Direto do Fórum - Da Redação

S10 parou de funcionar depois da troca dos injetores

Saiba como solucionar o problema da S10

Defeito: quando o carro vem de outra oficina pode se preparar que o desafio não será fácil de resolver e foi o que aconteceu com esta S10 diesel de 180 cavalos ano 2013 que depois de trocar os injetores parou de funcionar.

Diagnóstico: o que chamou a atenção de início foi que mesmo com a chave ligada, a bomba não acionava. Verificando o chicote dos sensores, foi encontrado um fio quebrado no sensor de rotação e com isso parecia que o problema estava resolvido. Trocado o sensor o defeito continuava impedindo que a bomba funcionasse e o motor também não funcionava.

Como a bomba não estava funcionando, foi verificado que o módulo não estava enviando o positivo para o acionamento do relé que alimenta a bomba. Continuando com os testes e medindo o sinal do sensor do common rail, foram encontrados 4,5 volts sendo que deveria ter 0,5 ou menos. Para tirar a dúvida sobre este sensor, foi colocado outro e deu a mesma leitura.

Retirado o módulo e colocado em outra caminhonete, acionou a bomba e o sinal do sensor do common rail ficou trabalhando com 0,5 volts.

Voltando o módulo para a S10 com problema e usando um simulador de voltagem, foi aplicado 0,5 volts e a bomba funcionou. E agora só resta pedir uma ajudinha no Fórum com esperança que alguém já tenha encontrado a solução para este defeito.

Várias sugestões foram dadas para ter atenção redobrada nos conectores e fiação.

Solução: Atendendo às recomendações de verificar os conectores, o defeito foi localizado. Depois de encontrado o defeito parece fácil para quem não esteve junto durante a luta para achar a falha e às vezes dá até vergonha de falar mas só acerta que tem coragem de enfrentar o desafio.

O defeito realmente estava no conector do sensor do common rail que estava muito aberto e perdia o contato com os pinos.

comentários
Avaliar:

Comentários