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Uma edição interativa, em todos os sentidos


Dentre os assuntos abordados nesta edição trazemos os resultados preliminares da pesquisa “Hábitos do Reparador na Internet” realizada pela CINAU –

Por: Marcelo Gabriel - Diretor do CINAU - 08 de novembro de 2013

Todos os meses nossa equipe editorial se encontra para realizar a tradicional “reunião de pauta”, em que os assuntos a serem tratados na edição do jornal são apresentados, discutidos, priorizados e as ações necessárias são definidas. Considerando que nosso mercado é dinâmico, e por isso, extremamente desafiador, nossas reuniões de pauta são sempre recheadas de tópicos interessantes.

Dentre os assuntos abordados nesta edição trazemos os resultados preliminares da pesquisa “Hábitos do Reparador na Internet” realizada pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, divisão do Grupo Oficina Brasil dedicada à pesquisa e inteligência de mercado. Com base no que descobrimos sobre o reparador internauta, as empresas do segmento interessadas em construir sua presença no mundo digital precisam organizar seu plano de comunicação além do modelo institucionalizado, é preciso entender e atender o reparador. A boa notícia é que algumas empresas já entenderam a dinâmica e estão oferecendo soluções que satisfazem a necessidade e o interesse do reparador.

Na edição de maio de 2013 apresentamos os resultados da pesquisa “Consciência Ambiental do Reparador” que, posteriormente, foi destaque em congresso internacional sobre Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, e nesta edição apresentamos as primeiras oficinas certificadas com o “Selo Sindirepa de Sustentabilidade”, um passo importante em direção à Agenda 21 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU na Rio-92. Um selo que certifique oficinas, e ainda por cima em relação à sustentabilidade, é uma iniciativa importante e pioneira que merece o apoio incondicional de todos os elos da cadeia de reposição.

Falamos em interatividade no título do Editorial e ela está presente em várias seções do Jornal deste mês. Na “Avaliação do Reparador” trazemos um GM Cruze e, além da matéria impressa, temos também um vídeo no YouTube com a íntegra da avaliação. No “Caderno Premium” apresentamos um ícone: uma Ferrari F355! E assim como na avaliação do Cruze, também disponibilizamos um vídeo complementar sobre a Ferrari.

 “Em breve na sua Oficina” apresenta um JAC J3 Turin, que já soma mais de 7.500 unidades vendidas e, como o próprio nome da seção indica, em breve estará na sua oficina. A análise do JAC J3 Turin também está disponível no YouTube.

Esta edição também traz uma entrevista com Edson Miyazaki da NGK, que fala sobre suas estratégias para o mercado de reposição. No site www.oficinabrasil.com.br quem nos dá uma entrevista exclusiva é Lothar Werninghaus, da Audi.

Completando nosso jornal de Novembro uma cobertura da 5ª Semana Tecnológica realizada pelo SENAI em São Paulo, com a presença de grande parte da comunidade paulista de reparadores e que apresentou palestras e exposições para atualização e capacitação dos profissionais automotivos.

Diz o ditado que, “em tempo de crise há quem chore e há quem venda lenços”. Nosso otimismo em relação ao mercado de reposição independente continua o mesmo, motivado pelos exemplos cotidianos que temos o privilégio de testemunhar com as oficinas mecânicas e com os reparadores. As dificuldades de mão de obra, disponibilidade de peças, atendimento de prazos e reparações cada vez mais permeadas de tecnologia e que exigem um preparo e atualização constante do profissional, são encaradas como desafios positivos e energizam a busca incessante pelo sucesso e pelo prazer de entregar um serviço bem feito a um cliente.

Vamos continuar mostrando aos que choram em tempos de crise que para muita gente não há crise, mas oportunidades para vender lenços. A escolha é individual. E você, prefere chorar ou quer entrar no rol daqueles que vendem lenços para os chorões?

Boa leitura!