Notícias
Vídeos

Uno Evo 2014 com falha esporádica que apagava o painel e motor


Saiba como foi solucionado o problema do Fiat Uno

Por: Da Redação - 14 de novembro de 2017

Defeito: Problema acontecia esporadicamente, poucas vezes ou raramente, e quando acontecia, ao tentar dar a partida do veículo o quadro de instrumentos não funcionava nada (ficava todo apagado); o motor de partida virava normal, mas o motor não entrava em funcionamento.

Diagnóstico: Foi verificado o sistema elétrico, desde o contato do comutador de ignição e continuidade até a central elétrica no vão do motor (caixa de fusíveis) e seguindo a continuidade até as peças que recebiam a tensão (central de Injeção; quadro de Instrumentos e farol de neblina). Após muita insistência, reparadores conseguiram reproduzir o inconveniente.

Novamente foram verificados cada ponto, desde o comutador de ignição, o fio azul (positivo 15 pós chave ) no terminal do comutador até o fusível F16, onde foi encontrada tensão. Partiu-se então para a abertura do chicote desde a central elétrica no vão do motor (caixa de fusíveis) levando em conta a partir da saída de alimentação do fusível F16, onde havia somente um fio (cor laranja e preto). Seguindo este fio, chega-se a uma ramificação (emenda de fábrica) que derivava em 3 fios; e neste ponto já não tinha mais a tensão!

Solução: Foi removida a proteção da ramificação, efetuada a limpeza dos fios, refeita a solda e fechada com espaguete termorretrátil. Defeito sanado, alimentação para central normalizada e quadro de instrumentos voltou ao normal.