Notícias
Vídeos

Fiat Palio 2012 com problemas no sistema ABS


Quando o veículo atingia a velocidade aproximada de 80 km/h, a luz de aviso do ABS acendia no painel e acusava erro de comparação de sinal em um ou mais sensores

Por: Da Redação - 11 de agosto de 2016

Defeito: Quando o veículo atingia a velocidade aproximada de 80 km/h, a luz de aviso do ABS acendia no painel e acusava erro de comparação de sinal em um ou mais sensores.

Diagnóstico: Reparador trocou sensores e rolamentos, e testou uma central nova, mas não solucionou o problema. No teste com a central nova, acusava sinal inválido. Trocando ideias no Fórum, diversas causas possíveis foram listadas, como rolamento com pista imantada patinando; rolamentos de roda incompatíveis (aplicação errada); rolamentos de roda importados com aplicação correta (ano e modelo do carro) mas com diferenças de leitura; pneus com medidas ou nível de desgaste diferente que causam variação de velocidade entre eles; problema de mau contato em chicote ou conectores.

Solução: Após checar detalhadamente cada item sugerido, reparador constatou que o rolamento da roda dianteira direita tinha uma deformação mínima, quase imperceptível na pista de rolamento, e por precaução resolveu trocá-la. A substituição se mostrou correta e eliminou a interferência no sistema ABS.