960 e que produzia o Skyline.

Depois surgiu o Skyline GT-R, que ficou famoso por atingir 200 km/h de velocidade máxima, performance que colaborou para que se tornasse uma lenda, com mais de 50 vitórias em provas de automobilismo em dois anos e dez meses, feito marcante para a história das corridas no Japão. Por conta disso, dizia-se na época que o “único rival do Skyline era o Skyline”.

Após 16 anos de hiato, o nome GT-R ressurgiu em 1989 na oitava geração do Skyline (R32). Equipado com um motor de 2,6 litros de seis cilindros e 280 cavalos de potência, contava com tração integral controlada eletronicamente e conversor de torque, além de suspensão multibraços nas quatro rodas. Um dos feitos nessa fase foi não ter perdido uma única prova disputada em campeonatos japoneses.

Apesar de não carregar mais o nome Skyline, e ser um modelo totalmente novo, o Nissan GT-R traz forte herança de seu predecessor ao manter características como tração integral, motor biturbo e a assinatura de design: as lanternas redondas, mantidas a pedido do CEO da Nissan, Carlos Ghosn, o principal responsável pelo surgimento dessa geração. O propulsor (VR38) ainda tem seis cilindros, só que agora é em V. Outra característica do superesportivo é o apelido ‘Godzilla’, dado pela imprensa por conta de sua força fora do comum e origem japonesa. 

BMW aposta na tecnologia que a Shell aplica nos lubrificantes para veículos

 Carro do brasileiro Augusto Farfus

O piloto brasileiro Augusto Farfus disputou, no último dia 16, a final da temporada 2015 da DTM  (Deustsche Tourenwagen Meisterschaft - Campeonato Alemão de Carros de Turismo) em Hockenheim, na Alemanha, e contou com a avançada tecnologia do lubrificante Shell Helix Ultra no motor de seu BMW M4 DTM. Produzido a partir do gás natural, o lubrificante é uma peça-chave para o desempenho do veículo, contribuindo em muito com a sua performance na última fase da competição, que durou até domingo (18). 

Infelizmente o brasileiro não levou o título para casa, mas a BMW foi a equipe campeã na categoria Construtores. Isso pode ser explicado por conta da tecnologia empregada em seus motores.

As quatro equipes da alemã BMW utilizam os lubrificantes Shell, parceira da montadora no automobilismo. A tecnologia usada nesses produtos é a mesma aplicada nos lubrificantes que são comercializados para veículos comuns ao redor do mundo. As pistas de corrida servem como campo de testes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento desses óleos que estão cada vez mais potentes e que são oferecidos para os consumidores. 

“É ótimo trabalhar com o s produtos da Shell, principalmente o Shell Helix Ultra, não apenas testando o óleo nas condições extremas das pistas, mas também levando esses aprendizados para orientar o desenvolvimento de lubrificantes para os motoristas do dia a dia”, conta Augusto Farfus, que conquistou a 14ª posição na etapa de Hockenheim, na final do campeonato em outubro. O campeão da temporada foi Pascal Werhlein, que chegou na 20ª posição na última etapa, com seu Mercedes HWA. 

O lubrificante Shell Helix Ultra com a Tecnologia PurePlus é 100% sintético e produzido a partir do gás natural. A equipe BMW Motorsport conta com uma versão exclusiva para as competições, mas a fórmula é a mesma dos produtos disponíveis para todos os consumidores, assim como seus benefícios, como uma limpeza superior do motor, garantindo uma melhor performance. 

A Shell ainda é responsável por produzir os lubrificantes originais das marcas BMW e MINI, todos com a tecnologia Shell PurePlus em sua fórmula.

Audi homenageia Senna

A Audi do Brasil e o renomado muralista paulistano Eduardo Kobra prepararam uma homenagem para a cidade de São Paulo: um painel com a imagem de Ayrton Senna, que foi inaugurado no dia 10 de novembro, na mesma semana em que acontece o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, categoria na qual se consagrou tricampeão mundial. O piloto, considerado uma lenda do automobilismo, foi o responsável por trazer a marca alemã ao mercado brasileiro, em 1993.

Em um painel de 41 metros de altura por 17,5 metros de largura, Kobra, um dos pioneiros da arte de rua na capital, realiza a gigantesca obra, um close expressivo do olhar do ídolo em cores vibrantes e com modernas grafias.

Além do painel, o artista pintou ainda o primeiro A3 Sedan fabricado no Brasil com grafismos que também homenageiam o piloto. O veículo ficará exposto no Audi Lounge, localizado na rua Oscar Freire, durante a inauguração e será exposto por todo o país em eventos e ações de marketing da marca. Posteriormente, o carro será leiloado e a renda será revertida para o Instituto Ayrton Senna.

O mural, que vai demorar pouco mais de duas semanas para ser finalizado, enfeitará um prédio residencial em uma das regiões mais emblemáticas da cidade de São Paulo, no cruzamento entre as avenidas Paulista e Consolação. Kobra e sua equipe trabalham no local diariamente, das 8h às 19h, para que a obra seja concluída no prazo.