Notícias
Vídeos

Dificuldades para obter dados de manutenção de veículos importados? Conheça o REPAIRSURGE


Ferramentas, esta palavra desperta o interesse do reparador e esta é online com informações técnicas de veículos importados que fornece dados diretamente das montadoras: o Repairsurge

Por: Diogo Vieira - 05 de fevereiro de 2018

Relativamente novo no mercado, o Repairsurge é uma plataforma online de dados para reparação de veículos com foco no mercado norte-americano.  Ostenta ser o produto de melhor custo x benefício do seu segmento por ter uma gama de mais de 40 montadoras, centenas de veículos cadastrados e com um preço que chama atenção:  um pouco menos de USD 20 (vinte dólares americanos) por veículo consultado.

Funciona assim:

O reparador acessa o endereço www.repairsurge.com.  Como a página está em inglês, recomendo o uso do navegador web Google Chrome para quem tem dificuldades com este idioma.

Na figura 1, a seta azul aponta para o ícone “traduzir esta página” que existe no navegador do Google e basta clicar na figura que toda a página será traduzida para o português. 

Onde aponta a seta vermelha da figura 1, deve ser escolhido o ano de fabricação, montadora e modelo de veiculo que deseja obter as informações técnicas. 

Figura 1- Página inicial do REPAIRSURGE aberta no navegador Google Chrome.  Tradução de inglês-português em um clique

Tomamos por exemplo, uma Mercedes C63 AMG ano 2012 na figura 2.  O site garante que todas as informações são autorizadas pelos fabricantes, nada de pirataria.  Para este veículo apareceram as opções de passo-a-passo de manutenção, diagramas elétricos de vários sistemas, DTC (códigos de falha), catalogo com loja online de peças e boletins de serviço. 

Figura 2-  Um exemplo de informações que podem ser obtidas para a Mercedes C63

Clicando em “obter o seu manual”, o reparador é levado à uma página em que efetuará o pagamento com um cartão de crédito (figura 3).  O valor é anual e renova-se automaticamente.  Caso não queira mais pagar pelo veículo comprado, faz-se o cancelamento do plano anual na aba “informação da conta”.  Observe que ao adquirir outros manuais, o repairsurge dá um desconto de 20% e o valor cai para USD 15,95 (quinze dólares americanos e noventa e cinco centavos).

OpiniãoFigura 3 - Valor cobrado por veículo anualmente.

Adquirimos o plano anual do veículo em questão e percebemos que o material disponível não é tão completo como um Manual de Serviço, mas mesmo assim os manuais de passo-a-passo podem socorrer o reparador. Outro ponto negativo é o fato de não poder baixar de uma vez todas as informações, dando um pouco de trabalho para salvar as fotos e arquivos PDF’s no computador. 

Porém há pontos favoráveis que merecem ser destacados: boa quantidade de diagramas elétricos, a loja online quFigura 4 -  Informações encontradas para este modeloe estava com preços bem atrativos e os boletins técnicos da Mercedes.  Há disponível (até o presente momento) 67 boletins para consulta/download apenas deste veículo selecionado.  

São informações preciosíssimas e que uma oficina independente, sem posse de tais orientações, certamente não conseguirá ter êxito na realização dos serviços. 

Um exemplo é um boletim emitido em janeiro de 2016 que alerta para um comportamento anormal da Unidade de Controle do Sistema de Combustível que pode apresentar erros, gerando diagnósticos incorretos e a solução é a atualização do software desta Unidade (FSCU).

Outro ponto interessante é o atendimento prestado aos reparadores.  Mesmo tendo milhares de informações disponíveis online e ciente que porventura algum usuário pode não encontrar o que precisa, o suporte ao cliente do repairsurge se compromete a ajudar a obter as informações ou o reembolso do valor pago.

Fica a dica 

Apareceu um importado na sua oficina?  Complicou na hora da reparação?  O repairsurge é uma alternativa interessante.