Notícias
Vídeos

Omega 3.0 não funciona


Saiba como solucionar o problema do Omega

Por: Da Redação - 30 de julho de 2017

Defeito: Chevrolet Ômega com motor 3.0 ano 1994 após a partida o motor funciona enquanto a luz da injeção estiver acesa, assim que apaga, o motor para de funcionar no mesmo instante.

Diagnóstico: quando a luz da injeção apaga, para de pulsar os bicos injetores, a bobina e o relé da bomba de combustível também para de funcionar.

De início havia uma desconfiança do módulo da injeção mas como não tinha outro módulo para testes, o caminho foi pedir uma ajuda para os participantes do Fórum. Logo chegaram orientações para verificar o relé de comando que alimenta o módulo da injeção que fica no compartimento do motor do lado esquerdo, próximo à torre do amortecedor.

Outra indicação para resolver este defeito foi para verificar o medidor de fluxo de ar que ainda não tinha sido testado para saber se estava funcionando corretamente.

Passados alguns dias, foi possível conseguir um módulo para teste mas o defeito continuava presente e o motor parava de funcionar quando a luz da injeção apagava.

Solução: Com duas semanas de trabalhos intensos e muitos testes, o defeito foi revelado, eram os cabos de velas. Curiosamente o motor quando funcionava, não apresentava falhas e também a resistência dos cabos estavam dentro do padrão normal.

O importante foi a colaboração de todos e com os cabos de velas novos o carro voltou a funcionar.