Notícias
Vídeos

Diagnóstico Automotivo Avançado IV


Zafira 2.0 Flex apresentava falhas no motor

Por: Da Redação - 18 de agosto de 2016

Defeito:  Zafira 2.0 Flex apresentava falhas no motor ao ligar pela manhã. Ao comparar no osciloscópio os sinais dos cabos de vela capturados pela sonda (ht-25 secundário), reparador já detectou onde estava o problema.

Diagnóstico: Os cilindros 1, 2 e 4 apresentavam leituras similares (foto 3) apontando uma normalidade no funcionamento. Já o cilindro 3 apresentava uma grande distorção no momento da centelha (foto 4).

Foto 3

Foto 4

Ao retirar as 4 velas de ignição para uma inspeção visual, reparador constatou que as velas dos cilindros 1,2 e 4 estavam normais, mas a vela correspondente ao cilindro 3 (foto 5) apresentava degaste acentuado, sinais de corrosão, e a presença de um material ferroso impregnado nos eletrodos e na parte superior da vela, e que explicam a interferência no disparo da centelha.

Foto 5
Essa anomalia detectada no cilindro 3 exigiu a remoção do cabeçote para uma análise mais aprofundada, e ficou evidente que havia um problema grave na região do terceiro cilindro (foto 6)

Foto 6
Solução:
Enviado para a retífica, foi constatado que além da porosidade presente na região da câmara do cilindro 3, havia uma trinca entre as sedes das válvulas, o que fatalmente condenou a peça, que foi substituída por uma nova.