Notícias
Vídeos

Ferramentas para ajudar a reparar o carro, para manter o reparador atualizado e conectado – Parte 3


Algumas montadoras estão buscando uma aproximação inteligente para conquistar o reparador oferecendo informações técnicas, cursos, catálogos de peças, boletins e naturalmente querem vender peças

Por: Diogo Vieira - 12 de dezembro de 2017

Dando sequência ao assunto da matéria do mês passado, falaremos hoje sobre como obter informações técnicas(originais) de algumas montadoras de veículos.

Bem verdade que algumas marcas de veículos se aproximaram bastante do reparador independente e disponibilizaram alguns boletins técnicos e diagramas de alguns sistemas veiculares, mas esta realidade é muito diferente do que acontece no norte da América ou na Europa, onde o reparador independente pode até mesmo realizar uma atualização do software do veículo (telecarregamento) e ter acesso a todos boletins, circulares, manuais de montagem, manuais de diagnóstico e os diagramas elétricos em praticamente todas as montadoras.

Nesta matéria, daremos destaque a algumas montadoras nacionais que começaram a abrir as portas do conhecimento, fazendo a diferença entre tantas outras que comercializam veículos no nosso país.

Fiat

O site reparadorfiat.com.br têm uma proposta interessante ao reparador:  uma página com um bom design e visual clean, de fácil navegação e com um pacote de benefícios que chama atenção.  Listamos estes benefícios abaixo:

  • Manutenção fácil - dicas de reparo passo-a-passo por veículo e/ou sistemas de todos os veículos Fiat produzidos no Brasil com data retroativa a partir de 2007.
  • Notícias - As principais novidades da fabricante em um único lugar, além de informação sobre o mercado de reparação.
  • Fale conosco - Canal de comunicação direto com a fábrica de Betim (MG) por meio da central de relacionamento Fiat, que conta com profissional exclusivo para atendimento ao reparador, via e-mail e chat.
  • O foco do portal se estende também ao consumidor que procura seu mecânico de bairro e para todos que desejam cuidar melhor do seu veículo.
  • Informações e vantagens exclusivas, inclusive de todo portfólio de produtos Fiat. São vídeos, conteúdo multimídia e diversas informações do fabricante.

E todo conteúdo é gratuito e o cadastro é muito simples.  O único ponto desfavorável foi o catálogo de peças que não funcionou.  Mesmo assim esta ferramenta que a Fiat disponibilizou é recomendadíssima.

Pagina do REPARADOR FIAT.  Fácil cadastro, informações técnicas e conteúdo exclusivo

No site pode ser encontrado este livreto que traz informações sobre o GATE ONE, que é uma arquitetura eletroeletrônica desenvolvida pela Fiat.

A aba "Manutenção Fácil" traz uma lista de carros e várias opções de informações técnicas, como por exemplo o torque dos parafusos do cabeçote deste Palio Fase III

Diagramas elétricos de diversos sistemas são encontrados na aba "Manutenção Fácil".

Numa vasta lista de "manuais passo-a-passo", escolhemos este referente à manutenção do câmbio Dualogic do Palio.  Ilustrado, também mostra dados de torque e as ferramentas para a realização do trabalho.

No ícone "Especificações técnicas", podemos encontrar dados referente a capacidades, especificações de aplicação de produtos de reposição, medidas e dados técnicos de construção do motor, câmbio, sistema de direção, freios e suspensão.

Volkswagen

A VW adota o domínio reparadorvw.com.br e o seu portal se intitula como Clube do Reparador Volkswagen.  Todas as informações técnicas estão contidas na seção “Clube do Conhecimento”, que traz uma abordagem diferente da outra montadora. A VW se concentrou em materiais dedicados, com uma extensa grade de treinamentos em vídeos, tendo como facilitador/apresentador um profissional bem conhecido nosso, colunista deste jornal e colaborador do fórum oficina Brasil: Professor Scopino.

Atualmente (10/2017), estão disponíveis 108 vídeos!! Todos com uma ótima qualidade de imagem, assuntos abordados com uma linguagem simples e recursos didáticos modernos para facilitar o entendimento de vários conceitos tecnológicos. Também é possível baixar o conteúdo impresso de cada treinamento. São apostilas e diagramas elétricos de cada assunto tratado nos vídeos.

Além dos vídeos e apostilas, há a seção Reparação passo a passo, que traz artigos com assuntos relevantes abordando temas como Rede Can, Osciloscópio, Técnicas de diagnóstico, Sincronismo de motores, dentre outros.   Ainda é possível o download de edições passadas da “Revista Notícias da Oficina”, que somam mais conteúdo técnico ao portal.

Sobre a seção Clube do Conhecimento, deixo uma opinião pessoal que poderia ser melhorado se tivesse uma lista de veículos com opções de diagramas elétricos.

Mas não é somente informação técnica que o portal da VW propõe:  ações comerciais com promoções e premiações tem um destaque especial.  O Clube de Ofertas traz uma lista de componentes genuínos VW com um preço diferenciado.

O portal também disponibiliza notícias que deixam o reparador por dentro das novidades do setor automotivo.

Menu do portal Clube do Reparador Volkswagen. São muitos vídeos, materiais para download e ações promocionais.

Treinamentos em vídeos dos mais variados temas.

O portal da Vw disponibiliza para download apostilas, slides com conteúdo técnico de qualidade.

Esta imagem mostra parte de um diagrama elétrico da Volks de um Passat

 

Em dezembro, continuaremos a falar de informações de montadoras nacionais e em outra edição finalizaremos em como obter materiais técnicos para veículos importados.  Não deixe de acessar o aplicativo do Fórum Oficina Brasil e a seção Casos de Estudo na página Web. Até a próxima!