Notícias
Vídeos

Corsa 2010 1.4 Flex falhando com códigos P0641 e P0222


Trocando informações no Fórum, reparador experiente informou que o código P0641 refere-se à tensão de controle que sai do módulo de injeção

Por: Da Redação - 26 de fevereiro de 2017

Defeito: Veículo chegou à oficina com um histórico preocupante, pois já havia passado em outra oficina que trocou alguns componentes, mas sem conseguir solucionar o problema, que era intermitente. Andando com o veículo e em aceleração, algumas vezes o motor cortava, perdia potência e a luz da injeção acendia no painel. Ao desligar a chave e acionar a partida novamente, tudo voltava às condições normais de funcionamento. Mas ao continuar rodando, a anomalia se repetia. O scanner registrou os códigos de falha P0641 e P0222.


Diagnóstico:
 Trocando informações no Fórum, reparador experiente informou que o código P0641 refere-se à tensão de controle que sai do módulo de injeção, e o P0222 indica baixa alimentação no sensor de posição da borboleta, ambos com tensão de 5V. As principais suspeitas eram problemas na saída do módulo, curto-circuito no chicote na linha de 5V, ou ainda curto em um dos componentes alimentados por este circuito. Monitorando o carro em movimento, reparador identificou saída constante de 5V no módulo, mas variação na alimentação do corpo de borboleta e sensor MAP, ambos alimentados com os 5V. Cercando o problema, providenciou uma fonte externa de alimentação com 5V constante, alimentando diretamente o TBI e sensor MAP, e os sintomas de falha desapareceram. 

Solução: Diante destas avaliações, reparador concluiu que não havia problemas com os componentes, e retomou uma minuciosa varredura pelo chicote elétrico, abrindo-o e checando cada trecho, até encontrar um ponto oculto sob o reservatório do fluido da direção hidráulica e sobre o radiador, onde o atrito constante já havia desgastado 3 fios que eventualmente entravam em curto na carroceria, sendo que um deles era o da linha de 5V. Efetuado o reparo no chicote, o comportamento do veículo voltou ao normal com melhoras no rendimento.