Oficina Brasil

Publicidade

Thu10302014

Última atualização08:16:29 PM GMT

Correia sincronizadora: dicas para a troca no Fox 1.6 com ar-condicionado

Avaliação do Usuário: / 25
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 51
  • Próximo


Alguns detalhes que devem ser observados durante a troca da correia para não causar a dessincronização do motor. Em veículos equipados com ar-condicionado, o procedimento exige atenção com a correia auxiliar.

O passo-a-passo da troca é relativamente simples, mas em veículos equipados com ar-condicionado e direção hidráulica, o procedimento é mais difícil, pois é necessário remover também a correia auxiliar (Poly-V). Acompanhamos o reparador Ítalo Alberto Silva Dias, da Auto Mecânica Scopino, na zona norte de São Paulo, na substituição da correia dentada (sincronizadora) em um Fox 1.6 2006, com 64.000 km.

PREPARAÇÃO

Com o motor do carro desligado, deixe a 5ª macha engatada durante todo o procedimento. Levante a parte dianteira do carro, até as rodas dianteiras ficarem livres. Calce o carro com um cavalete de cada lado, para garantir a segurança. Retire as rodas dianteiras. Retire também o protetor de cárter do motor.

DESMONTAGEM

1) Desparafuse o reservatório de óleo da direção hidráulica. 1A)Afaste-o de seu suporte.

2) Solte os parafusos do suporte do reservatório. Em um destes parafusos também está fixado o suporte da buzina. O duto do ar-condicionado dificulta o acesso a este parafuso, logo não é possível soltá-lo com uma catraca, mas sim com uma chave fixa. 2A) Retire o suporte.

3) Com uma chave fixa 16, apenas afrouxe os quatro parafusos do suporte do motor. Deixe os parafusos ainda no lugar.

4) Faça um desenho (rascunho) do circuito de trabalho da correia auxiliar (Poly V). 4A) Com o auxílio da chave sextavada, solte e retire a correia. 4B)

5 e 5A) Retire os parafusos e a proteção plástica da caixa de rodas.

6) Solte também o revestimento plástico dianteiro inferior, parafusado ao para-choque.

7) Utilizando um macaco hidráulico e calços de madeira, apóie o cárter para que, ao soltar o suporte do motor, o mesmo não caia.

8) Remova os quatro parafusos do suporte do motor. Retire o suporte.

9) Com uma chave de fenda, solte as travas metálicas da capa protetora da correia dentada. 9A) Retire a capa.
Importante: o motor possui duas marcações de sincronismo do ponto. Uma está na polia do comando de válvulas e a outra, na polia e engrenagem da árvore de manivelas (ver passo 13).

10) Coloque uma chave de fenda por entre a pinça e o disco de freio, para que o eixo do lado do motorista fique travado.

11) No cubo da roda do lado do passageiro, coloque dois parafusos. Utilizando uma alavanca, gire o cubo, até que a marcação na polia do comando de válulas fique alinhado com a referência fixa (veja foto 17).

12) Solte os 4 parafusos da polia da correia auxiliar (poli V), pela caixa de rodas.

13) Atrás desta polia está a engrenagem da árvore de manivelas (virabrequim), movida pela correia dentada. Esta é outra referência para que, durante a montagem da correia, o motor permaneça sin­cronizado. Nela existe 1 dente chanfrado em sua extremidade (referência móvel). Uma maneira fá­cil de identificar este dente é passar o dedo por sua lateral. 13A) Este den­te deverá ficar alinhado com a estria esquerda fundida na carcaça (referência fixa), no momento de colocar a correia. Faça isso piscando um dos seus olhos e bem de frente à polia, para evitar a ilusão de ótica conhecido também como “parillax”, efeito que confunde o cérebro quando há movimento. 13B) Vista superior do dente chanfrado (da engrenagem do virabrequim) alinhado com a estria do bloco.

14) Solte os 3 parafusos da capa plástica inferior da polia da correia. Os acessos para estes parafusos devem ser feitos pela caixa de rodas (foto 14) e também pelo compartimento do motor (foto
14A).

15) Utilizando uma chave fixa, retire a porca do rolamento, que também é recomendado substituir em cada troca de correia dentada.

16) Remova a proteção plástica da correia dentada pela parte de baixo do carro.

17) Novamente com a alavanca, gire o cubo que, por consequência, vai girar também o motor. (foto 11) Posicione a marcação do ponto da polia do comando de válvulas (referência móvel) com o pino da capa plástica (referência fixa).

18) Confira se a marcação no dente da engrenagem permaneceu alinhada. (foto 13A)

19 e 19A) Retire os parafusos superiores e inferiores do suporte do motor. 19B) Em seguida, retire o suporte.

20) Afrouxe o parafuso do rolamento tensionador e também o do virabrequim, para diminuir a tensão na correia e facilitar a sua remoção.

21) Retire a correia dentada, com cuidado para não girar nenhuma das engrenagens.

22) Coloque o rolamento novo e aperte o parafuso, sem retirar sua trava metálica.

23) Inicie a colocação da correia pelas engrenagens da parte de baixo do motor, seguindo o gabarito que foi desenhado na etapa 4. O último encaixe é feito na polia do comando de válvulas. Seu encaixe ficará difícil, pois a correia estará esticada. Encaixe os dentes na polia e, utilizando uma chave fixa 16, gire a polia no sentido da seta vermelha, e ao mesmo tempo pressione a correia (seta verde), (23A) até que ela encaixe totalmente.

24) Reaperte o parafuso da engrenagem do virabrequim.

25) Retire o pino do rolamento.

26) Solte e reaperte o parafuso do rolamento tensionador. Ele tensionará automaticamente a correia.

27) Utilizando uma chave fixa, gire todo o sistema de engrenagens, até a correia dar duas voltas completas. Confira novamente se as marcações de ponto estão corretas (foto 13A e 17).

28) Recoloque o suporte do motor, apertando seus parafusos superiores e inferiores 28A.

29) Recoloque e aperte os parafusos da capa inferior da correia.

30) Recoloque a capa superior e encaixe as travas metálicas.

31) Recoloque a polia do virabrequim e seus quatro parafusos.

32) Recoloque a correia auxiliar, seguindo o rascunho (foto 4).

33) Recoloque o suporte do motor e seus parafusos.

34) Recoloque o suporte do reservatório do fluído da direção hidráulica e também o suporte da buzina.

35) Recoloque o reservatório de fluído da direção hidráulica.

36) Recoloque os revestimentos da caixa de rodas.

37) Recoloque os revestimentos sob o parachoque.

38) Recoloque o protetor de cárter.

39) Recoloque as rodas no veículo, retire os cavaletes e o macaco hidráulico.

 

Você precisa ser registrado para comentar - Login