Consultor OB - Diogo Vieira

Ferramentas para ajudar a reparar o carro, para manter o reparador atualizado e conectado – Parte 4

Ao longo de 4 edições, abordamos assuntos de interesse do reparador como softwares que podem otimizar o diagnóstico automotivo e como obter informações técnicas de forma gratuita diretamente das montadoras

Na edição de Novembro, vimos como a Fiat e a Volkswagen se aproximam do reparador independente através dos seus portais www.reparadorfiat.com.br e www.reparadorvw.com.br respectivamente.

Nesta edição destacaremos mais 3 montadoras: Mitsubishi, Ford e Chevrolet. Mostraremos os portais de acesso de cada uma, mostrando seus pontos positivos e negativos.

Mitsubishi

De todas montadoras que se aproximaram do reparador independente, a Mitsubishi foi a que mais se destacou. Merece todos os nossos elogios pelo vasto material publicado em www.reparadormit.com.br .

 O portal apresenta uma lista recheada de veículos e uma vasta literatura separada em subsistemas: CARROCERIA, DIREÇÃO, ELÉTRICA, FREIOS, GERAL, MOTOR, SUSPENSÃO e TRANSMISSÃO.

Cada subsistema traz manuais de serviço no formato PDF e separados por assunto. A grande maioria dos manuais estão escritos em português brasileiro, com textos que abordam desde as ferramentas necessárias para a execução de um serviço, teoria envolvida no funcionamento de alguns sistemas, diagramas elétricos e troubelshooting (solução de problemas).

Traz ainda uma aba com várias dicas técnicas, manuais do proprietário e um catálogo de peças genuínas. Da parte comercial, um sistema que permite a cotação de peças online e campanhas promocionais.

Figura 1- Reparador Mit- sistema de informações técnicas da Mitsubishi

Figura 2- Organização das informações técnicas Mitsubishi. Muita literatura de boa qualidade.

Figura 3- Informações técnicas referente à válvula EGR da Triton. Princípios de funcionamento acompanhado de uma rotina de testes.

Ford

Provavelmente muitos conhecem o portal www.reparadormotorcraft.com.br pelo impacto causado do concurso GP Motorcraft (Grand Premio Motorcraft). Este concurso, de nível nacional, tem como foco a valorização do reparador independente. O reparador depois de ser submetido à uma avaliação online, poderá ser selecionado para uma competição que testará suas habilidades práticas. O vencedor da competição leva para casa um carro 0 km.

Uma iniciativa de sucesso que engloba toda a cadeia produtiva automotiva, além das informações referentes ao GP Motorcraft, no portal há ótimas promoções de itens genuínos Ford.

Na secção “Informações técnicas” encontramos centenas de dicas referentes aos modelos Fiesta Rocam, Courier, Ka, Focus, Fusion e Edge. Podem ser encontradas dicas sobre Carroceria, Freios, Motor, Sistemas de Combustível, Semiárvores, Sistemas de direção e Transmissão, Sistemas de Escapamento, Sistemas Elétricos e Suspensão.

O sistema de busca é fácil de se usar e os resultados da pesquisa mostram documentos no formato pdf que podem ser baixados pelo usuário ou mesmo compartilhados. Para fazer o download das dicas, o usuário deve fazer seu cadastro no campo “RECEBA NOSSO BOLETIM INFORMATIVO”.

O reparador também pode adquirir gratuitamente o Livro Digital SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DOS MOTORES FORD. O livro foi concebido por uma parceria da Ford junto ao SENAI. São mais de 250 páginas de boas informações.

Sobre este portal, o único ponto negativo é o fato de ainda não possuir diagramas elétricos para download.

Figura 4- Página inicial do Reparador Motorcraft.

Figura 5- Para download das dicas automotivas e do LIVRO DIGITAL, o reparador deve cadastrar seu CPF no campo "RECEBA NOSSO BOLETIM INFORMATIVO"

Figura 6- Livro Digital SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DOS MOTORES FORD.

O livro aborda os fundamentos da eletricidade básica, como base para a compreensão da teoria eletrônica. São abordados também os sistemas Flex, que são uma realidade no Brasil e representam mais de 80% da venda de todos os veículos comercializados nacionalmente. Cadastre-se e aproveite este conteúdo que está disponível gratuitamente.

Chevrolet

Veremos agora uma das montadoras que foram pioneiras em partilhar informações com o reparador independente. Qual leitor do Jornal Oficina Brasil que não se lembra das edições da “Verdade Genuína Chevrolet”?

O portal www.reparadorchevrolet.com.brtraz dicas de manutenção e reparo, um bom catalogo eletrônico de peças online, tudo de uma forma descomplicada.

O portal, na parte inferior da página Web, dá uma boa variedade de veículos a serem consultados: Astra, Blazer, Celta, Classic, Corsa, Montana, Meriva, Omega, Prisma, Vectra, Zafira, S10 e Tracker.

Infelizmente notamos que no portal os “manuais para download” estavam indisponíveis para baixar. Estes manuais são justamente os procedimentos de reparo de cada veículo citado e seus diagramas elétricos. Talvez a indisponibilidade pode estar sendo causada por um erro temporário da página Web.

Figura 7- Página principal do portal Reparador Chevrolet. Muitas dicas para download direto. Basta clicar em cima de cada foto.

Figura 8- Escolha um veículo no rodapé inferior e visualize as informações disponíveis. O ícone “Peça Chevrolet” direciona o reparador ao Catálogo eletrônico de peças Online. Vale a pena conferir.

Conclusão

Esta realidade de ter montadoras de veículos partilhando informaçõesdifere muito do que acontecia há dez anos atrás. Muitos irão se lembrar de como era complicado obter qualquer informação. Podemos sim contemplar no nosso país um ambiente favorável à busca de informações técnicas de fábrica tendo como referência o nosso passado, mas se compararmos nossa atual realidade com a forma que as montadoras do Norte da América ou Europa se relacionam com o reparador independente, ficaremos boquiabertos.

Nestes lugares, o reparador independente tem acesso a praticamente todo conteúdo técnico e algumas montadoras disponibilizam acesso a programações com os scanners específicos (telecarregamento). Tudo isto de graça? Logicamente que não. Para ter acesso, há um custo que pode ser pago por hora, dia, semana, mês ou ano de acesso.

Fica outra pergunta:

Com esta invasão de veículos de modelo global no mercado brasileiro, não seria justo também termos acesso ao conteúdo técnico destes veículos? Não são praticamente iguais os sistemas de gerenciamento eletrônico dos veículos lançados aqui no Brasil e na Europa? Se as montadoras disponibilizassem estas informações com um preço justo, não pagaríamos também?

Até aqui vimos como obter de forma gratuita as informações para o reparo do veículo, quer seja no Google, aplicativos ou portais web específicos.

Nas próximas edições, traremos algumas páginas web de montadoras situadas na Europa ou Norte da América.

Dúvidas ou sugestões sobre este assunto? Participe agora no tópico “informação técnica de montadoras” no sub-fórum “Casos de Estudo” e deixe sua opinião.

http://www.oficinabrasil.com.br/forum/16-casos-de-estudo/manuais-servicos-telecarregamentos-tudo-d-concessionarias-t165364.html

comentários
Avaliar:

Comentários