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A Ford EcoSport aos olhos da reparação


A EcoSport foi produzida com três opções diferentes de motores: 1.0 litro Supercharger, 1.6 litro de 8 válvulas e 2.0 litros de 16v, no início todas a gasolina, mas hoje é oferecida apenas com os motores 1.6 e 2.0, ambas flex

Por: Marco Antonio Silvério Junior - 13 de fevereiro de 2012

A EcoSport foi produzida com três opções diferentes de motores: 1.0 litro Supercharger, 1.6 litro de 8 válvulas e 2.0 litros de 16v, no início todas a gasolina, mas hoje é oferecida apenas com os motores 1.6 e 2.0, ambas flex. As versões mais encontradas nas oficinas estão equipadas com o motor 1.6 Zetec Rocam, que na versão Flex 8 válvulas produz 101cv e 14,5 kgfm de torque a 4.250 rpm na gasolina e 107cv e 15,3 kgfm a 4.250 rpm quando abastecido com álcool.

E com o face-lift que o modelo recebeu em 2008, também foram modificadas as relações de marchas, com a 1ª e 2ª marchas mais curtas enquanto a 4ª e 5ª foram alongadas. Os freios também foram melhorados para aumento de eficiência.

Sistema de arrefecimento
O maior problema encontrado no sistema de arrefecimento está relacionado ao reservatório de expansão, que costuma sofrer ressecamento acompanhado de rachaduras por onde ocorrem vazamentos. Muitas vezes isso acontece devido à queima do resistor da primeira velocidade do ventilador, quando o sistema passa a trabalhar em temperatura maior do que o normal, até a segunda velocidade entrar em ação. Desta forma todos os componentes instalados no cofre do motor sofrem impacto.

Para garantir a durabilidade do sistema de arrefecimento, seja rigoroso com a manutenção preventiva, se antecipando aos prazos recomendados pelo fabricante e utilizando a correta proporção, que é 50% de aditivo à base de etilenoglicol (Motorcraft é ESDM-97B49-B) e 50% de água desmineralizada.

A válvula termostática eletrônica tem a função de realizar um controle mais preciso da temperatura do motor, pois faz parte de uma estratégia de funcionamento que permite uma variação em função do combustível utilizado, ou seja, quando abastecido com álcool, é possível fazer com que o motor trabalhe alguns graus Celsius mais quente. Esta válvula é patenteada pela Ford e foi a alternativa encontrada na busca por bons números de desempenho e consumo de combustível em um motor bicombustível.

A diferença desta válvula é que ela possui uma resistência para realizar o aquecimento e abertura. A alimentação é fornecida pelo relé principal com o motor em funcionamento, porém o acionamento é feito pela central eletrônica por um sinal do tipo PWM, que só pode ser analisado com o auxílio de um osciloscópio, daí encontra-se a tensão de 12v por 70% do tempo em um ciclo de trabalho de 10ms.

Se a central identifica uma falha no funcionamento da válvula, a luz de anomalia do sistema de injeção irá se acender no painel de instrumentos e a primeira velocidade do ventilador ficará acionada constantemente. Lembre-se que o cabeçote deste motor pode sofrer danos irreversíveis em caso de superaquecimento, portanto seja cauteloso ao realizar a manutenção do sistema de arrefecimento.

Sistema de ignição
Este é o principal causador de falhas de funcionamento no motor da Ecosport. A causa pode estar na bobina, que pode estar com uma das saídas queimadas, nos cabos de vela, apresentando fuga de corrente, ou nas próprias velas. Muita atenção ao remover os cabos de velas, pois o número de casos em que ocorre o rompimento durante o serviço é grande, então só conclua o orçamento após a remoção e análise dos cabos, se isto não for possível, alerte o cliente sobre a possibilidade da necessidade de troca.

Embreagem
O sistema de embreagem da EcoSport ganhou má fama devido à baixa vida útil. Apesar do modo de dirigir ser responsável por parte do desgaste, os reparadores identificaram um atraso muito grande no ponto de ignição que acaba “matando” o torque do motor, principalmente em rampas íngremes, obrigando o motorista a “queimar” embreagem. Foi notado também que este fato ocorre nos modelos flex.

Ao substituir o conjunto fique atento, pois os discos comercializados hoje possuem 200 mm de diâmetro, enquanto os antigos possuíam 190 mm, o que torna obrigatória a retífica do volante para a retirada do ressalto formato pelo trabalho do disco.

Direção
São duas as principais ocorrências no sistema de direção da EcoSport. Uma está relacionada à coluna de direção, que pode ter o rolamento plástico de apoio danificado, criando uma grande folga percebida no volante e, segundo o experiente reparador Cláudio Cobeio, pode ser substituído na própria oficina.

A segunda está no sistema hidráulico, que acumula limalhas provenientes do desgaste dos componentes e se acumulam no filtro do reservatório do fluido. No fórum ‘dúvidas e soluções’ do site Oficina Brasil On line, ocorreu um caso em que o reparador substituiu três bombas da direção hidráulica que se danificaram, uma em seguida da outra.

Todos os participantes alertaram para a necessidade de limpeza do sistema, mas um técnico da DHB entrou na conversa e passou os detalhes da causa do problema, que também está relacionada a limpeza: devido à restrição no sistema, a pressão se eleva a ponto de abrir a válvula de alívio. Se a válvula de alívio permanecer aberta por mais de 10 s acontece um sobreaquecimento na bomba que leva a bucha a fundir no eixo causando o travamento.