Notícias
Vídeos

Melhores do Fórum – Novembro de 2014


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de novembro:

Por: Da Redação - 11 de novembro de 2014

Volkswagen TiguanMotor da VW Tiguan não entrava em funcionamento
O reparador José Mauricio da Silva estava com este problema, descobriu a solução e compartilhou com outros usuários do Fórum
Veículo: VW Tiguan 2.0 16V
Defeito: Motor não pegava e não apresentava compressão nos cilindros
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo para mim em um guincho, comentando que o motor do veículo não estava mais dando partida. Achei estranho, pois conferindo as condições do veículo, ele era bem novo e possuía apenas 32.000km rodados. Perguntei ao cliente então se o veículo havia passado por algum tipo de reparo recente e este me disse que não, o que me deixou ainda mais em dúvida do que fazer.
Solução: Após quebrar bastante a cabeça, fui conferir como estavam as condições da corrente de comando do veículo. Foi quando descobri que o esticador desta corrente havia quebrado, resultando na perda do sincronismo do motor e fazendo com que os pistões atropelassem as válvulas. Somente uma retífica no motor e substituição dos itens avariados solucionou o problema.

Chevrolet AstraGM Astra automático falhando em “drive”
O reparador Luiz Claudio da Silva esteve com este problema e encontrou a solução graças a uma dica valiosa de um reparador especializado em transmissões automáticas
Veículo: GM Astra 2.0
Defeito: Motor morria quando tentávamos andar com o carro
Diagnóstico: Quando colocávamos a alavanca em “D”, o motor começava a falhar, mas quando colocávamos em “N”, voltava ao normal. Se insistíssemos pra tentar andar com o carro, o motor chegava a morrer. Para evitar que ele morresse, saímos com o carro para fazer um teste na rua, deixando-o em alta rotação para não apagar, mas nisso o motor começava a falhar muito e dar estouros no coletor. Aconselhei o cliente a levar o veículo em uma oficina especializada em câmbio automático, mas lá o reparador recusou sequer a olhar alegando que o defeito era no motor do veículo. Assim, ao recebê-lo de volta, substituímos a bobina, bomba de ignição, cabos de vela, velas, sonda lambda e regulador de pressão de combustível, mas o defeito continuava idêntico.
Solução: Após dica recebida de um reparador especializado em transmissões automáticas no Fórum, este disse que o problema é referente ao gerenciamento do lock-up do conversor de torque. Como este trabalha com pistões no bloco hidráulico, fica sujeito a impurezas presentes no fluido do câmbio e pode chegar a travar. Quando isso ocorre, ele faz um efeito de freio ao motor, fazendo com que ele apresente excesso de esforço para manter-se em funcionamento e podendo chegar a morrer. Orientei o cliente a ir a outra oficina especializada em transmissões que eu indiquei e realmente este componente estava avariado. Ao realizar sua substituição e reparo, o defeito foi solucionado.

Nissan FrontierNissan Frontier - cortava rotação e apagava em seguida
O reparador Francisco da Silva Miranda solucionou o defeito neste veículo e compartilhou com todos do Fórum qual foi o problema encontrado
Veículo: Nissan Frontier 2006 2.8 Diesel
Defeito: Motor apresentava corte de rotação
Diagnóstico: O proprietário veio até minha oficina com o veículo reclamando que sua picape estava apresentando perda de potência seguida do desligamento do motor. Saí com o carro para verificar o que estava acontecendo e notei que, após certo tempo rodando com o veículo, a luz de injeção acendia no painel e imediatamente a potência caía até o ponto de o motor morrer e ele só funcionava novamente depois de bastante tempo. De imediato já suspeitei que o problema estivesse na bomba elétrica, mas segundo o cliente, ela havia acabado de ser trocada em outra oficina. 
Solução: Depois de muitos testes no sistema de alimentação de combustível, decidi então testar a pressão desta bomba e estava tudo dentro do padrão. Digo estava, porque depois de alguns minutos com o carro funcionando, notei que a bomba apresentou um barulho. Quando fui verificá-la, notei que sua especificação era para veículos gasolina e não diesel como era o caso. Trocando a peça pela correta, o defeito foi corrigido.

