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Revisão de 50.000km e substituição de componentes da suspensão da Forester


Mecânica robusta do modelo possui fácil reparação e agrada ao profissional especializado. Ressalva fica a respeito da disponibilidade de peças em nosso país

Por: Vivian Martins Rodrigues - 23 de janeiro de 2013

O Forester é um crossover fabricado pela Subaru (na verdade produzido pela Fuji Heavy Industries e vendido sob a marca Subaru) desde o ano de 1997 no Japão. No Brasil, contamos com o modelo desde 1998.

Compartilhando sua plataforma com o premiado sedã Impreza, adotou a carroceria crossover, porém, depois de dez anos de produção, ganhou corpo e identidade própria, passando a ser um SUV de tamanho pequeno.

Devido ao baixo centro de gravidade, herdado do seu irmão Impreza, o Forester atendia às legislações de segurança de carros de passeio dos Estados Unidos, diferenciando-se dos seus rivais diretos, como por exemplo, a Suzuki Vitara, quel possuía adesivo no parabrisas indicando risco de capotamento.

Além de utilizar uma plataforma conhecida, como já dissemos anteriormente, o Forester possuía o conjunto motor/câmbio de outro modelo da marca, a Outback. O 2.0 boxer de quatro cilindros de 165 cv ofertava 220 Nm de torque a 4.000 rpm.

Este veículo possui a tração integral nas quatro rodas. A divisão de torque, normalmente fica para 90% na dianteira e 10% na traseira. Porém, o sistema é controlado eletronicamente e em casos em que a traseira necessita de mais tração (como por exemplo, em subidas) ou a dianteira, o sistema se encarregará de fornecer a melhor condição.

Já nos modelos de transmissão manual de cinco marchas, essa divisão resume-se a 50% para cada uma.

A segunda geração do modelo chegou ao mercado em 2002 já como modelo 2003, baseando-se na plataforma do novo Impreza e recebeu melhorias em comparação a sua versão anterior.

CURIOSIDADES
A redução do peso através da implantação de alumínio nos componentes, oferece sub-frame reforçado, além de contar com os novos motores 2.5 litros normalmente aspirados ou turbinados.

Foto 1Já a terceira geração, a contar de 2008 até os dias de hoje, apresenta um design que segue as tendências básicas do Impreza Wagon, com a traseira semelhante aquela utilizada no Impreza sedan.
O novo Forester ganhou 8,9cm em distância entre eixos, 7,6cm de comprimento, 4,6cm de largura e 11cm de altura. Notavelmente, o Forester largou a aparência wagon para se tornar um SUV de respeito, ganhando assim também um maior espaço para carga.

Foto 2A suspensão traseira independente “Double wishbone” foi redesenhada para ofertar mais conforto ao motorista. O câmbio automático de quatro marchas agora conta com a função “Sporshift”. (Foto 1)

MANUTENÇÃO
Estivemos na Nihon, oficina especializada em reparo e preparação de motores da marca japonesa, localizada na cidade de São Paulo-SP. Os reparadores Osmar das Dores, Francis de Sá e Diego Henrique Martins fizeram o reparo. (Foto 2)

REVISÃO
O primeiro modelo avaliado era de ano/modelo 2010 e estava com 52.000km rodados. Segundo o reparador e proprietário da oficina Osmar, nesta são necessárias as trocas dos filtros de combustível, óleo, ar e de ar condicionado. Além destes ainda acrescenta-se o óleo lubrificante do motor e o jogo de velas. (Fotos 3, 3A e 3B)

Foto 3, 3A e 3B“Nesta revisão é muito importante a substituição do filtro de cabine do veiculo, pois se deixar de ser trocado, sua deterioração se acentuará de tal maneira que o mesmo chegará a se dissolver”, comentou Osmar.

Questionado sobre as manutenções mais corriqueiras no modelo, Osmar foi enfático: “a linha Subaru possui mecânica muito resistente e confiável, não é um carro que costuma apresentar defeitos, exceto pelo descuido do proprietário. Claro que são necessárias revisões periódicas, como a troca de buchas da suspensão por desgaste natural”.

Foto 4Com relação a substituição das velas, Osmar fez um comentário importante: “o veículo no geral é de fácil manutenção, apenas as velas que ficam em uma posição de difícil troca, (pois como o motor é boxer), ficam dispostas no sentido da longarina, portanto a chave de velas a ser utilizada deverá ter boa angulação”. (Foto 4)

Foto 5MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO
Já o segundo Forester que acompanhamos estava realizando a troca das buchas das bandejas, da barra estabilizadora e ainda das bieletas. O veículo era de ano de fabricação 2006 e estava com 92.000km rodados. (Foto 5)

“A substituição dos componentes com 92.000km rodados só demonstra o quanto este veículo possui uma engenharia robusta para enfrentar todo o terreno, mas lembrando é claro que sem abuso”, comentou Francis.

Acompanharemos a seguir o passo a passo de substituição destes componentes.

BUCHA DA BANDEJA
Para que as bandejas possam ser acessadas, primeiramente devemos remover o agregado que torna a suspensão dianteira mais protegida e ainda evita que a carroceria sofra grandes torções.

Para tal, siga:
1) Remova os parafusos que fixam o protetor de cárter; (Foto 6)
2) Retire o protetor de cárter; (Foto 7)

Foto 6 e 7

3) Com o agregado livre, remova os parafusos de suas extremidades, depois continue seguindo a remoção até a parte frontal; (Fotos 8, 8A, 8B e 8C)

Foto 8, 8A, 8B e 8C
4) As buchas da bandeja estarão livres, portanto, remova as chapas de proteção das buchas e retire o parafuso frontal de fixação+; (Foto 9)
5) Remova os dois parafusos que fixam as buchas ao quadro do veículo com uma parafusadeira pneumática; (Foto 10)

Foto 9 e 10

6) Remova as buchas. (Foto 11)

Neste caso, após toda a quilometragem percorrida pelo veículo, a bucha direita estava estourada. (Foto 12)

Foto 11 e 12
Para substituí-la, basta seguir o procedimento de 6) até 1), inclusive reinstalando o agregado. Lembrando que o torque de aperto deste é de 7,5kgf.m. (Foto 13 e 13A)

BIELETAS
Ao contrário do que ocorre com a grande maioria dos veículos que estamos acostumados a receber em nossas oficinas, as bieletas utilizadas no Forester são extremamente curtas. Segundo o reparador Francis, estas apenas permitem uma maior suavidade da suspensão e o restante do conjunto é que proporciona a segurança devida.

Para removê-las, siga:
1) Remova a porca e o parafuso que fixam a bieleta ao eixo de torção; (Fotos 14 e 14A)
Foto 14 e 14A

2) Remova os mesmos na outra extremidade fixada a bandeja.

Foto 15Apenas com esse procedimento, retire a bieleta usada e coloque-a de novo repetindo a fase anterior de 2) a 1). (Foto 15)

INFORMAÇÕES E PEÇAS
“Posso dizer que hoje compramos 50% das peças em concessionárias da marca, e os outros 50% chegam a nós através de importação. Isso devido ao preço abusivo cobrado pelos itens no mercado nacional, tornando a importação destes itens de melhor qualidade e com um preço mais baixo. Com relação a informações técnicas, somente manuais importados também”, comentou Diego Henrique Martins.