Notícias
Vídeos

Chevrolet Cobalt 1.4 2013 apresenta falha após pequena colisão


Veículo sofreu uma pequena colisão frontal, ficou 7 dias parado, sem funcionar o motor na oficina de funilaria (lanternagem), até trocar apenas o para-choque dianteiro.

Por: Da Redação - 13 de abril de 2016

Defeito: Veículo sofreu uma pequena colisão frontal, ficou 7 dias parado, sem funcionar o motor na oficina de funilaria (lanternagem), até trocar apenas o para-choque dianteiro. Após esse período, o motor pegou, mas passou a apresentar uma falha intermitente e registrar o código de falha P0102-000, mas a troca do sensor MAF não resolveu o problema. 

 

Diagnóstico: Com o auxílio de um esquema elétrico do sistema e o apoio de participantes do fórum, reparador notou que o sensor de fluxo do ar funcionava corretamente no osciloscópio, mas a quantidade de ar no coletor estava abaixo do requerido, e a luz de diagnóstico no painel permanecia acesa. Pelo histórico do acidente, ainda que leve, foi sugerido localizar um provável rompimento no chicote que eventualmente poderia estar causando um curto circuito. Após minucioso exame, o problema persistiu, mas com maiores intervalos de intermitência. ECU, ar condicionado, temperatura do motor passaram a ser monitorados exaustivamente, mas anda conclusivo foi apurado.

Solução: Com poucas alternativas restantes, reparador resolveu repassar todos os passos anteriores, e ao conferir novamente o chicote de ligação do MAF, descobriu que de fato não havia rompimento nos fios conforme já havia avaliado, mas um dos contatos internos do conector apresentava uma pequena folga, quase imperceptível, mas suficiente para provocar falhas no contato. Substituído o conector, o funcionamento do motor se estabilizou e tudo voltou ao normal.