Notícias
Vídeos

Administrar uma oficina é simples e dá lucro – “Trabalhar fazendo a diferença no pátio da oficina”


"Para fazer a diferença no pátio tenho que estar atento a tudo e a todos"

Por: Fábio Moraes - 17 de agosto de 2017

O que e como devemos trabalhar no pátio da oficina em nosso dia a dia para fazermos a diferença?

O que significa trabalhar e fazer a diferença no pátio?

Saia de sua rotina diária e pense um pouco como está o pátio de sua oficina, mas faça isso com um olhar crítico, pois caso contrário você não conseguirá enxergar (acho que vocês lembram que conversamos sobre isso a alguns blogs atrás – “vemos mas não enxergamos”). Procure observar tudo o que acontece e principalmente como acontece. Muitas vezes colocamos defeitos nas outras oficinas, mas esquecemos de olhar para dentro da nossa e para fazermos a diferença no pátio da oficina a primeira coisa é pensar se somos escravos da oficina, não tendo tempo para fazer mais nada em nossas vidas, e também aceitar que a oficina não “gira” como deveria e nem como nós gostaríamos. Quando conseguimos “enxergar” estas situações estamos dando o primeiro passo no sentido de fazer a diferença, pois estamos sendo o ponto de partida de mudança na oficina. É uma sequência lógica. Só consigo mudar alguma coisa na oficina quando eu mudo e é uma decisão que só eu posso tomar. Por isso decida mudar agora e entenda como trabalhar fazendo a diferença.

Atenção a tudo e a todos: para fazer a diferença no pátio tenho que estar atento a tudo e a todos. E olha que não é fácil porque sempre estamos envolvidos na solução do problema e não na causa do problema. Estar envolvido com a solução do problema “suga” muito tempo do proprietário da oficina porque quase todos os dias o mesmo problema aparece novamente. Para resolver este tipo de situação devemos rever todos os processos do pátio e estudar cada um deles para conseguirmos entender o que é preciso mudar nas rotinas para que o envolvimento seja na causa e não no problema. Para ficar mais fácil acredito que valerá a pena cada um seguir o roteiro abaixo:

01 – As rotinas de atendimento ao cliente estão boas e são seguidas pelo atendente de uma forma igual para todos os clientes?

02 – As rotinas de elaboração do orçamento seguem um padrão único pelo responsável?

03 – A rotina de fazer um orçamento complementar (é quando depois que o orçamento é autorizado o mecânico identifica mais serviços para serem realizados ou peças para serem trocadas) segue um padrão único para todos os mecânicos?

04 – As rotinas de manobras dentro da oficina (colocar os carros nos elevadores, na mesa de alinhamento, etc) estão padronizadas e todos na oficina seguem esta padronização?

05 – A rotina de limpeza do pátio, organização de ferramentas, descarte correto de materiais contaminados funciona diariamente?

Trabalhar fazendo a diferença é o proprietário mudar a forma de gerenciar o pátio da oficina (com o chefe de pátio quando se tem um ou sem ele para as oficinas menores) e dentro deste novo formato de trabalho “enxergar” os cinco itens acima todos os dias e fazer eles funcionarem com “regularidade”, é conseguir trabalhar fazendo a diferença. O resultado é maior satisfação dos funcionários, dos clientes e principalmente mais tempo para o proprietário ir melhorando a gestão de sua oficina.