Notícias
Vídeos

Classic 2015 com dificuldade na primeira partida


Após conferir o defeito com o aparelho scanner foram detectadas duas falhas intermitentes

Por: Da Redação - 08 de julho de 2018

Defeito: O cliente levou o veículo para a oficina e declarou ao reparador que sentiu uma grande perda nas acelerações e dificuldade nas primeiras partidas do dia, ou seja, com o motor frio. 

Após conferir o defeito com o aparelho scanner foram detectadas duas falhas intermitentes:

P0113-000 Sensor de temperatura ao ar de admissão;
P0106-000 Sensor MAP.
 
Diagnóstico: Conversando com o cliente, o reparador tentou abordar alguns pontos para esclarecer mais detalhes sobre o defeito. 

Interessante que antes de encaminhar o veículo para a oficina, o cliente primeiramente levou para a concessionária, pois se tratava de um carro seminovo. O diagnóstico final relatado pela concessionária seria condenar a central e o sensor Map, ou seja, trocar os componentes. O cliente, um pouco retraído com a decisão, decidiu buscar uma segunda opinião com o seu reparador de confiança.

Antes de realizar alguns procedimentos, o reparador buscou algumas informações na comunidade Fórum Oficina Brasil. Ele recebeu sugestões de substituir o corpo de borboleta por um novo, e realmente a peça estava danificada. A troca foi realizada, mas o defeito persistiu. 

Outra sugestão foi reforçar os aterramentos de todo o veículo, pois alguns profissionais da área já se depararam com defeitos com as mesmas características e os aterramentos estavam danificados. Aproveitando que os aterramentos estavam sendo checados, foi feito um teste de continuidade no chicote elétrico inteiro, mas nada incomum foi encontrado. 

Um reparador do Acre complementou que já pegou muitos casos desse modelo com o mesmo defeito, e no final se tratava da central danificada. Nesses casos é muito importante verificar os valores que estão sendo recebidos pela central, como por exemplo, a temperatura do ar de admissão e de pressão. Mas infelizmente não era o caso deste modelo.

Solução: O problema foi resolvido após reforçar os aterramentos de todo o veiculo, substituir o sensor Map  e o sensor de temperatura.

Feito os ajustes, o motor funcionou corretamente.