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Substituição do radiador de ar quente do Fiat Palio Economy é trabalhosa mas necessária


Serviços que envolvam a retirada de painel são vistos pelos reparadores como algo extremamente trabalhoso e perigoso. Não que não seja, mas pode ser bastante rentável para aquele que quiser encarar o desafio

Por: Fernando Naccari e Paulo Handa - 16 de setembro de 2014

Reparador Eduardo e o Fiat Palio que teve o painel retirado para a realização da manutençãoUm dos piores pesadelos dos reparadores nas oficinas é ter que fazer algum trabalho que envolva retirada de painel do veículo. Porta-trecos, molduras, acabamento, espaço reduzido, volante, enfim, muita coisa que ali se encontra joga contra o serviço a ser realizado.

Um dos mais comuns é quando o cliente chega à oficina com o veículo apresentando vazamento no radiador de ar quente. Na grande maioria dos veículos, para substituí-lo é necessário o penoso serviço.

Por ser tão complicado, os reparadores acabam dizendo ao cliente que este é um serviço complicado, trabalhoso e o aconselham a apenas ‘isolar’ o radiador do sistema, fazendo-o perder função.

Mas, olhando por outro lado, todo esse serviço pode ser recompensando com uma boa mão de obra que é revertida positivamente à oficina, pois não é muito lógico do ponto de vista financeiro recusar um serviço que demanda, no mínimo, quatro horas de serviço.

Pensando nisso, fomos atrás de um veículo simples e suscetível a este tipo de problema para compartilhar com todos um passo-a-passo de como realizar este reparo e tornar sua oficina um diferencial de mercado, realizando serviços que outros recusam.

Dessa maneira, fomos à Stop Pneus situada no bairro de Vila Maria na capital de São Paulo.

Lá, conversamos com o reparador Eduardo do Carmo de Oliveira, de 40 anos, que atua no ramo há 15 e, com ele, estava um Fiat Palio Economy 1.0 8V com 154.630km rodados apresentando um perigoso vazamento de líquido de arrefecimento próximo ao pé direito do motorista, podendo causar queimaduras graves.

Sobre como começou na carreira, Eduardo comentou que iniciou consertando componentes da direção hidráulica. “Isso foi até uns nove anos atrás, quando percebi que tinha a necessidade de ‘abrir o leque’ de conhecimentos na profissão. Então decidi fazer cursos e me aprimorar também em sistemas de eletrônica embarcada e injeção eletrônica, pois o reparador que não se atentar à evolução destes sistemas acabará ficando sem mercado de trabalho”.

REPARO
Abaixo, acompanharemos o procedimento de remoção do painel do veículo, retirada do reservatório de ar quente e identificação do local do vazamento. Acompanhe o passo-a-passo:

1) Retire o console central que fica em volta da alavanca de mudança de marchas (FOTO 1);
2) Remova os acabamentos laterais que envolvem o console e observe que este acabamento faz parte do carpete e existe nos dois lados (FOTO 2);

Foto 1 e Foto 2

3) Solte a capa de proteção da alavanca de câmbio (FOTO 3);
4) Solte os parafusos de fixação do cinzeiro e remova-o (FOTO 4);

Foto 3 e Foto 4

5) Retire os parafusos da parte dianteira do console (FOTO 5);
6) Retire a tampa traseira do console e solte os parafusos de fixação da parte de trás (FOTO 6);

Foto 5 e Foto 6

7) Em seguida, remova o console elevando-o e puxando-o para trás, tomando cuidado para não danificar a peça (FOTO 7);
8) Retire a tampa central do volante de direção, solte o botão da buzina e remova a porca sextavada de fixação do volante de 24mm. Em seguida, puxe o volante para fora (FOTO 8);

Foto 7 e Foto 8Importante: Eduardo ressaltou que se o veículo possuir sistema de airbag, antes de iniciar esta etapa, é necessário desligar a bateria do veículo e tomar cuidado para retirar o volante bem centralizado e travar o contato espiralado (cable reel). Isso deve ser feito evitando que este não seja danificado, pois do contrário, a oficina acabará arcando com prejuízos desnecessários, porque esta peça tem custo muito elevado.

