Oficina Brasil

Publicidade

Wed08202014

Última atualização11:39:22 PM GMT

Defeitos intrigantes: Honda Civic 1.7 16V 2001/2005

Avaliação do Usuário: / 37
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 3
  • Próximo

 

Dando continuidade aos problemas intrigantes, nesta edição vou apresentar a solução de alguns defeitos que  o Honda Civic 1.7 16v costuma apresentar e que costumam dar muito trabalho aos reparadores. 

Defeito

1 - O motor pega e apaga em seguida, idêntico como se fosse uma falha no sistema de imobilizador. Ao dar a partida com o pedal do acelerador acionado, o motor pega e mantém funcionando totalmente quadrado; caso queira sair com o veículo  o motor apaga. Como apresenta constantemente pelo scanner o código de falha (sensor de fase), foi substituído e nada resolvido, apesar de ter testado circuito como alimentação, continuidade e aterramento do sensor.

Causa

Correia dentada fora de sincronismo. Um dente fora é o suficiente para apresentar este tipo de falha.

Solução: Substituir a correia dentada, tensionador e posicionar corretamente.

Observação: Por que apresenta com muita frequência essa falha, isto é, desloca o sincronismo da correia dentada com facilidade?

O rolamento tensionador da correia dentada é tensionado por uma mola externa, e uma das pontas da mola é encaixada no tensionador por uma bucha de nylon.

Com o tempo, as mudanças de temperatura do motor alteram e endurecem o material da bucha, provocando a quebra e consequente aumento da folga da correia dentada, conforme a figura 1.

Como o sinal do sensor de fase e o sinal do sensor de rotação trabalham em sincronismo, uma falha ou a ausência desses sinais faz com que o veículo não pegue, provocando o código de falha do sensor de fase (fora de sincronismo).

No próximo mês, voltaremos a comentar as falhas referentes à montadora Fiat.

 

 

Você precisa ser registrado para comentar - Login