Notícias
Vídeos

Volkswagen Spacefox morrendo após esquentar


Saiba como foi resolvido o problema do modelo da Volks

Por: Da Redação - 10 de julho de 2018

Defeito: O veículo foi levado à oficina com o defeito de desligar o motor sozinho ao atingir a temperatura de trabalho. O sensor de temperatura foi trocado por um novo, mas o defeito continuou. Depois de realizar alguns testes andando com o veículo, o reparador notou que a ventoinha não acionava aos 90°, porém, ao ligar o ar- condicionado a mesma entrava em funcionamento, mas o motor continuava apagando.

Diagnóstico: Foi passado o aparelho scanner em busca dos códigos de defeitos, mas infelizmente nenhuma falha foi apresentada. O reparador estava suspeitando de a válvula termostática estar travada, pois ela é responsável por proporcionar um aquecimento mais rápido no motor e depois manter a temperatura dentro de uma faixa ideal de trabalho.

Um detalhe muito importante observado pelo reparador é que a luz de injeção permanecia apagada mesmo quando o veículo apresentava o defeito. Como ele nunca havia se deparado com um defeito contendo essas características, ele recorreu ao Fórum Oficina Brasil em busca de algumas dicas.

Alguns reparadores sugeriram a verificação no transformador de ignição, que geralmente é muito comum dar defeito nesses motores CCR. O componente foi verificado, mas estava dentro dos parâmetros.

Continuando o raciocínio, outro reparador já havia se deparado com a mesma experiência e comentou que detectou carbonização no corpo de borboleta. Fazendo a limpeza geral do componente o carro voltou ao funcionamento normal. Comentário muito relevante, mas neste veículo o componente era novo. Outros componentes como, catalizador, bobinas, bicos, velas e a fiação da ignição também foram testados e todos permaneciam em ordem.

Solução: Após realizar todos os testes, resolveu fazer uma checagem mais profunda no radiador. Ao desmontá-lo, observou que a peça estava entupida de tanta sujeira absorvida, por isso foi preciso realizar uma limpeza cautelosa em todo o componente.

O veículo foi entregue ao cliente e no dia seguinte recebeu uma ligação positiva quanto ao serviço realizado, defeito resolvido.