Notícias
Vídeos

VW Fox 1.0 2012 ME 17.5.20


perdendo referência de combustível

Por: Da Redação - 13 de abril de 2016

Defeito: Sistema de injeção não reconhecia o combustível. Problema começou quando o proprietário abasteceu por engano o reservatório de partida a frio com água. Apesar do reparador ter feito uma limpeza completa no reservatório e checar minuciosamente os componentes de alimentação de combustível, veículo passou a apresentar dificuldade de partida de manhã, instabilidade no reconhecimento de combustível, e no scanner apresentava o código de falha P0441. 

 

Diagnóstico: Com gasolina no tanque, o A/F fica em 9.0 e taxa do álcool em 99%, scanner não conseguia fazer o ajuste. Rodando com o carro, A/F passa para 13.0, mas parado em marcha lenta, rapidamente volta para álcool com a falha P0441. Participantes do Fórum deram várias sugestões, entre elas monitorar o comportamento dos injetores, sondas, e principalmente, detalhar a leitura do código de falha P0441.

 

Solução: A leitura correta do código de falha apontava falha no fluxo de purga do sistema de controle de emissões evaporativas, ou seja, o foco do problema passou a ser uma possível saturação do canister, mas não era o caso. Restou testar a válvula de purga do canister, que apresentava falhas, e ao ser substituída, tudo voltou ao normal.