Direto do Fórum - Da Redação

Chevrolet Corsa 1997 com defeito estranho

Foi detectado no nosso Fórum um defeito no motor do Corsa. Saiba como foi solucionado.

Defeito: Chevrolet Corsa chegou de guincho na oficina porque o motor parou de funcionar depois de ficar alguns dias fazendo reparos na lataria. O motor até ameaça pegar mas não funciona.

Diagnóstico: Os testes iniciais foram nos bicos, regulador de pressão, bomba, sensor de rotação, bobina, cabos e velas e aparentemente estão funcionando bem, mas o carro continua sem condições de pegar.

Não podemos esquecer de verificar a bateria pois ela tem que estar na voltagem correta e no momento da partida é que ela será mais exigida.

Uma bomba de combustível necessita de no mínimo de 10 volts e em alguns casos quando está com 9,5 volts, a bomba não funciona.

Como tudo deve ser verificado, o filtro de combustível poderia estar obstruído e isso impede o fluxo de combustível necessário para o funcionamento do motor. Verificar também a compressão de cilindros é importante neste caso porque o carro ficou parado por algum tempo e pode ter causado travamento dos anéis.

Ouvindo o cliente foi possível descobrir que este carro já tinha passado por 4 oficinas e não conseguiram achar o defeito. Continuando na busca da solução, foi verificado os aterramentos e o chicote dos bicos injetores, o sinal chega mas os bicos não pulsam e por isso foram solicitados bicos novos para instalar.

Solução: com a chegada dos 4 bicos injetores novos e estes instalados, motor funcionou mas a história continua com o cliente informando que em alguma das quatro oficinas anteriores, os bicos foram testados diretamente na bateria e provocou a queima de todos.

Como os 4 bicos pararam de funcionar ao mesmo tempo e não se sabia do “teste” na bateria, deu a impressão de ser problema no módulo mas é sempre recomendável ouvir bem o cliente, pois o histórico do carro é muito importante para um diagnóstico correto.

Regrinha básica para testar um bico injetor:
• Testar a resistência;
• Fazer a limpeza na cuba de ultrassom;
• Verificar estanqueidade;
• Verificar o leque;
• Verificar a equalização.

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