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Melhores do Fórum – Janeiro de 2015


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de janeiro:

Por: Da Redação - 19 de janeiro de 2015

Chevrolet Celta 1.0 8V 2010Chevrolet Celta 1.0 8V 2010 – motor não funciona
Veículo: Chevrolet Celta 1.0 8V 2010
Defeito: reparador relata que veículo chegou à oficina guinchado, sem apresentar centelhas nas velas e sem tensão na bomba de combustível. Proprietário disse que defeito apareceu subitamente: estacionou o veículo na rua e quando voltou já não ligava mais. Após realizar testes habituais, nada que pudesse causar o problema foi encontrado pelo reparador.
Diagnóstico: foram realizados diversos testes na parte elétrica do veículo, incluindo: bobina de ignição, sensor de rotação, bomba de combustível, linhas 15 e 30 e os aterramentos.
Solução: após muito analisar o veículo, reparador encontrou a causa do defeito: o suporte de fusíveis localizado sobre a bateria estava com a fixação comprometida, de modo que o fusível responsável pela proteção elétrica do módulo resvalou no capô, provocando um curto-circuito e rompimento.

Chevrolet S-10 V6

Chevrolet S-10 V6 – Sincronização dos comandos de válvulas 
Veículo: Chevrolet S-10 V6
Defeito: reparador relata que após efetuar um serviço no qual foi necessária a desmontagem do motor, surgiram dúvidas quanto ao procedimento correto de sincronização das válvulas. Além disso, porcas dos balancins perdiam o aperto após algum tempo de funcionamento do motor.
Diagnóstico: durante a desmontagem, reparador não se atentou às marcas de referência, e no processo de montagem isso gerou um grande contratempo, visto que havia duas marcas passíveis de serem utilizadas. Reparador diz ter feito o motor funcionar através de sincronização feita usando o primeiro cilindro como referência, todavia, restavam dúvidas quanto à correção deste procedimento. Além disso, as porcas dos balancins, segundo o reparador, soltavam após alguns minutos de funcionamentos, mesmo com a utilização de cola trava-rosca.
Solução: após expor o problema enfrentado no nosso fórum, reparado recebe auxílio de outros profissionais com informações precisas sobre a marcação correta a ser seguida na sincronização deste motor. Quanto às porcas que se soltavam, o problema foi solucionado ao substituí-las por novas, pois são porcas travantes descartáveis.

Fiat Palio Fire 1.0 2004Fiat Palio Fire 1.0 2004 – motor apresenta dificuldade na partida de forma intermitente
Veículo: Fiat Palio Fire 1.0 2004
Defeito: veículo não apresenta defeito durante testes realizados pelo reparador, contudo, proprietário diz que às vezes simplesmente o motor não entra em funcionamento, e volta a funcionar algum tempo depois. Único registro eletrônico armazenado pelo módulo é referente a falha na sonda lambda (P. 013)
Diagnóstico: após interação com outros profissionais no fórum do jornal Oficina Brasil, reparador efetua diversos testes a fim de localizar a causa do problema.
Solução: tendo em vista que os testes não apontaram a causa do problema, reparador decidiu efetuar a troca da sonda lambda, e, surpreendentemente, o problema deixou de se manifestar.

Volkswagen Gol 1997 1.0 16V

Volkswagen Gol 1997 1.0 16V – queima recorrente da bobina de ignição
Veículo: Volkswagen Gol 1997 1.0 16V
Defeito: reparador relata que veículo chegou à oficina guinchado por conta do problema na bobina, porém, a nova bobina instalada também queimou após poucas horas de funcionamento. Ele então realizou testes nos demais componentes do sistema de ignição, além de conferir a eficiência do aterramento; como tudo parecia estar em ordem, instalou uma terceira bobina, dessa vez original, que também queimou em pouco tempo.
Diagnóstico: após discussão com diversos colegas de profissão no fórum do jornal Oficina Brasil, diversas hipóteses foram levantadas, a maioria relacionada ao aterramento e ao módulo de controle da injeção eletrônica.
Solução: mesmo após insistir na possibilidade de aterramento ineficiente, reparador não obteve êxito na solução do problema, que só foi possível após a substituição do módulo de injeção eletrônica.

Chevrolet Astra 2005 2.0 8VChevrolet Astra 2005 2.0 8V – Motor não entra em funcionamento
Veículo: Chevrolet Astra 2005 2.0 8V
Defeito: Veículo chegou à oficina guinchado e reparador ouviu do cliente que o carro estava funcionando normalmente, até que um dia pela manhã simplesmente não foi mais possível dar a partida no motor. Reparador efetuou os testes triviais, como o do comutador (que inclusive foi substituído), dos relês e do motor de arranque, que, quando acionado diretamente através de uma chave de fenda colocada entre os bornes corretos, gira normalmente, mas motor não entra em funcionamento. Profissional ressalta que após deixar a bateria desligada por cinco minutos ou mais, é possível dar a partida normalmente, contudo, ao desligar o motor, defeito volta a aparecer, impossibilitando uma nova partida.
Diagnóstico: após relatar o problema no fórum do jornal Oficina Brasil, reparador recebe ajuda de outros reparadores que creem na possibilidade de problemas com o imobilizador do veículo. Porém, após diversos testes sugeridos pelos colegas de profissão, não foi possível associar o problema ao sistema imobilizador. Também de acordo com o reparador, havia a falha P0560 armazenada na memória do módulo. Esta falha indica instabilidade na tensão da bateria, que foi substituída por uma nova, sem, contudo, resolver o problema principal.
Solução: depois de muito procurar pela causa do problema, reparador efetua a troca do módulo de controle da injeção eletrônica, e finalmente o veículo volta a funcionar corretamente.

Ford Fiesta 1997

Ford Fiesta 1997 com motor Endura – após curto-circuito, veículo deixa de funcionar
Veículo: Ford Fiesta Rocam 1997
Defeito: durante um serviço realizado no cofre do motor, funcionário acidentalmente causa um curto-circuito em chicote sobre o coletor de admissão, provocando a queima de dois fusíveis. Porém, mesmo após substituí-los e reparar a fiação danificada, o defeito se manteve: ausência de pulsos nas velas, nos bicos injetores e falta de tensão na bomba de combustível. 
Diagnóstico: em discussão com outros profissionais realizada no nosso fórum do jornal Oficina Brasil, reparador é alertado por outros profissionais que o curto-circuito pode ter danificado o módulo de controle da injeção eletrônica.
Solução: após eliminar todas as outras possibilidades, reparador efetua a troca do módulo de controle e o veículo passa a funcionar normalmente.