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Melhores do Fórum Setembro 2013


Motor da GM Meriva não pega

Por: Da Redação - 10 de setembro de 2013

Luz de injeção acesa no painel
O reparador Edgar R. Scheinpflug Neto publicou o seguinte defeito em nosso fórum:

Veículo: Siena 1.0 8v Fire Flex 2010
Defeito: após vinte segundos de funcionamento havia corte de pulso negativo do quarto bico.

Diagnóstico: o veículo chegou à minha oficina com apenas 39.000km rodados e com a luz de injeção acesa no painel. Efetuei então analise do sistema de injeção e constou falha no catalisador. Como o veiculo utiliza duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador, cheguei a conclusão que as velas poderiam estar gastas, ocasionando assim um má queima. Assim, trocamos as velas e realizamos a limpeza do TBI. Ao testar o veículo, o defeito foi sanado. Porém, poucos dias depois, o cliente retornou perguntando se não havia algo que eu pudesse fazer para que o veículo dele tivesse um melhor desempenho, pois achava que estava muito fraco. Assim, como eu já teria que zerar os parâmetros adaptativos da central (o que foi feito) aproveitei para forçar a central para programação de gasolina (AF 13:1).

Tudo ficou ok, exceto pelo fato de que a luz de injeção começou a piscar intermitentemente. Analisando com scanner novamente, constou o código P1300. Tentei com scanner de outro fabricante e neste nem código de falhas encontrava.

Solução: orientei o cliente a levar o veículo embora e desconectar o borne negativo da bateria a noite e religá-lo somente no outro dia pela manhã. Após isso, orientei a ligar a ignição e deixar virada por volta de dois minutos e logo após dar partida no motor. O cliente retornou então a oficina e analisamos o veículo, constatamos que a falha foi solucionada. 

Motor do Fiat Uno Fire não dava partida
Esta falha foi publicada pelo reparador Massarico:

Veículo: Mercedes-Benz Sprinter 313CDI
Defeito: Motor falhando

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo reclamando que o motor estava perdendo rotação com o veículo em movimento. Ao analisar o sistema de injeção com scanner este acusou os códigos P0190 referente a pressão de alimentação de combustível, P1481 e P1482. Verifiquei o sensor de baixa pressão de combustível e realizei limpeza no mesmo, mas não obtive resultado. Decidi também substituir o filtro de combustível para ver se obtinha algum resultado, mas o defeito persistiu.

Solução: Substituindo o sensor de pressão do rail o motor voltou a funcionar normalmente.

Motor do Gol superaquecendo.

Já o reparador Denis Faria Lima compartilhou esta falha:

Veículo: VW Gol 1.0 16V 

Defeito: Motor do Gol superaquecendo.

Diagnóstico: O cliente reclamou que o veículo começou a apresentar superaquecimento. Assim, verifiquei as condições da válvula termostática, cebolão, bomba d’água, radiador e os aterramentos, mas tudo aparentemente estava ok. De qualquer forma, decidi substituir a válvula termostática, mas o defeito não foi solucionado. Decidi substituir então a junta do cabeçote, a bomba d’água e a mangueira de retorno, mas o problema persistia. Montei então sem a válvula termostática para verificar e estranhamente a temperatura em torno do radiador era de 105°C, enquanto no cebolão era de 85°C.

Solução: Acreditei então que a falha estava na válvula termostática e a substitui pela segunda vez, mas o defeito persistiu.

Como ultima tentativa, decidi aplicar uma adquirida em concessionária e o defeito foi solucionado.

Luz EPC acendeu.

O reparador Herman publicou:

Veículo: VW Polo 1.6 02/03

Defeito: Luz EPC acendeu.

Diagnóstico:: à principio o veículo chegou a minha oficina apresentando falhas na aceleração e com a luz EPC acesa. Ao analisarmos o sistema com scanner, constou “pedal acelerador voltagem alta”. Conferindo o sistema do veículo, identifiquei que havia um fusível rompido na unidade externa, junto ao cabo (+) da bateria. Assim, verifiquei que uma das ventoinhas estava travada (a menor). Troquei então o fusível e isolei a ventoinha defeituosa, realizei nova leitura do sistema, mas o erro persistiu. Percebi então que se desligasse a ignição e ligasse imediatamente antes da parada, ele voltava a funcionar normalmente sem qualquer indicação de falha no painel e nem mesmo na memoria da UCE, incluindo registros passados. Suspeitei que o defeito fosse da bateria, mas coloquei uma nova e tudo continuou igual. Testei a fiação do pedal do acelerador e não identifiquei nenhuma falha, mas decidi substituir a peça, porém, o defeito persistiu.

Solução: Decidi conferir a UCE e identifiquei que esta estava danificada após realizar teste dinâmico com outra central desbloqueada. Substituindo esta o defeito acabou.

Motor da Ranger não pega.

O reparador Ricabaixo publicou esta falha em nosso fórum:

Veículo: Ford Ranger 3.0 Diesel 2007

Defeito: Motor da Ranger não pega.

Diagnóstico:: o cliente me trouxe o veículo com queixa de excesso de fumaça no escapamento e, como este é um defeito comum neste veículo, retirei os bicos injetores para análise. O mesmo retornou a oficina e pediu para que montássemos o veículo novamente, pois precisaria dele com urgência, mas o motor não funcionou mais. Ao conferir se havia alguma falha presente, o scanner apontou “sensor de fase”. Apaguei a memória de falhas, mas sempre que tentava dar partida o erro voltava a aparecer.

Solução: Ao remover os bicos e a bomba, o regulador de alta pressão que fica atrás da bomba soltou. Rosqueei o mesmo novamente até que este travasse na posição correta. Ao testar o veículo o motor funcionou normalmente e a memória de falha também.

Motor da GM Meriva não pega.

Já o reparador João Barreto publicou sobre esta falha com o veículo em nosso fórum:

Veículo: GM Meriva 2004 Flex

Defeito: Motor não pega.

Diagnóstico: : segundo o dono do veículo, o motor foi perdendo potência até parar de funcionar e, desde então não pegou mais. Testando o sistema notei que havia centelha na bobina e os bicos estavam injetando normalmente chegando até a encharcar as velas. Decidi trocar elas, mas o defeito persistiu.

Solução: retirei a vela do primeiro cilindro para conferir o ponto e notei que estava fora. Ao desmontar a parte baixa do motor, percebi que a chaveta do virabrequim estava quebrada. Substituindo esta e colocando o veículo no ponto o motor funcionou normalmente.

Ao acelerar, motor do Uno Mille falhava até apagar.
Já o reparador Sergiomec publicou sobre esta falha com o veículo em nosso fórum:

Veículo: Uno Mille Fire 2008

Defeito: Ao acelerar, motor falhava até apagar.

ao testar o veículo, notei que na marcha lenta o veículo tinha funcionamento normal, sem oscilações, mas quando acelerávamos o motor falhava até apagar. Realizando leitura do sistema de injeção do veículo, no caso o IAW 4fb, não constaram memórias de falhas presentes ou anteriores. O ângulo da borboleta na leitura do scanner aumentava gradativamente conforme solicitação, apresentando funcionamento normal. A pressão da bomba de combustível estava em 3,5lb em marcha lenta e 3,9lb quando acelerávamos. Efetuei a troca das velas e cabos também, mas não obtive resultados positivos.

Solução: Ao trocar o sensor de rotação do veículo, o defeito foi solucionado.