Notícias
Vídeos

Harmonia entre dimensões


por Cassio Hervé

Por: Cassio Hervé - 15 de fevereiro de 2016

Junto à popularização recente da Internet, igualmente comum tornou-se a expressão “virtual”. Segundo os dicionários, virtual significa algo como “existente apenas em potência ou como faculdade, sem efeito real”. Parece complicado? Pois é...

Mas os efeitos do mundo virtual da Internet andam afetando a vida das pessoas, pois as experiências proporcionadas por esta dimensão sutil estão invadindo o nosso dia a dia e mudando o comportamento humano. Haja vista os efeitos das mídias sociais, por exemplo, psicólogos já escrevem teses sobre um possível comprometimento da personalidade das pessoas, tanto no seu “eu real” quanto em seu “eu virtual” (aquele que apresentam nas mídias sociais). Já pelo lado espiritual, místico ou metafísico esta interação entre mundo real e virtual (da Internet) também se funde em alguns aspectos com os conceitos de mundo manifesto e não manifesto das filosofias orientais.

Divagações à parte, no mundo da comunicação esta dimensão virtual da Internet está causando uma verdadeira comoção. As mídias “manifestas” ou impressas e até mesmo eletrônicas, como a TV aberta, estão sendo atropeladas, e em muitos casos aniquiladas, pelos novos modelos de comunicação “não manifestos” do mundo virtual. Mesmo no nosso “distante” e conservador aftermarket automotivo esta revolução pode ser percebida, e hoje o reparador também se divide entre as dimensões reais e virtuais de seu dia a dia.

Nós, do Grupo Oficina Brasil, em nosso trabalho “manifesto”, capitaneado pela mídia impressa (60 mil exemplares físicos distribuídos mensalmente e auditados pelo IVC - Instituto Verificador de Circulação), continuamos mantendo forte comunicação com os profissionais reparadores que sintonizam este canal dimensional. Prova desta sintonia são os números relevantes de retorno das ações interativas e de engajamento de profissionais ou resposta direta na forma de geração de leads para anunciantes B2B, com resposta de mais de 56% do mercado.

Já pelo lado “não manifesto”, nosso novo site, recém-lançado, prova que o Grupo  Oficina Brasil também evolui na dimensão virtual e angaria audiência crescente. Nossa newsletter já atinge, todas as semanas via e-mail, mais de 130 mil profissionais e leva a apreciada “Dica da Semana”.   Outro ambiente virtual do qual nos orgulhamos envolve nosso Fórum, que registra mais de 120 mil seguidores! Uma mídia social, exclusiva para profissionais de mecânica, que além de útil está apresentando ao mercado de reparação uma “casta” de profissionais qualificados e altruístas que ajudam milhares de colegas nos desafios do dia a dia do mundo real da mecânica automotiva.

Desde a edição de novembro de 2015 é possível conhecer alguns destes abnegados e competentes profissionais nos perfis que são publicados a cada edição com o título “As Feras do Fórum”.

Agora, a prova final de que em nosso trabalho o mundo real e virtual, manifesto e não manifesto, operam em harmonia, não concorrem entre si e não são excludentes está caracterizada pela integração destas dimensões em trabalhos que se potencializam com a participação dos usuários virtuais e reais nas seções da mídia impressa, como a “Direto do Fórum” (uma das mais lidas na versão impressa), sem falar na participações nas reportagens em que os internautas deixam a dimensão virtual e ganham “corpo” no papel e na tinta.

Neste cenário, o Grupo Oficina Brasil promove o retorno mensurável aos investidores em comunicação, Marketing Direto e na integração entre os mundos real e virtual, uma verdadeira harmonia entre dimensões, há 300 edições.