Defeito: Veículo equipado com sistema de injeção ME 7.5.30 apresentava código de falha no scanner que apontava curto no sinal positivo do sensor MAP.
Diagnóstico: Reparador checou continuidade do chicote e eventuais danos em conectores, mas nada foi localizado. Fez testes instalando outros sensores MAP, fase, detonação e de temperatura do motor, e até testou uma outra central com a mesma configuração, mas o sinal de anomalia persistia. Fez alimentação direta por fora nos sensores MAP e de fase, mas sem sucesso. Após muitas tentativas, reparador entrou no Fórum e a troca de informações apontou o caminho para a solução.
Solução: Um experiente participante do Fórum sugeriu medir a tensão no conector de 4 pinos do sensor MAP (com a linha 15 ligada), no qual, entre os pinos 1 e 3, a tensão deveria ser de 5V, e entre os pinos 4 e 1 e depois entre os pinos 4 e 3 deveriam apresentar o mesmo valor, mas diferentes de 0V e 5V. Sugeriu ainda verificar a integridade de comunicação do pino 4 do sensor até a posição 70 da ECU. Reparador confirmou os dados na medição de tensão, e após novo exame minucioso no chicote, detectou uma ruptura parcial que provocava uma falha intermitente somente quando o chicote era movimentado, exatamente no fio fixado no pino 70 da ECU, responsável pelo envio do sinal de retorno do MAP para a ECU. Reparado o fio, o problema foi sanado.