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Lucratividade e rentabilidade nas oficinas


Uma oficina bem sucedida tem mais lucro com menos investimento. No final do mês a oficina de sucesso sempre fica com uma parte maior daquilo que foi vendido (peças e serviços)

Por: Fábio Moraes - 23 de abril de 2018

De um jeito simples de entendermos, rentabilidade e lucratividade são dois indicadores muito confundidos entre os proprietários de oficinas.

Para oficinas grandes e oficinas pequenas

Lucratividade e rentabilidade são indicadores importantes para a oficina, independentemente do tamanho ou do segmento (centros automotivos, mecânicas, funilaria e pintura). Oficinas muito pequenas, oficinas pequenas, médias, grandes ou oficinas muito grandes, para serem sucedidas precisam trabalhar estes dois indicadores.

Apesar de estarem relacionadas ao lucro, lucratividade e rentabilidade são duas coisas diferentes e por isso é fundamental entendermos bem o que cada uma quer dizer.

Como entender a lucratividade de uma oficina

Para entendermos o que é lucratividade precisamos entender primeiro o que é lucro e de uma forma bem simples podemos montar uma fórmula que vai nos ajudar:

Lucro = receita das vendas num período (peças e serviços) – deduções (impostos e descontos) – despesas e custos

A lucratividade sempre é em percentual e indica o ganho conseguido sobre as vendas realizadas no mesmo período, ou seja,

Lucratividade = Lucro dividido pelo total de vendas do período e multiplicado por 100

Lucratividade = (Lucro líquido / receita bruta) x 100

Como entender a rentabilidade de uma oficina

Para entendermos o que é rentabilidade precisamos saber que ela está ligada a um investimento inicial. Em uma oficina bem sucedida um investimento efetivamente pode trazer dinheiro para o negócio. A rentabilidade é o percentual de retorno do investimento realizado na empresa e também é calculada tendo como base o lucro líquido, mas fazendo relação ao investimento.

Rentabilidade = (Lucro Líquido / investimento total) x 100

Quando o proprietário da oficina consegue calcular a lucratividade e passa a ter este indicador na mão, é possível perceber se a oficina é viável ou não e, principalmente, se as vendas são suficientes para pagar os custos, as despesas e ainda gerar lucro

Quando duas ou mais oficinas conseguem este indicador é possível comparar como elas estão em relação à lucratividade. Esta é uma informação valiosa e que precisa ser trocada entre os proprietários de oficinas quando pensamos no setor como um todo e não individualmente. Estas comparações podem mostrar a um dono que ele tem menos lucratividade que outra oficina e possibilitar um estudo dos indicadores para entender os motivos destas diferenças.

Já a rentabilidade é o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.

Rentabilidade = (Lucro Líquido / investimento total) x 100

Ferramenta de apoio

Se o proprietário da oficina encontrar só a lucratividade ou só a rentabilidade, os indicadores podem mostrar a falsa impressão de que a oficina seja de sucesso quando de fato não é. Encontrar estes dois indicadores tendo como base de sustentabilidade um sistema de gestão faz com que o trabalho seja muito mais fácil.

Lucratividade e rentabilidade nas oficinas

A lucratividade demonstra os ganhos imediatos da oficina em um período determinado e a rentabilidade mostra qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo. É importante o cálculo da lucratividade para saber se vale a pena realizar o investimento na oficina.

Como gestores de oficinas precisamos ter estes dois indicadores sendo gerados em nossas empresas e com informações confiáveis.

Frequentemente encontro donos de oficinas que ficam “espantados” quando desenvolvemos um trabalho de consultoria e os ajudamos a encontrar a lucratividade e a rentabilidade, pois acreditavam que a oficina estava dando um “lucro” muito maior do que realmente o indicador aponta.
Os proprietários das oficinas tem que deixar de trabalhar somente no pátio e dedicar parte de seu tempo à gestão da oficina. Nossa proposta com este texto é fazer com que todos, sem exceção, façam os cálculos indicados com as informações de suas oficinas e encontrem a lucratividade e a rentabilidade.

Lembrem-se que estes cálculos devem ser feitos regularmente, então tente fazer e se tiver alguma dúvida, fale com a gente!