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Nissan March 1.0 12V tem sotaque nipo-brasileiro e um novo motor flex de 3 cilindros


Reparadores afirmam que o compacto da Nissan, além de ter uma mecânica simples e de qualidade, passa a impressãode muita robustez, típica dos veículos japoneses

Por: Da Redação - 10 de agosto de 2015

Novo Nissan March 1.0 12V produzido no Brasil

Na virada do milênio, a Nissan, uma das mais tradicionais montadoras do Japão, enfrentava uma grave crise, apontada por muitos especialistas como irreversível. E em 1999, coube então a um executivo brasileiro, Carlos Ghosn, CEO da recém-formada aliança Renault-Nissan, assumir o comando e capitanear uma das mais espetaculares reações já vistas na indústria automobilística. Desde então, a Nissan voltou para o jogo e continua firme neste competitivo mercado.

Em 2014, foi inaugurada a planta industrial brasileira da Nissan, localizada em Resende RJ, com capacidade produtiva para até 200 mil veículos e motores por ano. O compacto March é o primeiro modelo produzido em suas linhas de montagem, e já é comercializado no país desde o final do primeiro trimestre deste ano. O March 1.0 12V nipo-brasileiro vem equipado com o novo motor de três cilindros, abandonando o antigo motor 1.0 16v Renault.

Gerson Oliveira da Gigios Bosch Service / Washington da Trust-X Car / Robson da Mecânica Madri

Os reparadores que participaram desta avaliação foram: Gerson Oliveira, da oficina mecânica Gigios Bosch Service; Washington Innocente da Trust-x Car e Robson, da Mecânica Madrii.

MOTOR E TRANSMISSÃO

Gerson diz “O motor de apenas três cilindros, tendência no futuro próximo, apresenta um bom espaço para manutenção, além disso ele parece vibrar muito menos que o concorrente VW Up!, e isso deve ser por causa do coxim superior do motor, que é hidráulico e absorve muito bem as vibrações”.

Em relação à revisão básica como troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor e filtro de combustível, possui acessos muito fáceis. “Reparem que o filtro de combustível possui todo um cuidado de uma carenagem de ferro que ajuda a proteger contra possíveis pedras ou objetos que possam danificá-lo”, cita Gerson.

Já a injeção eletrônica possui o moderno sistema de partida a frio sem tanquinho, que são velas aquecedoras em cada bico injetor, que aquecem o combustível quando necessário. “Esse sistema é muito mais eficiente e diminui o problema de envelhecimento da gasolina no tanquinho e a manutenção preventiva necessária” afirma Gerson.

Coxim hidráulico superior do motor absorve bem as vibrações / Filtro de combustível bem protegido / Injetores com aquecimento dispensam o velho tanquinho da partida a frio

Trocas de velas de ignição e limpeza dos bicos injetores são mais complexas devido à localização do coletor de admissão. Gerson comenta “Limpeza dos bicos injetores e troca de velas de ignição estão aumentando cada vez mais o prazo para realizar a troca destes componentes. Poucas vezes durante a vida útil do veículo será necessário a retirada do coletor para este tipo de serviço”.

No geral, sistema de correia Poly-V e sistema de arrefecimento possuem fácil acesso. O espaço para a retirada e instalação da transmissão é bem amplo. O destaque fica para os bujões de escoamento de abastecimento do óleo da transmissão e o atuador da embreagem hidráulico interno “É necessário ter muito cuidado com a sangria do sistema hidráulico do atuador de embreagem durante a troca desta, eu procuro trocar sempre o atuador de embreagem para evitar a dupla mão de obra.” Recomenda Gerson.

Manutenção de velas e injetores exige retirada do coletor de admissão / Acesso geral aos componentes é facilitado pelo amplo espaço

Segundo Washington, “O posicionamento do motor e da transmissão é bom, o que facilita a manutenção evitando um trabalho muito grande para mover os componentes para chegar ao problema. O acesso ao filtro de ar do carro é simples facilitando e muito a troca do componente. Um problema é a posição do coletor do veículo, que fica na frente da vela do primeiro cilindro do carro, o que atrapalha a troca da vela do veículo, para fazer uma troca de vela é necessário tirar o coletor e por ser uma peça plástica pode ter avarias na remoção se o mecânico não tomar cuidado na hora de retirar. O coletor também atrapalha na limpeza dos bicos injetores”.

Troca do filtro de ar é simples e rápida / Excelente acesso por baixo ao motor e transmissão

O carro possui um amplo espaço para se trabalhar, tanto na parte de baixo quanto na parte do motor do veículo. Ele destaca também o problema do coletor estar atrapalhando o acesso a uma das velas do veículo, pois isso aumenta o trabalho que ele teria para trocar a vela, acarretando num aumento no custo da sua mão de obra. Robson comenta “Os motores Nissan são muito bons de trabalhar não existem problemas recorrentes neles, ele acredita que esse motor novo com três cilindros será a mesma coisa e aponta que é um motor muito bom para o uso na cidade pela economia e fácil manutenção. ”.

