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Direto do Fórum - Novembro de 2015


DO MUNDO VIRTUAL PARA A VIDA REAL: CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE MAIS ATUAM NO FÓRUM OFICINA BRASIL Criando em 2009 o Fórum do jornal Oficina Brasil foi concebido como uma “mídia social” e hoje registra 110 mil seguidores e acumula mais de 150 mil postagens que formam a mais completo passo a passo de solução de problemas difíceis apresentados e resolvidos de forma colaborativa, assim nada melhor d

Por: Da redação - 18 de novembro de 2015

DO MUNDO VIRTUAL PARA A VIDA REAL: CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE MAIS ATUAM NO FÓRUM OFICINA BRASIL

Criando em 2009 o Fórum do jornal Oficina Brasil foi concebido como uma “mídia social” e hoje registra 110 mil seguidores e acumula mais de 150 mil postagens que formam a mais completo passo a passo de solução de problemas difíceis apresentados e resolvidos de forma colaborativa, assim nada melhor do que conhecer quem são os principais atores desta útil e cada vez mais popular ferramenta de trabalho do reparador brasileiro. #JUNTOSRESOLVEMOS!

Muitos já qualificaram o Fórum do Jornal Oficina Brasil como a “Wikipedia” do segmento da reparação em uma alusão a primeira e mais popular enciclopédia “colaborativa” da internet mundial. Com 151.310 postagens desde o seu início, em 2009, o site “de ajuda” cumpre seu papel graças à fundamental contribuição de seus comprometidos participantes.

Com 110 mil seguidores e mais 11.100 inscritos, o Fórum Oficina Brasil faz parte do dia a dia dos reparadores independentes no país. A cada 24 horas são dezenas de postagens apresentando dúvidas e problemas técnicos enfrentados pelos profissionais de Norte a Sul deste Brasil. E, graças aos participantes com capacitação e conhecimentos acima da média, a maioria dos defeitos encontra solução na base da cooperação.

Como o fórum é construído por “pessoas”, nada mais justo do que apresentar a “comunidade” da mídia impressa do Jornal Oficina Brasil, mais de 60 mil profissionais, àqueles homens que dedicam sua vida a esta profissão apaixonante e ainda encontram tempo, motivação e disposição para ajudar seus colegas. 

Assim, a partir deste mês, apresentaremos o perfil dos principais participantes do Fórum Oficina Brasil. Os critérios de indicação são muito transparentes e dependem da avaliação direta do número de interferências e qualidade destas participações em 2015.

Nesta edição apresentamos os dois mais destacados colaboradores: Francisco Parizzi Obice e Claudemir Diaz, identificados no Fórum como “Chicobice” e “Diaz”, respectivamente. Os comentários deste ano de Chicobice e Diaz, somados, já somam mais 1.905 postagens até o fechamento de setembro, quando foi feito o levantamento.

Como dissemos, nesta nova seção o jornal Oficina Brasil vai homenagear seus mais destacados usuários, porém há novidades também para toda a comunidade.

A primeira diz respeito a um novo portal que está sendo desenvolvido e vai brindar este destacado espaço com novas tecnologias que vão deixar o Fórum ainda mais dinâmico e com uma plataforma mais “amigável”.

Também está em desenvolvimento uma ferramanta específica para plataformas móveis do tipo “smartphones”, que são uma tendência hoje em dia.

Com estas novidades e somadas a percepção cada vez maior dos reparadores sobre a  utilidade desta ferramenta é fácil prever que a comunidade “#JUNTOSRESOLVEMOS” só deve aumentar nos próximos anos.

Também fica evidente, como mostramos nas páginas seguintes, como foi acertada a decisão do Grupo Oficina Brasil ao investir na integração das mídias impressa e online.

Num momento em que grupos de comunicação tem suas fórmulas tradicionais colocadas a prova pela “permeabilidade” das múltiplas plataformas  inclusive as mídias socias, o modelo desenvolvido pelo Grupo Oficina Brasil prova-se cada vez mais   efetivo no processo de mobilização de uma comunidade específica como a dos reparadores automotivos.

Segundo a diretoria do grupo Oficina Brasil a revolução que afeta a mídia de uma maneira geral, apresenta, mais oportunidades do que ameaças quando focamos na mídia segmentada.

