Oficina Brasil

Publicidade

Tue09022014

Última atualização10:14:24 PM GMT

Procedimento para desligar luz de serviço do Renault Megane 2.0 16V 2007

Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 4
  • Próximo

A luz de serviço do motor geralmente indica que o sistema do veículo possui algum tipo de avaria, o qual necessita reparo. Essa indicação varia de fabricante para fabricante e, em alguns casos, dentro da mesma marca, de veículo para veículo. Geralmente, é identificada por uma luz no formato de um motor, por uma chave fixa ou simplesmente, uma sigla. Na Volkswagen, por exemplo, utiliza-se o “EPC”, e no caso da Renault, há a indicação “Service”.

Porém, devemos ter ciência de que, muitas vezes, essa luz não indica alguma avaria grave, mas sim, que há algo errado no sistema de injeção do veículo.

DIAGNÓSTICO DA FALHA

Assim ocorreu com um Renault Megane 2.0 16V 2007 Automático. Ao perceber que a luz de avaria estava acesa, o proprietário encaminhou o veículo até a oficina para ter o diagnóstico da falha. Após realizar a leitura do sistema no conector de diagnose do veículo, verifiquei que nenhuma falha foi apontada. Também não havia nenhum registro de falha na memória da ECU. Outra análise realizada foi referente aos componentes elétricos do mesmo. Também não foi identificada nenhuma falha de qualquer componente.

Em conversa com o proprietário, questionei se recentemente havia sido realizado algum tipo de serviço nos componentes do veículo. O proprietário respondeu que havia levado o mesmo a uma casa de instalação de acessórios e que o veículo começou a apontar essa falha quando voltou. Assim, percebemos que o diálogo com o proprietário é uma etapa muito importante para o diagnóstico de falhas em um veículo.

Muitas vezes, aconselho que antes de realizar qualquer intervenção, faça essa consulta junto ao proprietário.

Dessa maneira, comecei a realizar uma nova análise para detectar se havia algo de errado e percebi que o botão de acionamento do piloto automático estava ativado.

Deduzi que esta é uma rotina do proprietário, apenas desligar o veículo quando chega a seu destino. Então, provavelmente a função estava ativada quando o veículo chegou a Casa de Acessórios. Lá, retiraram a bateria e ao reinstalar a mesma, a ECU efetuou Reset com a função ligada.

Quando o motorista ligava o veículo e acionava esse botão nas três funções, ocorria então o acendimento da luz de avaria.

 

IMPORTANTE

Embora muitos reparadores não saibam, sempre que for preciso retirar ou reinstalar a bateria, devemos conferir se há alguma função do veículo ativada.

Principalmente se esta interfere diretamente no funcionamento do motor ou dos sistemas auxiliares a este.

Como este caso não remete a alguma avaria realmente, podemos simplesmente apagar essa indicação. Para tal, segue abaixo.

Espero que tenham gostado dessa dica que é de grande valia em nosso dia-a-dia de oficina. Na próxima edição estaremos aqui para auxiliar você. Até a próxima.

 

PROCEDIMENTO

O procedimento para apagar a luz é simples e não necessita da utilização de scanner:

1. Ligue o contato;
2. Acione o botão do piloto automático nas três funções sem dar partida no veículo;
3. Desligue a função do piloto automático;
4. Dê partida;
5. A luz deverá se apagar.

 

Você precisa ser registrado para comentar - Login