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Patinando e com mais falhas, caixa automática da Cherokee precisou de reparos – Parte 1


A primeira parte dessa matéria compreenderá o processo de desmontagem deste conjunto, além de uma série de verificações que devem ser efetuadas durante esse processo e que auxiliarão o reparador a atuar de forma mais adequada

Por: Por Fernando Naccari – Paulo Handa – Paulo Munhoz - 14 de julho de 2014

Jeep Gran Cherooke Laredo V8 ao lado do reparador José Costa Silva de Moraes, especialista em transmissão automáticaA equipe do Jornal Oficina Brasil foi até a JC Mecânica Especializada, onde contamos com a colaboração do reparador e empresário José Silva de Moraes, especialista em transmissão automática através de curso pelo SENAI e possui mais de 15 anos de experiência. “Comecei a trabalhar com este tipo de câmbio em uma oficina junto com um reparador italiano. Fiquei vários anos com ele e aprendi muito. Foi lá que conheci muitos procedimentos e macetes que somente quem trabalha com este tipo de serviço conhece. Mas no SENAI encontrei o que me faltava para aprimorar ainda mais meus conhecimentos”.

Em sua oficina encontramos uma Jeep Grand Cherooke Laredo V8 1995. O veículo estava com 126.350km rodados e apresentava patinação e demora no engate das marchas.

Para iniciar um reparo nesta transmissão e em outras automáticas, é muito importante que tenhamos alguns cuidados. “Antes de realizar a desmontagem ou montagem de qualquer componente de câmbios automáticos como este, devemos redobrar a atenção, manter o foco e seguir o procedimento correto, pois se não for desta maneira, a chance de dar tudo errado e ter algum prejuízo é muito alta”.

O modelo da caixa utilizada neste Jeep é uma Chrysler 43/46RH (FOTO 1), e José nos orientou a retirar parte da redução traseira (FOTO 1A) para facilitar remoção do conjunto do veículo.

 Foto 1 e Foto 1AO motivo do reparo da transmissão deu-se devido a patinação na troca das marchas. Esses sintomas, apesar de muito comuns nas mais variadas caixas automáticas, necessitam que o reparador desmonte o conjunto para saber a real causa do dano. Segundo José Carlos, se o cliente tivesse levado o veículo para reparo logo no início do sintoma da falha, o reparo teria sido bem mais simples. Neste caso, o problema estendeu-se até a avarias ao conjunto do acumulador.

DESMONTAGEM

Para realizar o processo, siga rigorosamente o procedimento indicado pelo reparador José. Nesta primeira edição, veremos como desmontar este conjunto de transmissão automática.
1º Passo – Remova os parafusos da haste de seleção (FOTO 2) das marchas. Em seguida, retire o conjunto trambulador (FOTO 2A).

 "É prudente marcar a posição da haste, para facilitar a montagem posteriormente”, orientou José.

Em seguida, remova o conjunto do parafuso e porca de regulagem da cinta da marcha ré (FOTO 3).; 
2º Passo – Retire o conjunto parafuso da ré juntamente com a porca de regulagem da cinta 
3º Passo – Solte os 14 parafusos de 8mm do cárter de óleo (FOTO 4). Mas fique de olho, pois no momento que remover esta peça, verifique a coloração (FOTO 4A) do óleo, seu odor e também se há limalhas de metal. Caso houver, é um indício de desgaste em peças internas como rolamentos, por exemplo;

Foto 3 e Foto 44º Passo – Remova o interruptor da marcha ré (FOTO 5);

Foto 4A e Foto 5
5º Passo – Remova os parafusos do filtro de óleo do cárter da transmissão (FOTO 6);
6º Passo – Solte os componentes do bloco de solenoides de pressão e vazão (FOTO 7);

Foto 6 e Foto 7Nota: Não esqueça de verificar que esta peça, geralmente, acumula impurezas (FOTO 7A). Portanto, caso venha a reaproveitá-la em uma futura montagem, esta deve receber um cuidado especial com a limpeza.
7º Passo – Agora, com acesso facilitado(FOTO 8), devemos remover os parafusos e retirar o corpo de válvulas soltando a trava da haste de parking (FOTO 8A);
Fique de Olho – Este é o coração da transmissão! Devemos inspecioná-la com muita atenção, verificando possíveis empenamentos e folgas, sempre seguindo a orientação contida no manual de reparação desta.

DICA - Nunca faça a limpeza destas peças com produtos a base de solventes e petróleo, pois eles agridem os anéis o’ring e guarnições

CORPO DE VÁLVULAS

Agora, devemos nos atentar à correta desmontagem deste conjunto, pois qualquer erro com este comprometerá o funcionamento da transmissão e o custo de reparo será elevado.
8º Passo – Desconecte o chicote (FOTO 9) do corpo e seus respectivos solenoides;

Foto 8A e Foto 99º Passo – Retire o suporte de fixação e o tubo de comunicação de pressão do óleo (FOTO 10).
10º Passo – Solte os parafusos da tampa do corpo de válvulas (FOTO 11);

Foto 10 e Foto 1111º Passo – Separe as partes do corpo (FOTO 12) e observe se a junta de metal não possui empenamentos e/ou marcas fugas de pressão;
12º Passo – Confira se há interferências na movimentação das válvulas (FOTO 13);

Foto 13A e Foto 13B
Importante– Para verificar esta interferência, coloque o conjunto inclinado a 45º graus. Dessa forma, as peças devem deslizar gradativamente sem enroscar. Tenha cuidado  também com as esferas que estão neste corpo de válvulas, pois elas são de diâmetros diferentes e podem confundi-lo no ato da montagem (FOTO 13A e 13B). Recomenda-se anotar o respectivo local de cada uma.
13º Passo – Após a retirada do corpo de válvulas, temos acesso a haste do Parking (FOTO 14 e 14A) assim podemos puxá-la para removê-la.

 Dica – Para instalar esta haste, devemos deixar o cambio com a parte do cárter para cima, assim o procedimento se torna muito mais rápido e fácil14º Passo – Remova o conjunto do acumulador (FOTO 15) sempre observando a sequência correta e as posições das molas.
Problemas – No caso desta caixa, como já comentamos, os danos se estenderam a carcaça desta peça, não sendo possível recuperá-la (FOTO 15A).

Foto 15 e Foto 15A15º Passo – Retire agora o pistão (FOTO 16) da cinta traseira que atua sobre a ré;
16º Passo – Remova os parafusos da bomba de óleo (FOTO 17) e, com uma pequena chave de fenda, auxilie o deslocamento da peça (FOTO 17A e 17B);

Foto 16 e Foto 17

Dica – Solte o prisioneiro da cinta da 2º marcha. Desta maneira fica mais simples realizar a remoção da bomba de óleo17º Passo - Remova com cuidado, o conjunto do tambor da 1ª e 3ª marcha do conjunto da bomba (FOTO 18).
Foto 18

Na próxima edição, acompanhe o processo de diagnóstico e montagem deste conjunto, enriquecendo ainda mais seu acervo de informações técnicas.