Notícias
Vídeos

Amarok 2.0 ano 2011 rebentando a correia do alternador


Saiba como foi solucionado o defeito da Amarok 2.0

Por: Da Redação - 26 de março de 2018

Defeito: a correia que movimenta os acessórios não aguenta e esta rebentando sem um motivo aparente que possa ser atribuído como causador desta quebra da correia.

Diagnóstico: o alternador deste veículo possui uma polia de catraca que atua quando o motor é desacelerado, provocando o mesmo efeito que acontece com a bicicleta quando paramos de pedalar e a roda continua girando. Esta catraca estava travada e já poderia ser indicada como a causadora da quebra da correia.

Com a instalação da nova polia catraca e a montagem da correia nova de marca conceituada no mercado de reposição e montadoras, o carro rodou aproximadamente 2 mil km e retornou com a correia quebrada.

Para ter a certeza da execução do serviço, todas as polias foram conferidas novamente e por precaução foi trocado o tensor automático da correia e o carro foi entregue ao cliente funcionando corretamente.

Passados apenas mais 300 km a correia rebentou novamente e a suspeita recai sobre a qualidade da correia de marca conceituada comprada no mercado de reposição e com isso, o reparador vê a possibilidade de solução comprando a correia da mesma marca só que na concessionária, ou seja, uma correia de reposição original.

Solução: com a correia nova de reposição original comprada na concessionária, foi possível comparar as duas e a primeira diferença estava no código: 6PK1560 na correia do mercado de reposição e 6PK1553 na correia de reposição original.

A correia foi fornecida pelo mesmo fabricante mas é visível a diferença de melhor qualidade no material da correia comprada na concessionária.

O veículo ficou em testes por muitos quilômetros e o problema foi resolvido com a correia de reposição original que foi fabricada na Alemanha.