Direto do Fórum - Da Redação

Ford Focus 2012 falha na sonda lambda

Saiba como solucionar o problema do Focus

Ford Focus 2012

Defeito: Focus ano 2012 com motor Sigma 1.6 16 válvulas com a luz da injeção acesa indicando falha na sonda lambda sensor Nº1, que é a sonda que fica antes do catalisador.

Diagnóstico: Quando o carro é ligado e o motor ainda está na fase fria, a sonda lambda começa a funcionar mas depois que aquece ela fica travada em 459 milivolts e o motor começa falhar quando acelera. Na tentativa de resolver o problema, a sonda foi trocada por outra da marca NTK mas o defeito continuava presente.

Por sugestão dos colegas do Fórum foi solicitado que verificasse todo sistema de injeção para encontrar outras causas que poderiam estar gerando o defeito e também não esquecer de verificar a qualidade do combustível. Podemos verificar que a turma está ligeira com o combustível.

Quando surgem códigos de falhas indicando a sonda lambda, é comum buscar a causa em outros componentes porque a sonda sofre todo tipo de avarias provocado pelo sistema de ignição, injeção, escapamento, entrada de ar e para afirmar que o defeito está realmente na sonda é preciso ter todas as confirmações de que o defeito está nela para tomar a decisão de trocar.

Solução: na mecânica ninguém trabalha sem um martelo por perto e na elétrica e eletrônica o multímetro é o melhor companheiro para ajudar encontrar os defeitos. Utilizando esta ferramenta (não é o martelo) foi possível verificar que faltava o negativo no fio cinza da sonda e este negativo vem do módulo da injeção.

Para comprovar o defeito, foi introduzido um negativo direto da estrutura do carro ao fio cinza da sonda e ela voltou a funcionar. Isso indica que o defeito poderia estar nos fios do chicote ou no módulo da injeção.

O módulo foi enviado para um especialista e foi constatado que estava com defeito provocando o corte de envio do negativo para a sonda lambda.

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