“Desde antes da internet definia-mos nossa missão como “gestores de uma comunidade” certamente este conceito, agora consagrado pelo mundo online e mídias sociais, como já fazia parte de nosso DNA, acabou potencializando nossa capaciade de mobilização”, conclui o Diretor do Grupo Oficina Brasil, Cassio Hervé.

“FERA” DO FÓRUM: FRANCISCO OBICE

Nickname: Chicobic

Entrou: 2014

Número de posts: 1.181

Oficina: Irmão Centro Automotivo (PR)

Francisco Obice trabalha na oficina Irmão Centro Automotivo, na cidade de Toledo, no Paraná. Ele considera o Fórum Oficina Brasil uma ferramenta de trabalho, como se fosse seu “e trato com muito zelo”. Obice tenta chamar a atenção dos reparadores para a página: “sempre convido pessoas a compartilharem e participarem com seus conhecimentos”.

Identificado no Fórum pelo “nick” de “Chicobice”, o reparador iniciou no Fórum quando precisou de ajuda com um Chevrolet Corsa que tinha um erro no comando de válvulas e desde então não deixou de colaborar: “eu comecei no Fórum a partir do momento em que eu precisei resolver um problema de um cliente meu. Eu fiz o cadastro, achei interessante e comecei a participar”. Com 30 anos, Chicobice já fazia pesquisas na internet quando não conseguia resolver alguns casos, porém considera os mecanismos do Fórum mais eficientes e muito mais “humanos”.

O profissional afirma, com entusiasmo, que percebeu que a página precisava de mais participações e por essa razão resolveu, de forma altruísta, auxiliar outros reparadores: “na época que eu entrei eu senti que o Fórum tinha potencial para crescer, desde que cada um fizesse sua parte. Foi aí que comecei a atuar com mais intensidade e ajudar naquilo que eu podia. Eu sempre gostei de resolver problemas. A dificuldade de um reparador pode ser a mesma dos demais, e eu sempre quis ajudar a pensar numa solução, de onde muitos tiram proveito. Se aprende muito com isso”. Chicobice confessa que, ao pensar na resolução de alguns defeitos, aprende muito mais do que quando recebe suporte: “muitas coisas não chegam a acontecer na oficina em que eu trabalho, mas através do Fórum existem relatos de diversos casos. Assim a gente acaba adquirindo muito conhecimento”.

A riqueza cultural do Fórum fica evidente quando as participações aparecem de diversas partes do país: “são linguagens diferentes, conhecimentos distintos e formações também. É muito rica a troca de informações”. Portanto, para Chicobice o importante não é número de casos que resolveu através do Fórum, mas estar preparado para qualquer situação: “o legal é ter a possibilidade de receber um determinado caso na oficina e já saber como agir, porque eu já o vi no Fórum. De um ano para cá entraram muitos reparadores competentes e experientes. Todos eles trazem grande aprendizagem, principalmente sobre assuntos que as concessionárias não liberam. E muitas vezes as próprias concessionárias vêm pedir socorro por não saberem resolver os defeitos. Eu percebo que todos, principalmente os mais atuantes, são apaixonados pela profissão”. Para se manter informado, o reparador visita o site ao menos cinco vezes por semana.

Chicobice deixa um recado para os reparadores que ainda não fazem parte desta grande comunidade: “ainda há espaço para crescer, em importância e relevância, pois os desafios da mecânica não param. Contudo, é preciso deixar a zona de conforto e participar!”. Resume com entusiasmo esta nossa primeira “Fera do Forum” perfilada nesta série de reportagens.

“FERA” DO FÓRUM: CLAUDEMIR DIAZ

Nickname: Diaz

Entrou: 2015

Número de posts: 1.215

Oficina: Junior Carros (MG)

Já Claudemir Diaz, reparador e proprietário da Junior Carros, localizada na cidade de Contagem (MG), trabalhou durante 15 anos na Fiat Automóveis, mas sempre esteve em contato com a reparação independente porque o pai foi o primeiro da família a ingressar nesta carreira brilhante.

Em 2008 montou sua própria oficina e começou a participar Fórum Oficina Brasil em 2015. Segundo ele, ajudar os companheiros se tornou um “vício”. Sem dúvida é um “vício” que só traz benefícios, tanto para quem já foi ajudado por Diaz quanto para ele próprio, que se realiza nesta tarefa, como veremos a seguir. 