FREIOS E SUSPENSÃO

O sistema de freios do Nissan March é bem simples. Freios da disco a dianteira e tambores na traseira. A unidade dos freios ABS possuem fácil localização e acesso para reparos”. Comenta Gerson. A suspensão possui fácil reparabilidade. Um detalhe interessante apontado pelo Gerson é do bom nível de acabamento e simplicidade no acesso do amortecedor traseiro.

Unidade hidráulica e módulo ABS com fácil acesso / Suspensão dianteira é a mesma, e componentes como buchas sofrem com desgaste prematuro

Um defeito apontado pelo Washington foi a bucha de suspensão do carro que costuma dar problemas e causar barulho na parte de suspensão e a solução para o problema é a troca da peça que pode ser feita sem grandes problemas, a suspensão do carro tem fácil acesso para trabalhar, é um conjunto mecânico muito comum em carros de todas as marcas o que facilita os reparos, pois não sai muito do padrão de outras marcas.

Robson destaca o mesmo problema citado por Washington “Em relação ao modelo anterior todo o conjunto de suspensão e freio se manteve o mesmo, a parte de suspensão é um sistema um pouco antigo no mercado e que ela tem muitos problemas na parte de bandeja e buchas de suspensão, e como não teve alteração na parte de suspensão esses problemas continuarão a aparecer, para acabar com eles seria necessária uma troca nesse sistema, porém não deve ser de interesse para a montadora, pois aumentaria o custo do veículo e também o preço do veículo.”.

ELÉTRICA

“Devemos destacar o conjunto elétrico que tem fácil reparação como as trocas de lâmpadas dos faróis dianteiros, caixa de fusíveis, bateira de 60 Ah devido à grande quantidade de eletrônica embarcada como direção elétrica e lanternas traseiras que possuem lâmpadas ‘super pingão’ encontradas mais no mercado paralelo. A única falta que senti foi de um marcador de temperatura do motor, no March existe apenas a luz de temperatura, nesse caso quando acende é recomendável parar na hora o veículo. Prefiro o ponteiro de temperatura.” Opina Gerson. 

Bateria de 60Ah para atender toda a demanda elétrica / Troca de lâmpadas em todo o carro é simples e rápida

Washington relata “O acesso às lâmpadas do carro é fácil, não tem peças que precisem ser removidas para a troca de lâmpadas, a não ser na lanterna traseira do veículo que é preciso tirar a lanterna para trocar as lâmpadas, mas mesmo assim não existe uma dificuldade para retirar a lanterna.Finalizando, a troca do filtro de cabine é bem simples”. 

Painel tem todas informações básicas, mas falta o indicador de temperatura do motor

Robson explica “A posição da caixa de fusíveis e módulo de injeção facilitam o trabalho, pois depois que a desmontamos, o acesso aos componentes fica muito bom e para montar ela de novo não é difícil”.

Filtro de cabine tem acesso tranquilo para troca / Localização e fixação da caixa de fusíveis permite bom manuseio

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Gerson reclama sobre a falta de informações no modo geral das montadoras e desabafa.

“Se as montadoras dessem ouvidos aos reparadores particulares, muitos problemas que acabam condenando a vida de um modelo perante o mercado consumidor poderiam ser solucionados e sem desvalorizar o produto. As montadoras não dão valor ao reparador e precisam entender que a nossa opinião pesa muito na hora de um cliente escolher um veículo para comprar”.

Washigton diz ”Com relação à disponibilidade de informação técnica o manual do carro não fornece informações que o mecânico que for trabalhar no carro necessita, como por exemplo o tipo de injeção eletrônica que o carro usa. Ele mostrou o software que é utilizado para trabalhar na injeção eletrônica e nesse software existem diversos modelos de injeção que o March utiliza em uma mesma motorização e como o manual não indica qual está sendo utilizada isso dificulta o trabalho do reparador.

Robson, devido à grande convivência e contatos de colegas reparadores que trabalham na Nissan, disse que consegue informações técnicas com relativa facilidade.A falta de informações técnicas precisas dificulta o correto diagnóstico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Gerson de Oliveira explica “Por ser um mercado muito fechado, praticamente não existem peças paralelas para Nissan. O negócio é comprar peças originais na concessionária que são carissimas e difíceis de encontrar mesmo lá”.

Washington Innocente diz “Por não trabalhar muito com veí­culos da marca e minha percepção sobre peças é ruim, pois são caras e mesmo na concessionárias nem sempre tem disponível”.

Robson afirma ”90% das peças eu consigo através das concessionárias, porém com um preço exessivo sem falar que não há qualquer politica diferenciada para oficinas independente”.

CONCLUSÃO

Pela avaliação dos reparadores fica evidente que a parte de concepção mecânica e projeto do March é bem percebida, porém o desastre acontece na questão de peças de reposição e e informações técnicas. Para um carro que disputa o segmento de “populares” esta é uma situação crítica, pois os reparadores não recomendam o produto aos seus clientes (com excessão do Robson que se especializou na marca), simplesmente pelo fato de que as peças de reposição (o insumo básico da oficina) são de difícil acesso e preços que tornam a manutenção deste modelo um ponto fora da curva quando o assunto é veículo “de entrada”. Assim, a jugar pela percepção dos reparadores, não é difícil prever que o March deve amargar vendas baixas e grande desvalorização na hora da revenda.