Notícias
Vídeos

Fera do Fórum: Luiz Carlos Taques


Criado em 2009, o Fórum do jornal Oficina Brasil foi concebido como uma “mídia social” , hoje registra 110 mil seguidores e acumula mais de 150 mil postagens que formam o mais completo passo a passo de solução de problemas difíceis apresentados e resolvidos de forma colaborativa, assim nada melhor do que conhecer quem são os principais atores desta útil e cada vez mais popular ferramenta de trabal

Por: Da Redação - 22 de setembro de 2016

Luiz Carlos Taques é um profissional da reparação independente que tem 28 anos de experiência no segmento e tudo começou quando Taques tinha apenas 19 anos de idade. “Eu comecei como lavador de rolamentos de cubo de roda de veículos pesados (diesel) e só depois me passaram para ajudante de eletricista”, relembra o reparador que é conhecido no Fórum como Chipreset. “Foi assim que eu me apaixonei pela elétrica automotiva e de lá para cá eu vim me aprimorando, fazendo cursos de injeção eletrônica e já parti, inclusive, para a área de reparo de módulos”, comenta Luiz Carlos Taques.

Luiz Carlos Taques

“Fera” do Fórum: Luiz Carlos Taques
Nickname: Chipreset
Entrou: 2014
Número de posts: 239
Número de posts no último ano: 113
Oficina: Gomes Centro Automotivo (PR)

O primeiro emprego de Taques na área foi na oficina de Alceu Auer, em Piraí do Sul, interior do Paraná. “Eu vivia trabalhando pelas serrarias na cidade pequena e ele me deu a oportunidade de trabalhar na oficina dele. Aí eu me apaixonei pela profissão e desde então eu não larguei mais”, relembra Luiz Carlos, hoje com 47 anos. “Ele me chamou para ser ajudante e foi me ensinando tudo o que sabia de elétrica embarcada, desde caminhões a veículos leves, fiquei longos anos lá. Só depois que eu comecei a ‘andar com as próprias pernas’, mas o aprendizado no dia a dia lá foi fundamental”, explica Taques,.

O reparador cursou um dos primeiros treinamentos de injeção eletrônica no Brasil: “quando eu vi os Volkswagen Gol GTi chegando por aqui, percebi que seria necessário fazer cursos de injeção eletrônica. Aí em 1997 eu comecei a estudar o tema e até hoje ainda faço cursos de novas tecnologias”, comenta o reparador.

Quando deixou a oficina de Alceu Auer, no interior do estado, Taques foi trabalhar na empresa de João Silva, a Auto Elétrica MA da Silva. “Eu já sabia mexer com tranquilidade nas partes elétricas de caminhões e carros e foi um passo enorme quando parti para a eletrônica”, fala.

Chipreset fez curso de reparo de módulos e de imobilizadores em 2009. Logo depois de deixar a Auto Elétrica MA, Taques foi trabalhar na Valcar Bosch e lá permaneceu até 2013, quando mudou para o atual emprego, na Gomes Centro Automotivo. O reparador já está no Fórum desde o começo, mas seu último cadastro é de 2014. 

“Conheci o Fórum porque precisava resolver um problema: havia um Chevrolet Vectra que não estabilizava a marcha lenta. E só depois de pesquisar e pedir ajuda no site de colaboração que eu consegui resolver e descobri que era um problema no fluxo de ar. Só consegui por causa da ajuda dos colegas”, relembra o profissional. Chipreset comenta: “a maior parte do tempo eu fiquei apenas como leitor, no Fórum. Mas aí eu me interessei pelos assuntos e comecei a passar dicas, estabeleci amizade com alguns participantes, como o Chicobice, e hoje eu colaboro bastante com o pessoal”.

“O Fórum Oficina Brasil é uma ferramenta de trabalho, sem ela nós não conseguiríamos resolver esses ‘abacaxis’ do dia a dia na oficina”, evidencia Taques, que entra no site diariamente. “Eu só não entro quando há muito trabalho na oficina. Inclusive tenho uma dica de um BMW 320i que preciso passar para o pessoal mas ainda não consegui”, diz Luiz Carlos.

“A gente não é tão burro, para não ter nada a ensinar e também não somos tão sábios, para não ter o que aprender. Por isso, o profissional que ainda não faz parte deve se inscrever para aprender e também para facilitar os diagnósticos no dia a dia”, finaliza Chipreset.