Notícias
Vídeos

Hilux 2012 com problemas no controle de estabilidade


Saiba como solucionar o problema da Hilux

Por: Da Redação - 18 de julho de 2017

Defeito: Toyota Hilux SRV 3.0 diesel foi trazida para a oficina com algumas luzes do painel acesas- ABS, ESP, VCS.

Diagnóstico: Este veículo passou por situações extremas antes de chegar na oficina, pois aparentava ter sido capotado ou sofreu uma colisão bastante grave. O cliente alegou que pegou o carro como parte de uma dívida e também informou que teve um problema no rolamento da roda traseira que destruiu o diferencial, que foi trocado em um ferro velho e o padrão do serviço foi muito duvidoso.

Fazendo a leitura dos códigos de falhas foi possível verificar que apenas uma roda dianteira apresentava o sinal do sensor do ABS. O lado que não apresentava leitura estava com o cubo da roda danificado e o sensor do ABS também.

O chicote que liga os sensores do ABS traseiro estava rompido e foi substituído e todos os sensores começaram a enviar o sinal indicando o funcionamento correto do ABS.

Depois de todo trabalho realizado, as luzes no painel continuavam acesas indicando o código de falha U0123 – perda de comunicação com o módulo do sensor de aceleração lateral.

Na tentativa de localizar o sensor de aceleração lateral, foi removido o console central que reveste a área próximo à alavanca do câmbio mas nada foi encontrado. Nesta situação é bom pedir um socorro no Fórum, que de imediato se prontifica a ajudar.

Solução: Pesquisas realizadas pela internet indicavam que o sensor de aceleração lateral fica na parte interna do veículo na região próxima ao console central, diferente de uma sugestão que foi dada indicando que fica na coluna de direção. Na coluna de direção fica o sensor de ângulo.

Já que desistir não é parte do trabalho, continuou a desmontagem removendo os bancos dianteiros e o carpete e a surpresa; apareceu um conector de 6 pinos e 4 fios mas estava vazio e agora fica a dúvida; será que é aqui que vai o sensor?

No dia seguinte foi possível comprar um sensor e após a instalação que fica debaixo do banco dianteiro do passageiro, os códigos de avarias foram apagados e o carro voltou a funcionar sem apresentar falhas.

Reproduzo aqui dois diálogos do Fórum que nos motiva a acreditar no potencial de cada reparador espalhado em cada região do nosso país:

“Gosto de navegar pelo Fórum e ver colegas de alto nível em busca constante de informações e trocas de ideias, isso nos faz crescer como seres humanos que também solidarizam com os outros, PARABÉNS continuem assim.

“Parabéns amigo pelo diagnóstico, conhecimento profissional para todos, essa é a ideia dessa grande comunidade de reparadores mecatrônicos, valeu.”