Notícias
Vídeos

Fera do Fórum: Heleno Fernandes


Do mundo virtual para a vida real: conheça os profissionais que mais atuam no Fórum Oficina Brasil

Por: Da Redação - 17 de agosto de 2016

Oprofissional Heleno Fernandes, como ele mesmo se define, “já nasceu com graxa nas veias”. Fernandes relata: “desde a infância meus carrinhos de brinquedo já eram desmontados por mim, pois eu queria saber como era o funcionamento e como eram montados. Sempre fui muito curioso quando o tema é mecânica e elétrica, para mim estes temas são muito envolventes. Algumas vezes eu estragava os meus brinquedos de propósito só para poder consertar. Eu mesmo customizava as minhas bicicletas e desde cedo comecei a mexer com ferramentas. Foi assim que peguei gosto pela reparação.”

Heleno Fernandes

"FERA" DO FÓRUM: HELENO FERNANDES
Nickname: Heleno Fernandes
Entrou: 2012
Número de posts: 122
Número de posts no último ano: 113
Empresa: Vtech Centro Automotivo (MG)


Por causa desta paixão, Heleno Fernandes decidiu estudar: “cursei Técnico em Eletrônica no Centro Politécnico Polimig em 2002. Foi excelente, pois aprendi a utilizar o multímetro e osciloscópio, ferramentas extremamente importantes na manutenção automotiva atualmente”, afirma Fernandes.

O reparador, que afirma ter aprendido muito sobre reparação automotiva sozinho, conta que aprendeu muito com a internet: “pesquisas na internet, vídeos e material didático de montadoras me ajudaram muito. Mas somente isso não é suficiente, por isso me inscrevi no curso técnico em manutenção automotiva no Senai-Horto, em Belo Horizonte, e me formei em dezembro de 2014”, relembra o profissional que diz não trabalhar por dinheiro. Heleno Fernandes gosta de ajudar os colegas do setor, tanto é que criou um canal no YouTube chamado “Minha Oficina Minha Vida”. “Claro que o dinheiro é muito importante, mas independentemente disso a reparação automotiva é a profissão que me proporciona prazer.”

Heleno Fernandes trabalha na Vtech Centro Automotivo, na qual é sócio de Edmar, mas foi com o pai que aprendeu os primeiros consertos. “Meu pai não foi mecânico profissional, mas ele mesmo fazia os reparos nos carros dele”, conta Fernandes. Depois disso, Heleno foi trabalhar na fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais.

Em 2012, devido a pesquisas realizadas na internet, Heleno Fernandes conheceu o jornal e o Fórum Oficina Brasil e afirma: “fui lá como estudante para tirar dúvidas e garanto que foi de grande importância, aprendi muito no Fórum.”

E foi por trabalhar na fábrica da Fiat que Heleno conseguiu ajudar muitos reparadores na página de colaboração: “carros da Fiat, até 2003, tinham problema crônico de aterramento. Um dos participantes estava com um Brava 2003 que apresentava um erro de ‘falso’ aquecimento. Mas o motor do veículo não estava superaquecendo. O participante, àquela altura, já havia trocado diversos componentes (bomba d’água, válvula termostática,  etc), e mesmo assim o ponteiro ainda não tinha voltado à posição de temperatura ideal. Orientei o colega reparador a retirar o cabo terra que é parafusado na carcaça da transmissão e realizar a limpeza com lixa para melhorar o contato. Resolveu na hora!”, afirma Heleno.

Fernandes entra no Fórum Oficina Brasil diariamente: “eu acompanho para responder, ajudar e aprender. O site é rico de informação técnica e para mim é uma ferramenta muito importante no dia a dia da oficina.”

Heleno, que entrou no site em 2012, garante: “o Fórum Oficina Brasil, sem dúvidas, é o mais completo dos fóruns de reparação de automóveis na internet. Além disso, oferece o Jornal Oficina Brasil com conteúdo amplo de informações técnicas e as novidades do mercado à medida em que elas vão surgindo.”