Notícias
Vídeos

Fera do Fórum: Emerson dos reis


“Administrar é difícil, consertar carro é mais fácil”

Por: Da Redação - 27 de outubro de 2016

Oprofissional Emerson dos Reis é conhecido no Fórum Oficina Brasil como Dr. Platinado e desde 2003 conhece o site de colaboração. Ou seja, ele já acompanha o Oficina Brasil há muito tempo, antes mesmo da reformulação que aconteceu em 2009, quando a maioria dos participantes entrou.

Ele começou a trabalhar quando tinha apenas 12 anos, mas não estava ligado à área automotiva. Em 2003, após começar a trabalhar com transporte de cargas que ele fazia em cima de uma motocicleta, Dr. Platinado começou a fazer manutenção na própria moto e em outras: “eu fazia entregas e trabalhava com reparo de motos durante o final de semana. Eu fazia a manutenção na minha casa”, relembra o reparador.

“Fera” do Fórum: Emerson dos Reis
Nickname: Dr. Platinado
Entrou: 2009
Número de posts: 789
Número de posts no último ano: 100
Oficina: Centro de Diagnóstico Flex Fuel (SP)

Aí surgiu uma dificuldade que, à época, era novidade: injeção eletrônica. “Eu peguei uma moto ‘injetada’ para consertar e aquilo me despertou o interesse para a injeção eletrônica. Isso aconteceu em meados de 2003, na Instituição Dom Bosco”, conta o profissional. Foi assim que surgiu a necessidade de estudar sobre o assunto: “fui fazer um curso  gratuito sobre o tema, chamado Mecânica e Injeção Eletrônica, para consertar as motocicletas”, diz Emerson. Por conta da falta de opção para cursar “injeção eletrônica” voltado para motocicletas, Emerson dos Reis foi obrigado a fazer o curso voltado para automóveis. Foi aí que sua vida mudou. “Eu  fui fazer o curso de carro e achei mais fácil e lucrativo. Foi nesse momento que eu mudei de ramo, porque a procura por profissionais para mexer com injeção eletrônica era muito grande”, relata o Dr. Platinado.

Em 2004, pouco tempo depois de começar o referido curso, Emerson já estava trabalhando no Centro Automotivo Miltão, em Cidade Tiradentes, bairro da zona leste de São Paulo. Ficou lá até 2012.

E foi nessa época que Emerson dos Reis conheceu o Jornal: “o professor do curso em Itaquera nos falou para fazermos o cadastro no Oficina Brasil para recebermos o jornal e para entrarmos no Fórum”, lembra.

Em 2012 o Dr. Platinado resolveu abrir a própria Oficina, chamada Centro de Diagnóstico Flex Fuel: “surgiu a oportunidade de eu ter a minha oficina independente. Eu já estava elaborando isso há um bom tempo, pois já havia comprado scanner e ferramentas. Pelo fato de eu trabalhar de domindo a domingo e com muitos carros no Centro Automotivo Miltão, eu percebi que minha saúde estava ‘indo embora’. Aí decidi trabalhar sozinho, com fluxo menor de carros. Assim a minha saúde ‘dura mais’ ”, alegou o reparador.

Ao passar de funcionário para empreendedor Emerson dos Reis sentiu a dificuldade: “é mais difícil administrar. Arrumar carro é bem mais fácil. Colocar as contas em dia e ter lucro é complexo. Ainda estou aprendendo”, confessa o profissional.

Ao começar a compartilhar os conhecimentos e a pesquisar no site de colaboração, Emerson dos Reis afirma que fez muitas amizades no Fórum: “como tinha muita informação e eu tinha a necessidade de aprender, tanto no Fórum quanto no jornal, eu não perdi a oportunidade. Conheci muitos reparadores e troquei muita experiência, o que é ótimo no início de carreira. Era difícil, logo no início, ter acesso à internet. Mas eu acessava a internet discada e mesmo de madrugada aproveitava para estudar no Fórum.”

De acordo com o Dr. Platinado, metade do seu conhecimento provém do Fórum Oficina Brasil. Ele afirma: “quem entrar no site e estiver em início de carreira deve se dedicar ao menos três horas por dia e ler o Fórum e o jornal diariamente”, finaliza o reparador.