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Direto do Fórum - Da Redação

Diagnóstico Automotivo Avançado - Caso de Estudo XVI

Após troca da correia dentada num Prisma 1.4 2015 injeção Multec H N14YF-LKF, a luz da injeção começou a piscar e ao andar com carga parcial

Defeito:  Após troca da correia dentada num Prisma 1.4 2015 injeção Multec H N14YF-LKF, a luz da injeção começou a piscar e ao andar com carga parcial, apontava DTC P-0300. Veículo não apresentava falha aparente, e ajustes no sensor de rotação feitos com o uso de scanner não surtiram efeito. 

Diagnóstico: Foi conferido o sincronismo do motor com um osciloscópio (foto 1), e gráfico apontava que o ajuste estava correto. Foram utilizados outros scanners para ajuste dos sensores de rotação e fase, sem resultados efetivos, mas observou-se que havia uma pequena perda de potência quando a luz da injeção piscava no painel. Esgotada a possibilidade de problemas no sincronismo, reparador recorreu ao transdutor de pressão posicionado no escapamento do carro, e para sua surpresa detectou uma falha intermitente, mas que sempre ocorria no mesmo ponto (foto 2). 

Foto 1
Foto 2
Após testar e descartar problemas em velas, cabos e bobinas, constatou que no teste de vazão dos injetores (foto 3), os bicos dos cilindros 2 e 3 estavam com volume um pouco abaixo dos demais.

Foto 3
Solução:
Após limpeza dos injetores no ultrassom e procedimento de retrolavagem, os mesmos componentes foram reinstalados com sucesso, sanando o problema (foto 4). As demonstrações gráficas do osciloscópio foram fundamentais para que o cliente entendesse de forma clara e didática que esta nova falha não estava relacionada ao procedimento de troca da correia dentada.

Foto 4

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