Notícias
Vídeos

Aftermarket confirma previsões positivas


O cenário geral da economia está até pior do que se imaginava e o próprio Governo Federal já projeta crescimento do PIB abaixo de 1%

Por: Cassio Hervé - 14 de outubro de 2014

Como já estimávamos ainda no inicio do ano e agora ao entrarmos  no último trimestre,  2014 confirma-se muito bom para o aftermarket.  Por outro lado, o cenário geral da economia está até pior do que se imaginava e o próprio Governo Federal já projeta crescimento do PIB abaixo de 1%.

Tal realidade reforça nossa visão de que o aftermarket opera numa dinâmica própria e descolada da realidade de economia em “geral” (PIB), prova disso são os números dissonantes do segmento automotivo:

- vendas de carros novos, apresentando queda de quase 10%, já a comercialização de usados cresce na média de 4,5% e, segundo estimativa da CINAU amparada em seu IGD - Indicador de Geração de Demanda, o movimento nas oficinas deve fechar 2014 com um crescimento de 7,5% em relação a 2013!

Tal incremento de serviços é espetacular ainda mais considerando que o Município de São Paulo que registra 5.488.536 veículos (aproximadamente 18,8% da frota circulante nacional que é de 29.153.719) teve  descontinuado o programa de Inspeção Veicular o que jogou o movimento das  oficinas desta região para um patamar inferior ao de 2010.

Assim, mesmo com esta significativa baixa o resultado final é muito bom. Esta é sem dúvida alguma uma ótima noticia para o nosso segmento e serve de baliza para as empresas da cadeia de reposição que operando no mercado de aftermarket, principalmente com foco na comercialização de peças para linhas de comerciais leves e automóveis (objeto do estudo e projeção da CINAU).

Assim todos que operam na cadeia do aftermarket, do fabricante de autopeças, passado pelo distribuidor, loja e oficina, ao compararem seu desempenho com o ano anterior, cuidado, pois se você estiver comemorando um crescimento de 5%, isso pode significar que seu negócio encolheu 2,5%, e algum cocorrente roubou uma fatia de seu business.

Nestes momentos de mercado em crescimento a atenção deve ser redobrada, para não comemorarmos o encolhimento de nosso negócio...

Mas as boas noticias não param por aí, particularmente nós do Grupo Oficina Brasil estamos comemorando o sucesso de nosso programa GUIA DE OFICINAS BRASIL que registra mais de 2 mil estabelecimentos participantes!

Nesta edição (página 34) você encontra uma completa reportagem sobre este programa, e pode conhecer um pouco de sua história, que começou em 2003 com a “Agenda do Carro” e de lá para cá evoluiu muito e guarda ainda imenso potencial para o futuro próximo.

Cercados de boas notícias, nós que vivenciamos o aftermarket automotivo já podemos considerar 2014 como o “Ano da reposição”, e a julgar pelas perspectivas macroeconômicas 2015 tem tudo para repetir este sucesso em nosso exclusivo segmento.

Agora, é só aguardar para ver o que vai acontecer nos próximos meses, ou, se você procura amparar-se menos na sorte e mais em dados e fatos,  acompanhe de perto os indicadores da CINAU.

Boa leitura!