Notícias
Vídeos

Saveiro 1.6 Flex 2012 Não apaga código de falha


Veículo equipado com sistema de injeção ME 7.5.30 apresentava código de falha no scanner que apontava curto no sinal positivo do sensor MAP

Por: Da Redação - 23 de novembro de 2016

Defeito: Veículo equipado com sistema de injeção ME 7.5.30 apresentava código de falha no scanner que apontava curto no sinal positivo do sensor MAP. 

Diagnóstico: Reparador checou continuidade do chicote e eventuais danos em conectores, mas nada foi localizado. Fez testes instalando outros sensores MAP, fase, detonação e de temperatura do motor, e até testou uma outra central com a mesma configuração, mas o sinal de anomalia persistia. Fez alimentação direta por fora nos sensores MAP e de fase, mas sem sucesso. Após muitas tentativas, reparador entrou no Fórum e a troca de informações apontou o caminho para a solução.

Solução: Um experiente participante do Fórum sugeriu medir a tensão no conector de 4 pinos do sensor MAP (com a linha 15 ligada), no qual, entre os pinos 1 e 3, a tensão deveria ser de 5V, e entre os pinos 4 e 1 e depois entre os pinos 4 e 3 deveriam apresentar o mesmo valor, mas diferentes de 0V e 5V. Sugeriu ainda verificar a integridade de comunicação do pino 4 do sensor até a posição 70 da ECU. Reparador confirmou os dados na medição de tensão, e após novo exame minucioso no chicote, detectou uma ruptura parcial que provocava uma falha intermitente somente quando o chicote era movimentado, exatamente no fio fixado no pino 70 da ECU, responsável pelo envio do sinal de retorno do MAP para a ECU. Reparado o fio, o problema foi sanado.