Diaz conhece o Jornal Oficina Brasil de longa data e sempre acompanhou as publicações: “sempre fui assinante do jornal, desde a época em que eu trabalhava em montadora. Gosto muito de todas as reportagens, pois elas são recheadas de dicas técnicas, informações importantes sobre a reparação dos veículos e atualização sobre tudo o que está acontecendo no nosso setor. Apesar disso, eu vi, ao entrar no fórum, que havia muitos reparadores com dificuldades e problemas sem solução. Aí o meu lado emocional falou alto: ‘eu vou começar a ajudar o pessoal com a informação que eu tenho!’. E assim comecei a dar sugestões, dicas e sempre fiz o máximo para ajudar até onde eu conhecia”. Para ajudar os colegas do site, Diaz contou com sua vasta experiência na área de pós-venda quando trabalho na montadora italiana

Por ter um espírito solidário, assim como a maioria dos inscritos no site, Diaz colabora com na resolução de defeitos de outros reparadores há muito tempo: “a minha trajetória na mecânica vem da minha família. Eu comecei muito cedo nessa profissão, passando por linha diesel, empilhadeiras, linha leve, passei por concessionárias em São Paulo e meu último trabalho como funcionário foi na Fiat Automóveis em Betim, na área de pós-vendas. Eu dava suporte à rede de concessionárias, por isso eu gosto de ajudar”, garantiu. 

Desde o momento que iniciou os trabalhos na página, o reparador afirma que não consegue mais parar: “o Fórum é viciante! Primeiro porque eu gosto de auxiliar com as informações que tenho e em segundo porque quero ver os casos resolvidos. Cada caso solucionado é uma alegria enorme para todos nós. E, consequentemente, eu estou sempre aprendendo. Além da minha oficina eu também ministro um curso de elétrica e falo com meus alunos sobre os casos do Fórum”, confirma.

Em sua oficina, Diaz atende a todos os tipos de clientes com diversos defeitos. Ele oferece serviços nas áreas de mecânica, elétrica, eletrônica e sua família já chegou à terceira geração de reparadores, pois o filho de Diaz também trabalha na oficina.

Mesmo com 48 anos de idade, Diaz afirma que sempre trabalhou com internet: “no trabalho que eu realizava na montadora eu tinha que catalogar vários defeitos e tudo isso já era feito, à época, com o suporte da internet. Então para mim não foi difícil conhecer e entrar no Fórum.

Na próxima edição traremos mais duas Feras do Fórum! Por isso, participe, o próximo perfilado pode ser você.

INTEGRAÇÃO ENTRE O PAPEL E O DIGITAL

 

Geralmente nas últimas páginas do Jornal Oficina Brasil localiza-se uma das editorias mais populares, a “Direto do Fórum”. Nessa seção de duas páginas reunimos em média os oito casos envolvendo consertos que exigiram mais empenho dos participantes do site.

Em verdade, se acompanhamos a forma como estes casos são editados, eles formam o que os americanos chamam de troubleshooting (“matando o problema” numa tradução livre). Isso consiste em um passo a passo, desde a descrição do sintoma, o registro de tudo o que foi sugerido e feito de forma colaborativa até a solução do problema.

Pois é este “acervo” que pode ser identificado por marca e modelo que vai compõem o que chamamos de “Wikipedia” da reparação. Já pelo ponto de vista da mídia o Grupo Oficina Brasil identifica nesta integração de meios digitais e impresso uma forma moderna e dinâmica de geração de conteúdo de forma colaborativa, pois são os próprios leitores do jornal ou usuários do Fórum que criam este riquíssimo material.

Completa este círculo virtuoso de geração de conteúdo relevante e espontâneo a News Letter eletrônica disparada toda semana para uma base de mais de 110 mil assinantes, denominada “Dica da Semana”, que reúne os quatro melhores casos da semana identificados no Fórum.

Ao receber este material na forma eletrônica há um estímulo para o reparador voltar ao site do jornal, formando um ciclo realimentado e virtuoso de informações e participação. 

Estas páginas estão entre as mais lidas do jornal e seu conteú­do é gerado dentro do Fórum, pela própria participação dos reparadores. Para especialistas em mídia e comunicação, esta integração de meios é muito rica, sem falar na geração espontânea de conteúdo assinado pela ‘comunidade do Fórum Oficina Brasil’. Isto é, sem dúvida, uma conquista de uma categoria comprometida, madura e profissional, que é o reparador independente no Brasil.