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Melhores do Fórum - Agosto de 2014


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de agosto:

Por: Da Redação - 11 de agosto de 2014

Fiat Tempra 16V 1997Fiat Tempra 16v 1997 não dava partida

Ao restaurar o veículo, o reparador Marcus lahoz não conseguia resolver este problema com a partida do motor, mas com a colaboração de outros reparadores no fórum, solucionou o caso.

Veículo: Fiat Tempra 2.0 16V 1997
Defeito: Motor não dava partida
Diagnóstico: Após o cliente trazer o veículo para que eu realizasse uma restauração completa, ao tentar dar partida no motor, mesmo com todos os sistemas checados e reparados, este não pega. Porém, quando colocamos desengripante no TBI, este funciona por alguns segundos, mas em seguida morre, indicando que há centelhamento, mas que não há alimentação de combustível. Testei a bomba de combustível direto na alimentação e esta funcionou normalmente, me deixando desconfiado que o problema estava em seu respectivo relé. Ao testá-lo, este também estava ok.
Solução: Ao reconferir as condições dos chicotes do veículo, detectei que havia um fio rompido que era responsável por ligar a bomba de combustível.
Ao corrigir este problema, a falha não voltou a ocorrer.

Renault Clio 1.0Renault Clio 1.0 16V apresentava irregularidades na injeção de combustível

O reparador Thiago Silva Souza estava com dificuldades para encontrar a solução para esta falha e publicou o caso em nosso fórum.

Veículo: Renault Clio 1.0 16V 2001
Defeito: falhas na injeção
Diagnóstico: O veículo apresentava um tempo de injeção ‘maluco’, principalmente na troca de marchas, no qual ele subia a rotação sozinho quando pisávamos na embreagem. Durante o diagnóstico, identifiquei um problema no sensor de temperatura, ele enviava um sinal de referência de 5V com o chicote desconectado e, ao conectá-lo, esse sinal caía pra 1.5V. Como resultado, a central não entendia a temperatura que o motor estava e deixava a injeção desregulada. Já troquei este sensor de temperatura, mas o defeito permanecia igual.
Solução: Após trocar o sensor de temperatura, a válvula cânister e dar um reset na ECU, o defeito foi solucionado.

Fiat Uno WayFiat Uno Way 2010 não dava partida

O reparador Jerry teve dificuldades para solucionar este caso, mas após a ajuda de outros reparadores do fórum, encontrou a solução.

Veículo: Fiat Uno Way 2010
Defeito: não dava partida
Diagnóstico: Estive com um uno way 2010, sistema IAW4CF, e o veículo não pegava. Quando era dada a partida no motor, o relé de bomba de combustível e de partida a frio ficavam ligando e desligando. O relé de bomba também é responsável por alimentar os bicos injetores e bobina de ignição. Foram substituídas as velas e cabos de velas, bobina de ignição, sensor de rotação e de fase e UCE. Cheguei a desligar o alarme e testar, mas mesmo assim o defeito permanecia.
Solução: Após quebrar um pouco a cabeça e ler algumas dicas aqui no fórum, resolvi substituir o motor de partida e, ao testar o veículo, o defeito desapareceu. Fui pesquisar qual era a causa da falha no componente e descobri que este estava gerando um campo magnético que interferia no funcionamento dos sensores de rotação e fase do veículo.

Hyundai TucsonHyundai Tucson estava com barulho no motor

O reparador Aquilice descobriu a solução para esta falha e dividiu a solução com os demais reparadores do fórum.

Veículo: Hyundai Tucson 2011
Defeito: barulhos no motor
Diagnóstico: O cliente trouxe este veículo a minha oficina reclamando que, de repente, o veículo começou a apresentar barulho no motor. Ao analisar o veículo, vi que este estava com apenas 60.000km rodados e o tal ruído era de batidas de tuchos, deixando o motor com um ruído semelhante ao de um motor diesel e ocorria tanto com motor frio, quanto com o motor quente, alternando algumas vezes. O proprietário estava desesperado e em outras três oficinas que havia passado, haviam lhe indicado a retífica do cabeçote.
Solução: Apenas substituí o óleo do motor por um 5W30 e troquei o filtro de óleo por um genuíno da Hyundai. Por experiência própria, notei que não adianta colocar outro, pois os problemas só ocorrem quando são utilizados outros do mercado paralelo. 

Fiat Palio Fire 2001Motor do Fiat Palio Fire 2001 estava com funcionamento irregular

O reparador Idevaldo publicou em nosso fórum este problema e, após algumas dicas, conseguiu resolver a falha.

Veículo: Fiat Palio Fire 1.0 8V 2001
Defeito: Após ter a instalação elétrica substituída, o motor não acelerava mais.
Diagnóstico: Ao substituir chicote elétrico, o cliente rodou  com o carro durante o dia, porém ao ligá-lo à noite para sair, as luzes acenderam todas e a bateria descarregou. Ao conferir o motivo, verifiquei que o alternador do veículo estava danificado e necessitou de reparo. Após efetuado novo teste, o motor não acelerava mais e a luz de injeção não acendia no painel.
Solução: Após analisar outros sistemas do veículo, verifiquei que o catalisador esta entupido. Ao substituí-lo, o defeito sumiu.

  

 

Peugeot 207 1.4

Peugeot 207 1.4 acendia a luz STOP no painel em curvas para a direita

O reparador Rudá Bragança Bittencourt esteve com um problema neste veículo e, com a ajuda de outros profissionais do fórum, encontrou a solução para a falha.

Veículo: Peugeot 207 1.4 2007
Defeito: Acendimento da luz STOP no painel
Diagnóstico: Em curvas acentuadas para a direita, a luz do freio de mão e a luz STOP acendiam no painel. Conferi no scanner se havia algum código de falhas registrado, mas nada foi encontrado. Busquei então verificar se havia aterramentos frouxos, mas tudo estava correto.
Solução: Após receber dicas de outros usuários do fórum, estes me orientaram a verificar o nível do fluido de freio no reservatório, além de conferir o nível do desgaste das pastilhas e lonas. Ao analisar, verifiquei que estas não estavam muito desgastadas, mas o nível do fluido estava bem baixo. Ao completá-lo e realizar novos testes, o defeito desapareceu.

VW Golf 2008VW Golf 2008 apresentava falha no sistema de A/C

O reparador Arilo Leal esteve com esse problema no veículo e, com a ajuda de outros técnicos do fórum, solucionou a falha.

Veículo: VW Golf 2008
Defeito: Eletroventilador ficava ligado permanentemente e compressor do ar-condicionado não funcionava.
Diagnóstico: O veículo estava com o eletroventilador ligado na velocidade 1 e o compressor do ar condicionado também não acionava. Testei o relé que fica abaixo da bateria e, inclusive, o substituí, mas o defeito permanecia. Durante o processo, detectei que havia um fusível queimado e, ao substituí-lo, sanei o problema do eletroventilador, mas o compressor continuava sem funcionar. 
Solução: Analisando o compressor em bancada, descobri que a bobina da embreagem eletromagnética estava em curto. Ao substituí-la, o defeito foi sanado.