9) Retirar a tampa do compartimento dos fusíveis (FOTO 9);
10) Solte os parafusos de fixação da proteção da coluna de direção (FOTO 10);

Foto 9 e Foto 10

11) Remova a capa de proteção da coluna de direção (FOTO 11);
12) Desparafuse a proteção superior da coluna de direção e retire a proteção existente (FOTO 12);

Foto 11 e Foto 12

13) Solte as presilhas de fixação da tampa do painel frontal dos botões de comando do sistema de ventilação e ar-condicionado (FOTO 13), lembrando que isso deve ser feito com uma espátula de fibra e com cuidado para não avariar a peça e/ou quebrar suas fixações;
14) Após a retirada, solte os parafusos de fixação do suporte do rádio e retire-o (FOTO 14);

Foto 13 e Foto 14

15) Desconecte os plugs dos fios de ligação do sistema de ventilação e ar-condicionado (FOTO 15);
16) Solte os três parafusos de fixação da moldura do painel de instrumentos e remova-o (FOTO 16);

Foto 15 e Foto 16

17) Desparafuse a fixação do painel de instrumentos (FOTO 17);
Nota: Ao retirar o painel de instrumentos você notará que em sua parte traseira não existe cabo de velocímetro, somente um soquete com fios (FOTO 17A), pois neste modelo o sinal de velocidade é enviado eletricamente.

Foto 17 e 17A

18) Desconecte os cabos de ligação da caixa de fusíveis com o sistema principal (FOTO 18);
19) Solte os três parafusos de fixação da caixa de fusíveis e retire a caixa completa (FOTO 19);

Foto 18 e Foto 19

20) Desconecte os conectores da chave de seta, comutador de ignição e limpadores (FOTO 20);
21) Retire o conector da central do imobilizador (FOTO 21);

Foto 20 e Foto 21

22) Remova o difusor de ar do lado esquerdo do painel principal (FOTO 22). Atente-se que esta peça fica somente encaixada;
23) Em seguida, no vão de encaixe mais ao fundo, existe um parafuso de cabeça ‘Philips soberba’ que deve ser retirado (FOTO 23);

Foto 22 e Foto 23

24) Solte as tampas de acabamento e proteção que estão nas extremidades e na parte central no painel principal (FOTO 24);
25) Desparafuse a fixação do tubo de condução do ar do difusor esquerdo (FOTO 25);

Foto 24 e Foto 25

26) Retire o difusor de ar (FOTO 26);
27) Solte os parafusos de fixação do painel principal que ficam na parte superior, próximos ao para-brisas (FOTO 27);

Foto 26 e Foto 27

28) Desparafuse a coluna de direção (FOTO 28);
29) Remova os parafusos que ficam atrás da coluna de direção (FOTO 29);

Foto 28 e Foto 29

30) Agora, solte o parafuso de cabeça Philips que fica na parte inferior do painel principal (FOTO 30);
31) Solte os parafusos de fixação do painel principal que ficam nas extremidades inferiores do painel (FOTO 31);

Foto 30 e Foto 31

32) Retire os parafusos do painel de comandos do sistema de ventilação e desloque-o para baixo (FOTO 32);
33) Retire os relés e porta relés da caixa de fusíveis (FOTO 33);

Foto 32 e Foto 33

34) Desencaixe e abra as presilhas de fixação dos chicotes envolvidos (FOTO 34);
35) Certifique-se que todos os parafusos de fixação estão soltos e os conectores da caixa de fusíveis estejam desencaixados (FOTO 35);

Foto 34 e Foto 35

36) Com o auxílio de outro reparador, desloque o painel e retire-o (FOTO 36);
37) Agora, já sem o painel principal, verifique que o radiador de ar quente se encontra na parte inferior do compartimento, próximo ao pedal do acelerador (FOTOS 37 e 37A). Dessa maneira, retire o parafuso de fixação dos tubos d’agua que ali ficam localizados;

Foto 36 e Foto 3738) Em seguida, retire os tubos deslocando-os e remova os parafuso de fixação do flange de apoio do radiador (FOTO 38);

Foto 37A e Foto 38

39) Solte o radiador (FOTO 39);
Importante: não se esqueça de, antes de realizar essa etapa, esgotar o líquido de arrefecimento do sistema para certificar-se que este não vaze para dentro do veículo, danificando o carpete.
40) Desloque os tubos e retire o radiador de aquecimento do seu alojamento (FOTO 40).

Foto 39 e Foto 40

O DEFEITO
Após realizarmos todo este procedimento antes listado, verificamos na peça o local do vazamento (FOTO 41). Como podemos observar, não é recomendada a remanufatura do radiador de ar quente, pois sua troca é muito trabalhosa para que arrisquemos um retrabalho que resulte em uma nova retirada do painel.

É importante também, antes de substituir o componente, identificar o que foi o causador da falha, saná-lo e somente certos disso é que deveremos instalar uma nova peça no veículo de qualidade assegurada (FOTO 42), também garantindo que não ocorram trabalhos desnecessários. No caso deste Palio, o problema ocorreu, provavelmente, devido à corrosão interna da peça provocada pela não utilização de aditivo de radiador conforme orientação da montadora.

Foto 41 e Foto 42Para o processo de montagem, o reparador recomenda seguir o processo inverso ao que foi aqui descrito, tomando os devidos cuidados para que não haja quebras/trincas de peças encaixadas e também não exagerar no aperto dos parafusos, evitando também que ocorram danos ao painel do veículo.