Notícias
Vídeos

Fiat Palio 1.6 1998 com defeito misterioso


Saiba qual o procedimento utilizado pelo reparador para resolver o problema do Palio

Por: Da Redação - 15 de maio de 2018

Defeito: Fiat Palio 1998 foi adquirido no leilão e aparentemente estava em ótimo estado de conservação. Na mesma semana foi encaminhado para a oficina com o proposito de realizar a revisão geral dos componentes normais de desgastes (correia, óleo, filtros, velas etc). Após alguns meses o carro começou a demonstrar falha intermitente nas partidas.

Diagnostico: Ao leva-lo para a oficina, foram realizados testes detalhados em toda parte de ignição e foi constatado problema no rele duplo. Ao trocar o componente, o defeito sumiu, porém, após um mês o defeito retornou. Foi passado o scanner e nenhum código foi apresentado.

Após essas ações, o reparador recorreu ao Fórum Oficina Brasil.

A primeira recomendação dos colegas do Fórum foi substituir o módulo da chave para descobrir se este era o defeito principal, ao troca-lo o carro se manteve estável em todas as partidas. Portanto, o problema aparentemente estava resolvido.

Continuando a saga, depois de seis meses realizando apenas as revisões básicas, o veiculo retornou a oficina no reboque sem sinal de partida.

O reparador iniciou os testes verificando as velas e a bomba de combustível, e nada fora dos padrões foi detectado.

Ao tentar dar partida, foi descoberto por meio do osciloscópio que o sensor de rotação apresentava defeito no sinal. Ao substitui-lo o carro pegou, mas morria segundos depois. Ao lembrar-se do histórico do veiculo, resolveu trocar mais uma vez o rele duplo de ignição para teste, e o carro funcionou perfeitamente. Mas no dia seguinte, ao amanhecer o carro ficou com os comandos descontrolados, ar condicionado ligando sozinho, funcionamento irregular e marcha lenta oscilante. Foi realizada a busca de defeitos mais uma vez no scanner, mas nenhuma falha foi constada.

Solução: Quando as chances estavam se esgotando, a oficina recebeu um veiculo do mesmo ano e modelo e tiveram a ideia de substituir o módulo de injeção. Feito isso, o carro ligou normalmente e não registrou nenhuma avaria no scanner, portanto, concluiu o diagnostico comprando um módulo novo.

O carro foi entregue ao cliente, que se mostrou satisfeito pelo carro não demostrar mais nenhuma falha.