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VW Fox Imotion não engata depois que esquenta

Saiba como foi solucionado o problema do Fox

Por Da Redação

Defeito: Equipado com motor 1.6, ano 2012, não engata as marchas depois que esquenta, mas a referência de temperatura aqui não é do motor e sim da embreagem, que ao atingir 73 graus para de engatar as marchas. Mesmo após o reparo do robô e da troca do óleo, o defeito continua.

Diagnóstico: observou-se que aos poucos o carro vai perdendo a referência das marchas até gerar o código de falhas. Utilizando o scanner, foi possível identificar o código de falhas P172E – falha na seleção / desengate das marchas.

Para alguns colegas do Fórum, o problema poderia estar na própria embreagem e como o carro já rodou 60 mil Km, o câmbio foi removido para uma inspeção direta nos componentes.

Parece uma atitude radical ao remover a transmissão mas, o que tem acontecido é que o sistema pode dar uma informação que a embreagem ainda está em condições de uso pelo código de degradação, que neste caso indicava 4850, sendo que na verdade, a embreagem pode estar desgastada e precisando ser substituída.

Com a retirada da transmissão foi possível confirmar que o conjunto da embreagem estava bem gasto, o disco estava quase no rebite e o platô com pontos azulados por ter patinado.

Solução: com a instalação do conjunto novo de embreagem, a falha foi resolvida e o carro voltou a funcionar corretamente.

Apenas para orientar, antes da montagem da embreagem é preciso seguir algumas informações importantes:

  • Fixar o suporte do relógio comparador centesimal no bloco do motor;
  • Zerar o relógio em uma das linguetas da mola membrana do platô;
  • Medir e anotar a altura de cada uma das linguetas;
  • Somar apenas o maior e o menor valor encontrado;
  • O resultado dos valores encontrados à esquerda e à direita do zero do relógio centesimal não pode ser maior que 0,80mm.

Caso esteja fora deste padrão, o platô deve ser substituído.

A posição de instalação do disco de embreagem deve ficar com a caixa de molas de frente para o platô.

Os parafusos de fixação do platô devem ser apertados em sequência de cruz em pelo menos 3 etapas e finalizando com o torque de aperto de 20Nm.

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