Notícias
Vídeos

Celular no horário de trabalho das oficina


Fábio Moraes, CEO da empresa Ultracar, fala sobre esse assunto importante aos proprietários e funcionários de oficinas

Por: Fábio Moraes - 01 de junho de 2018

Oi amigos,

Hoje resolvi falar com vocês sobre um assunto que tem incomodado muitos donos de oficinas, que é o uso do celular durante o horário de trabalho. Nas visitas que faço às oficinas sempre vejo muitos funcionários usando o celular, algumas vezes lendo ou respondendo Whatsapp que não são relacionados ao trabalho e outras vezes simplesmente conversando por telefone com algum amigo ou parente. Infelizmente isso acontece com muita frequência nas oficinas e já virou parte da rotina do dia a dia de todos.

Horário de trabalho: Todo funcionário recebe um salário, ajustado em sua contratação, para cumprir uma jornada que pode chegar a 44 horas semanais. Quase nunca lembramos disso (que pagamos o salário dele por um período de 44 horas de dedicação ao trabalho).

Vamos lembrar que na contratação, cada empresa explica ao funcionário o quanto ele vai ganhar de salário, quais os horários e quais os serviços ele irá fazer. Em alguns casos, além do salário, um valor de comissão sobre os serviços realizados. No dia a dia o funcionário lembra dos serviços que precisa fazer e do salário que tem para receber (incluindo a comissão em alguns casos), porém o funcionário quase nunca lembra da conversa referente ao tempo integral que ele deve dedicar ao trabalho.

Celular: Sempre que vou abordar este assunto gosto de dar um exemplo que ajuda o dono da oficina entender o prejuízo que a oficina tem quando não existem regras para o uso de celular durante o horário de trabalho. Imagine que sua oficina tem 05 funcionários produtivos (por exemplo 05 mecânicos). Se cada um deles ficar 05 minutos por dia (só 05 minutos) usando o Whatsapp, estamos falando que durante o dia a oficina “perdeu” 25 minutos de trabalho dos mecânicos. E que se pensarmos em uma semana para uma oficina que não trabalha no sábado, então estamos falando em 125 minutos, ou seja 02 horas. Agora se pensarmos no mês, aí este número “pula” para 08 horas (04 semanas no mês).

É como se o proprietário todos os meses escolhesse uma sexta-feira e fechasse a oficina. O cálculo é simples, mas o número que aparece é muito forte. Cinco minutos de cada funcionário por dia em uma oficina com 05 funcionários representa um dia de trabalho perdido durante o mês. Olha que prejuízo!!!!!!!

Faça esta conta novamente, mas levando em consideração o número real de funcionários que sua oficina tem.

Celular no horário de trabalho tem solução?

Tem sim.

Vamos relembrar que os smartphones revolucionaram o processo de comunicação das pessoas com alguns aplicativos (Whatsapp, Skype, etc). Tudo isto levou a um processo de mudança de comportamento das pessoas, incluindo nossos funcionários, achando que precisam ter a informação em tempo real. Por isso, o melhor caminho a seguir é criar normas e procedimentos em relação ao uso de celular. Conheço algumas oficinas que criaram este procedimento e “recolhem” os celulares dos funcionários quando chegam, devolvem na hora do almoço e recolhem novamente para o período da tarde.

Neste caso a oficina é responsável por qualquer problema que aconteça com os celulares enquanto eles estiverem sob os cuidados da oficina. Outras oficinas disponibilizam no vestiário um local que possa ser trancado pelo funcionário (a chave fica com ele) e todos os celulares ficam trancados nos armários de cada um. Não importa qual vai ser a opção que sua oficina vai escolher, o principal é retirar do horário de trabalho o celular da mão dos funcionários.

E em casos de urgência, como os familiares vão conseguir falar?

Da mesma forma que falavam alguns anos atrás. Ligam no fixo da oficina e o pessoal do administrativo, avalia a urgência e chama o funcionário para atender.

Como implementar?

O processo de retirar o uso do celular durante o horário de trabalho é muito mais cultural do que qualquer outra coisa, por isso não crie ou implante este procedimento de um dia para outro ou em uma semana. Nas reuniões semanais informe seus funcionários que a oficina precisa aumentar a produtividade e estará implementando várias ações, entre elas a proibição do uso de celular, pelos funcionários, durante o horário de trabalho, a partir do próximo mês. Fale sobre este assunto pelo menos 04 vezes antes de colocar em prática (mudança cultural). Depois converse com o seu contador e solicite um modelo de comunicação para você colocar na oficina sobre esta proibição e quando for iniciar, pegue a assinatura de todos os funcionários (produtivos e administrativos).

Você verá como sua oficina vai ser mais produtiva e seus funcionários vão trabalhar melhor.

Sem gestão não há solução!!!


VÍDEO

Como a sua oficina vai estar daqui 5 anos? Já parou para pensar sobre isso? Você sabe quais as mudanças necessárias para manter a sua empresa em pé durante esse tempo? Então, assista o vídeo agora mesmo e vem com a gente nessa reflexão!