Notícias
Vídeos

Gol G2 1.8 Motor AP sem positivo nos relés


Participantes do Fórum sugeriram focar em alguns pontos, começando uma checagem baseada no esquema elétrico do veículo desde a alimentação inicial do sistema

Por: Da Redação - 24 de fevereiro de 2017

Defeito: Veículo equipado com sistema monoponto ECC IV não apresentava sinal positivo nos relés de potência (verde), bomba de combustível (preto) e também no distribuidor. Reparador checou toda a fiação e fusíveis, mas estavam todos em ordem. 


Diagnóstico:
Participantes do Fórum sugeriram focar em alguns pontos, começando uma checagem baseada no esquema elétrico do veículo desde a alimentação inicial do sistema, passando pelas linhas 30 e 15, caixa de fusíveis, terminais da bateria, e até mesmo os fusíveis, que em alguns casos apresentam isolamento nos conectores.  

Solução: Ao concentrar as atenções nos itens sugeridos, reparador chegou rapidamente à origem do problema, que era simples, mas provocado anteriormente por outro técnico de instalação de som, que inadvertidamente interrompeu a alimentação dos relés, e o chicote repleto de emendas equivocadas e ligações incorretas camuflava o problema. Outros erros constatados foram a utilização de fusíveis com a resistência incompatível conforme o esquema elétrico, e danos causados ao chicote e alguns conectores. Desfeita a desastrosa instalação do som e efetuados os devidos reparos, o veículo voltou a funcionar normalmente.