Ford Fiesta RoCamFord Fiesta RoCam - Luz de avaria acesa
O reparador Antonio Carlos Moreira esteve com um problema no veículo e encontrou a solução graças à ajuda de outros profissionais no Fórum
Veículo: Ford Fiesta RoCam 1.6 2010
Defeito: Acendimento de luz de avaria no painel
Diagnóstico: O carro estava na minha oficina devido ao cliente reclamar que a luz de injeção estava acendendo no painel. Conectei um scanner ao sistema para verificar se este me mostrava algum código de falha e este me apontou o P0105 referente à avaria no sensor MAP. Dessa forma, substituí a peça e testei o veículo, mas o defeito permanecia. Acreditando que a nova peça pudesse ter vindo com problemas, substituí este sensor ainda mais duas vezes, mas mesmo apagando a memória de falhas, esta retornava a surgir no sistema, acompanhado de um súbito corte na aceleração. Conferi assim as condições do chicote para verificar se não havia mal contato, mas este estava íntegro.
Solução: Após algumas dicas recebidas, pesquisando no sistema descobri que a peça avariada é o sensor de TPS. De alguma forma ele passava uma informação incorreta para o módulo que, por sua vez, comparava a leitura com o MAP e, como não eram equivalentes, acusava este último como danificado, quando na verdade não o era. Ao trocar o TPS o defeito deixou de existir.

Chevrolet MerivaBobina da GM Meriva flex com GNV derretia 
O reparador Alexandre postou este problema em nosso Fórum em busca de ajuda e, quando conseguiu solucionar a falha, contou aos outros profissionais o que havia feito
Veículo: GM Meriva 1.4 2009 com GNV 
Defeito: Parte superior da bobina de ignição derretia
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo para mim em um guincho alegando que o motor do carro não estava mais pegando no GNV e na gasolina falhava muito. Abri o capô e já vi que a bobina estava derretida. Substituí a peça e tentei dar uma nova partida, o carro pegou mais falhava muito e notei que somente os cilindros 2 e 3 funcionavam e em seguida a bobina começou a esquentar até um ponto que começou a sair fumaça e derreteu novamente. Retirei a nova peça danificada e fiz a leitura do sistema com scanner e este apontou falha na bobina.
Solução: Ao conferir como estava as condições dos componentes do sistema GNV, verifiquei que o chicote estava derretido também. Substituí ele e dei uma nova partida, mas o carro pegou falhando bastante ainda. Continuando os testes descobri que a caixinha emuladora do GNV estava em curto. Substituí a peça e fiz novo teste com bobina nova e o defeito foi solucionado.

Volkswagen VoyageMotor do VW Voyage 2010 não passava de 3.000rpm
O reparador Rodrigo enfrentava este defeito e descobriu como solucioná-lo após publicar sua dúvida no Fórum
Veículo: VW Voyage 1.0 8V 2010
Defeito: Acendia a luz de injeção no painel e o motor não passava dos 3.000rpm
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo para minha oficina reclamando que o motor do seu carro havia apresentado queda de potência. Testei o veículo e notei que a luz de injeção estava acesa no painel e o motor não passava dos 3.000rpm. Em caráter de teste, decidi substituir o TBI e conferir as condições dos chicotes do mesmo e do sensor de posição do virabrequim, mas eles estavam ok e o motor continuava a apresentar a avaria. Conferi também o ponto da correia dentada e ela também estava com bom funcionamento. Ao acessar o sistema com um scanner, este apontou falha P0322 referente ao sensor de posição do virabrequim, mas como antes havia conferido apenas o chicote deste, verifiquei como estava a peça, mas ela estava com bom funcionamento também.
Solução: Ao conferir os demais sensores do sistema, descobri que o sensor de posição do volante do motor estava deslocado, causando erro na leitura e envio de sinal para a ECU. Ao corrigir este erro, o defeito foi solucionado.