Notícias
Vídeos

Tucson 2.0 16V 2012: Compressor do ar-condicionado desarma e não volta a funcionar


Ar condicionado começava refrigerando normalmente, mas depois de 15 minutos o compressor desarmava e o sistema não voltava mais a funcionar.

Por: Da Redação - 13 de abril de 2016

Defeito: Ar condicionado começava refrigerando normalmente, mas depois de 15 minutos o compressor desarmava e o sistema não voltava mais a funcionar. Carga de gás e principais componentes estavam em ordem.

 

Diagnóstico: Em marcha lenta, o sistema trabalhava a 35lb na linha de baixa pressão, e 200lb na linha de alta pressão. No momento do desarme, as pressões caiam respectivamente para 30lb e 180 lb. Nesse momento, aparentemente o termostato entrava em funcionamento, mas o sistema não armava novamente. Somente após 5 minutos com o motor desligado, o sistema voltava a funcionar.

 

Solução: Analisando com mais calma, e ampliando o campo de diagnóstico, reparador notou que o nível do líquido de arrefecimento do motor estava baixando, e ao injetar pressão no sistema, detectou que havia um vazamento na mangueira superior do radiador. Eliminado o vazamento, o ar condicionado voltou a funcionar normalmente. A conclusão é de que quando há uma deficiência no sistema de arrefecimento, e a temperatura do motor começa a subir, a UCE entra em modo segurança e desarma o sistema de ar condicionado.