Notícias
Vídeos

Diagnóstico Automotivo Avançado XII: C4 Pallas não pega


Após reparos feitos no sistema de transmissão, o motor do Citröen C4 Pallas 2.0 16V não pegava mais. Ao analisar com o osciloscópio os principais sinais enviados pelos sensores

Por: Da Redação - 26 de janeiro de 2017

Defeito: Após reparos feitos no sistema de transmissão, o motor do Citröen C4 Pallas 2.0 16V não pegava mais. Ao analisar com o osciloscópio os principais sinais enviados pelos sensores, reparador constatou que havia um conflito no sinal CKP. Ao examinar cuidadosamente o sensor de rotação do motor, chicote e conectores, fez uma constatação importante, que pode ajudar muitos reparadores a resolverem situações similares.


Diagnóstico:
Avaliando a sequência dos reparos realizados anteriormente, reparador identificou que os conectores dos sensores do câmbio e de rotação são muito similares, e os comprimentos dos respectivos chicotes acabam permitindo uma montagem invertida, que obviamente afeta o correto funcionamento do motor.

Solução: Bastou inverter os conectores (do câmbio e de rotação) para reestabelecer a normalidade. Para se ter uma visão do problema, reparador postou a imagem do sinal indutivo do CKP (sensor de rotação) após a correção. E a título de informação complementar, postou também a imagem do sinal de alimentação do sensor do câmbio, completamente distinto do CKP.